22 de set de 2010

Gonzaguinha, Farm Aid, Lombardi, Seven, Ronaldo, Charlatans, Muse, Britney, ZZ Top, Soundgarden, Plant, REM, Dylan, Animal Collective, Atoms For Peace

Uma dica boa que acabei de ver no site da Spin é que estão rolando imagens, no YouTube, em alta definição, de uma apresentação do Atoms For Peace, no Japão, em agosto. Tudo com um áudio excelente. O Atoms For Peace é um projeto paralelo de Thom Yorke, do Radiohead. A banda ainda conta com o baixista Flea, do Red Hot Chili Peppers. Curta aí.







*****

Sensacional (ou uma bosta) o novo videoclipe do Animal Collective, "Bluish". Tudo depende do ponto de vista...



*****

Bob Dylan apareceu ontem em um programa de televisão nos Estados Unidos. Não cantou. Mas deu autógrafo...



*****

O R.E.M. finalizou as gravações de seu 15º álbum, ainda sem título. A produção ficou a cargo de Jacknife Lee, o mesmo responsável pelo anterior de estúdio, "Accelerate" (2008). O álbum, que deve sair no primeiro trimestre de 2011, foi gravado entre Berlim (no estúdio Hansa, onde o U2 gravou "Achtung baby", de 1991, e David Bowie, "Heroes", de 1977) e Nova Orleans. O empresário Bertis Downs disse que as novas canções do R.E.M. formam "a wonderful set of songs".

*****

Robert Plant disponibilizou online a gravação de seu novo show, em excelente qualidade de áudio. São 10 canções em 53 minutos de apresentação, incluindo músicas de seu recém-lançado álbum ("Band of joy") e canções do Led Zeppelin, como "Gallows pole". Vale a pena dar uma ouvida aqui.

*****

Já viram o novo videoclipe do Soundgarden? "Black rain" é a primeira música inédita da banda em dez anos. A canção estará presente na coletânea "Telephantism", a ser lançada no dia 04 de outubro.



*****

O ZZ Top encontra-se em estúdio trabalhando em seu 15º álbum, que deve chegar às lojas em 2011, quando será comemorando o 40º aniversário do lançamento do primeiro álbum da banda, "ZZ Top's First Album".

*****

A New Musical Express fez uma enquete junto aos seus leitores para eleger o melhor e o pior cover de todos os tempos. Britney Spears levou o troféu de pior cover por conta de sua versão para "I love rock 'n' roll", do The Arrows. Nenhuma supresa. A surpresa veio mesmo no melhor cover. Quem ficou na frente de Beatles, Johnny Cash, Jimi Hendrix, Nirvana e The Clash? O Muse!! Sim, o Muse! A banda que coloca "discos voadores" em seus shows cada vez mais megalômanos e cafonas. Pelo jeito, não é só o público brasileiro (vide Restart consagrado no VMBosta da MTV) que está pirando. As listas dos melhores e piores covers seguem abaixo:

Melhores covers:
1. Muse - "Feeling Good" (Nina Simone)
2. The Beatles - "Twist and Shout" (Top Notes)
3. Johnny Cash - "Hurt" (Nine Inch Nails)
4. Jimi Hendrix - "Hey Joe" (Billy Roberts)
5. Nirvana - "Where Did You Sleep Last Night" (Traditional)
6. The Clash - "I Fought the Law" (Sonny Curtis)
7. Jeff Buckley - "Hallelujah" (Leonard Cohen)
8. Jimi Hendrix - "All Along the Watchtower" (Bob Dylan)
9. Marvin Gaye - "I Heard it Through The Grapevine" (Smokey Robinson)
10. The White Stripes - "I Just Don't Know What to Do With Myself" (Burt Bacharach)

Piores covers:
1. Britney Spears - "I Love Rock 'N' Roll" (The Arrows)
2. Ronan Keating - "Fairytale of New York" (The Pogues)
3. Celine Dion - You Shook Me All Night Long" (AC/DC)
4. Take That - "Smells Like Teen Spirit" (Nirvana)
5. M People - "Itchycoo Park" (Small Faces)
6. Robbie Williams - "Song 2" (Blur)
7. Will Young - "Light My Fire" (The Doors)
8. Madonna - "American Pie" (Don McLean)
9. Limp Bizkit - "Faith" (George Michael)
10. Mark Ronson - "No One Knows" (Queens of the Stone Age)

E o vídeo de "Feeling good" (com Nina Simone!) segue abaixo. Vai que algum fã do Muse não saiba quem é Nina Simone...



