3 de jul. de 2011

Top 5: Jim Morrison.

Esse dia não pode passar em branco. Em 03 de julho de 1971, o poeta Jim Morrison passava dessa para melhor, em uma banheira em Paris.
Deixa eu contar como se deu o meu primeiro contado com o The Doors. Foi graças àquele filme do Oliver Stone, acho que de 1991. Fui ao cinema sozinho, na semana da estreia, e nem sei como entrei. Tinha uns 11, 12 anos de idade. Eu não sabia direito do que se tratava a película. Só sabia que contava a história de um cara muito louco. Ah, e que as músicas eram excelentes. A cena que mais me marcou foi aquela do “Ed Sullivan Show”, no qual o apresentador censura o verso “We couldn’t get much higher”, de “Light my fire, e pede, pelo amor de Deus, para o Jim não cantá-lo na hora do programa ao vivo. Claro que ele cantou. E claro que a sua banda foi banida para todo o sempre do programa mais importante da TV norte-americana. Acho que não fez a mínima falta para o The Doors.
Quando vi o filme, saí do cinema e comprei trilha sonora. Em vinil. (Você que só ouve MP3, me desculpe, mas The Doors só tem graça no vinilzão.) Eu ouvi a trilha do filme até o LP furar. Tudo bem, é modo de falar, mas ouvi muito mesmo. Amava “Light my fire”, “Break on through” e, especialmente “The end”. Não sei se é coincidência, mas todas elas fazem parte do álbum de estreia da banda.
Poxa, e que estreia. Imagina o Paul Rothchild quando descobriu esses gênios despejando a Arte naqueles bares de aparência duvidosa em Los Angeles? Meu Deus. Os DVDs que sempre vejo da banda são magníficos. O Jim Morrison sempre dava espetáculo no palco. Para mim, o melhor modo de conhecer Jim Morrison hoje é através dos DVDs do The Doors.
E quem dera poder ouvir The Doors hoje como se fosse a primeira vez.

Before you slip into unconsciousness
I’d like to have another kiss
Another flashing chance at bliss
Another kiss

A relação abaixo foi elaborada sem compromisso. São apenas as minhas músicas preferidas do The Doors. Nada além disso.

*****

5) “Strange days”



*****

4) “Touch me”



*****

3) “Unknown soldier”



*****

2) “When the music’s over”



*****

1) “Riders on the storm”