9 de set. de 2010

Guns, Ana Carolina, Michael Bublé, Maria Rita, Hugh Grant, Renato Gaúcho, VMAs, Metallica, Interpol, Vaselines, Brandon Flowers, Phil Selway

Quem estreou videoclipe (sombrio) nesses dias foi Phil Selway, baterista do Radiohead. Olha aí:



*****

Brandon Flowers colocou o seu primeiro álbum solo ("Flamingo") nas lojas no início dessa semana. A turnê norte-americana começou por Las Vegas, e o vocalista do The Killers homenageou Elvis Presley com uma versão (bem caída, é verdade) de "Are you lonesome tonight". Depois ele emendou com o hit do Killers, "Losing touch". O vídeo está logo abaixo.



*****

Já que agora todo mundo libera o álbum completo na web antes do lançamento oficial, o Vaselines não ia ficar pra trás. "Sex with an X" terá 13 faixas, e, para mim, as melhores são as duas primeiras, "Ruined" e a faixa-título. E o álbum todo é viciante.

The Vaselines - Sex With An X by subpop

*****

O Interpol apresentou ontem, no programa de Jimmy Kimmel, a sua nova música, "Summer well". Eu gostei...



*****

"Três coisas que podem ser vistas do espaço: a Grande Muralha da China, a carteira de Peter Hook cheia do dinheiro ensanguentado de Ian Curtis, e a sala de troféus vazia do Manchester City." (Mani, baixista do Primal Scream, em sua conta no twitter. Vale lembrar que, no momento, o baixista Peter Hook está em turnê, apresentando a íntegra do álbum "Unknown pleasures", do Joy Division.)

*****

Axl Rose fez uma lista de exigências com 42 itens, para o seu show em Portugal. Poderia ter colocado mais uma: um relógio!

*****

Veja só como a vida é engraçada. Não tem muito tempo, o Metallica estava processando os fãs que baixavam as suas músicas de graça na internet. Agora, a banda lança um EP gravado pelos próprios fãs. Vou explicar melhor: para comemorar a turnê que acontecerá na Austrália e Nova Zelândia, nos próximos dias, a banda de James Hetfield vai colocar nas lojas um CD com oito músicas gravadas pelos fãs em shows anteriores nesses mesmos países. "Six feet under" (Capa acima) chega às lojas (somente da Austrália e da Nova Zelândia) em 20 de setembro. O Metallica alerta, em seu site oficial, sobre a "rudeza" de algumas das gravações. As faixas do EP são as seguintes:
1) "Eye of the beholder" (04/05/89, Festival Hall, Melbourne)
2) "...And justice for all" (04/05/89, Festival Hall, Melbourne)
3) "Through the never" (08/04/93, Entertainment Centre, Perth)
4) "The unforgiven" (04/04/93, National Tennis Centre, Melbourne)
5) "Low man's lyric (Acoustic)" (11/04/98, Entertainment Centre, Perth)
6) "Devil's dance" (12/04/98, Entertainment Centre, Perth)
7) "Frantic" (21/01/04, Entertainment Centre, Sydney)
8) "Fight fire with fire" (19/01/04, Entertainment Centre, Brisbane)

*****

Lady Gaga, Justin Bieber e Eminem são os favoritos da edição 2010 do VMAs da MTV. Exatos 18 anos atrás, o Van Halen se consagrava nessa mesma premiação, com o videoclipe de "Right now". E em 1991, o R.E.M. levou quase todos os prêmios, por conta de "Losing my religion". Agora, me responda: o que está acontecendo com a música?? Hein??



*****

Para finalizar os aniversários do dia, parto para o futebol. Hoje, o ex-jogador e agora técnico Renato Gaúcho faz 48 anos. O cara fez história mesmo no Grêmio, time pelo qual foi campeão da Libertadores da América e do Mundial Interclubes, em 1983. Mas a minha lembrança boa do Renato foi na semifinal do Campeonato Brasileiro (Copa União) de 1987. O jogo estava empatado em dois a dois entre Flamengo e Atlético Mineiro, e o Renato Gaúcho fez o terceiro gol, driblando goleiro (acho que era o João Leite) e tudo, para colocar o Flamengo na final do campeonato. Tudo bem, oito anos depois foi a vez daquele gol de barriga... Mas isso é melhor nem lembrar. Esse vídeo abaixo eu encontrei sem querer no YouTube. E ele explica mais o Renato Gaúcho do que as suas jogadas. Aproveite para rir um pouco...



*****

Depois da Maria Rita, vou passar para o cinema. Hoje, o ator Hugh Grant completa 50 anos (isso mesmo, 50 anos!). Não entendo muito de cinema, sou apenas um apreciador. Vou listar aqui os meus cinco filmes prediletos com Hugh Grant. Veja se você concorda: "Um lugar chamado Notting Hill", "Vestígios do dia", "Quatro casamentos e um funeral", "Trapaceiros" e "Razão e sensibilidade". E aí? Vocês concordam?



*****

Já tem leitor apitando no twitter que hoje é aniversário da Maria Rita. Bom, lógico que não ia esquecer do aniversário da Maria Rita. Eu me lembro quando vi a estreia do show "Pietá", do Milton Nascimento, no Canecão, aqui no Rio, em 2002. A carreira de Maria Rita começava naquela turnê do Bituca. E veja só o que aconteceu com ela já no ano seguinte: tornou-se uma das cantoras mais populares do Brasil. Não foi à toa. Maria Rita conseguiu aliar, como poucos conseguem, qualidade e popularidade. O seu álbum de estreia ("Maria Rita", de 2003, com a produção do saudoso Tom Capone) é muito bom, com um repertório fantástico, que passa por Milton, Rita Lee, Marcelo Camelo e Lenine. Como eu sou do contra, acho o seu segundo álbum ("Segundo", de 2005) melhor ainda, especialmente a interpretação para "Caminho das águas", do genial Rodrigo Maranhão. Já o terceiro álbum, "Samba meu" (2007), eu considero o mais fraco. Mas o DVD que saiu desse trabalho ("Samba meu - Ao vivo", de 2008) é ótimo. O samba de Maria Rita ficou bem melhor em cima do palco. Quando será que vem o próximo álbum, hein? Será que a Maria Rita dá uma dica para a gente??



*****

E quem faz aniversário hoje também é o cantor Michael Bublé. Ele nasceu no Canadá, e já lançou sete álbuns (de estúdio e ao vivo) em sua carreira. Agora, repetindo a mesma pergunta: "você gosta do Michael Bublé"? Não. Mas acho que ele tem uma ótima voz. Confira aí abaixo.



*****

E quem faz 36 anos hoje é a cantora (amada por alguns, odiada por outros) Ana Carolina. Volta e meia, alguém me pergunta: "e aí, o que você acha da Ana Carolina?" Respondo aqui: uma excelente compositora. Gosto muito de várias de suas músicas, em especial, "Pra rua me levar", "Eu que não sei quase nada do mar", "A canção tocou na hora errada" e "Ruas de outono". Mas confesso que tenho as minhas restrições com o seu modo de cantar. Dona de um vozeirão, não há motivo para Ana Carolina exagerar tanto em suas interpretações. De qualquer forma, caso você seja daqueles que não gostam da Ana Carolina, pelo menos, preste atenção em suas letras.



*****

Bom dia, pessoal. Como estamos, hein? O tempinho melhorou, né? Acho que vai rolar solzinho no fim de semana... Bom, comecei com "Sweet child o' mine" hoje porque, no dia 09 de setembro de 1988, essa música estava em primeiro lugar na parada da Billboard. Tive vontade de colocar esse videoclipe aqui porque me deu saudade da época em que o Guns n' Roses ainda podia ser chamado de Guns n' Roses, e não era apenas a banda que acompanha a carreira solo do Axl Rose, como acontece hoje... Ah, e antes que eu me esqueça, parabéns aos veterinários pelo dia de hoje. Entre todas as profissões, é a que mais admiro.

*****