*****

O baterista do Charlatans, Jon Brookes, desmaiou anteontem durante um show de sua banda nos Estados Unidos. A notícia ruim é que foi descoberto um tumor em seu cérebro. A banda substituirá temporariamente Brookes, que vai iniciar o tratamento quimioterápico. Ficamos na torcida.

*****

Vez do futebol agora. E vocês que me desculpem, porque hoje não tinha como não falar de futebol aqui. Ronaldo faz 34 anos hoje. Duas vezes campeão mundial pela seleção brasileira. Maior artilheiro da história das Copas do Mundo. Campeão da Copa do Brasil pelo Cruzeiro e pelo Corinthians. Campeão mundial interclubes pelo Real Madri. Campeão da Europa pela Internazionale e pelo Barcelona... E tem outros títulos. Mas nem preciso mais citar. Até mesmo porque ele é o Fenômeno.



*****

E já que falei de televisão logo abaixo, agora quero falar sobre cinema. Mais especificamente sobre um dos melhores filmes ever da minha vida. "Seven" estreou no dia 22 de setembro de 1995. Um dos thrillers mais fantásticos do cinema, "Seven" contou com Morgan Freeman, Brad Pitt, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey (fantástico no papel de John Doe) no elenco. A direção de David Fincher expunha um enredo recheado de assassinatos relacionados aos sete pecados capitais. E já que música é o nosso assunto principal aqui, recomendo a trilha sonora do filme, que traz canções nas vozes de Billie Holiday e Marvin Gaye, assim como temas de Thelonious Monk e Charlie Parker. Fantástica trilha. Igual ao filme.



*****

"Deus está nas coincidências." Essa é uma das minhas frases prediletas. E ela pode ser lida toda hora no livro "Asfalto selvagem", de Nelson Rodrigues. Devorei o livro de 650 páginas em três dias. E a minissérie (intitulada simplesmente "Engraçadinha") é uma das melhores já produzidas pela Rede Globo. Ah, e por que "Deus está nas coincidências"? Veja só: ontem fui pesquisar o nome de alguns artistas que trabalharam na minissérie. E acabei descobrindo que hoje faz exatos 15 anos que o último capítulo foi ao ar. Por isso que eu realmente acho que "Deus está nas coincidências"...



*****

Em tempos pré-internet, uma das maiores curiosidades da minha vida era ver alguma fotografia do Lombardi, o mítico (sim, mítico!) locutor do programa Silvio Santos. Eu me lembro que, uma vez, o Jô Soares anunciou uma entrevista com o Lombardi. Fiquei o dia todo esperando, mas o Lombardi não apareceu. Aliás, apareceu sim. Deu a entrevista, mas não mostrou o rosto. A sua voz surgia em off. Mais uma decepção. Já em tempos cibernéticos, pude conhecer o Lombardi. Bom, não mudou em nada a minha vida... Mas hoje quero homenagear aqui essa pessoa, cuja voz me acompanhou por muitos e muitos domingos da minha infância. Lombardi morreu em dezembro de 2009, aos 69 anos. Hoje ele sopra 70 velinhas lá no andar de cima.



*****

A gente está sempre falando por aqui dos principais festivais de música do mundo: Glastonbury, Rock in Rio, Reading, Oxegen, Coachella, entre outros. Mas tem um muito especial, que, volta e meia, passa batido: o Farm Aid, cuja primeira edição aconteceu exatos 25 anos atrás. Desde então, o festival se repete todo ano, com exceção de 1988. A edição 2010 já está marcada para o dia 02 de outubro, e contará com gente como Willie Nelson, John Mellencamp, Dave Matthews, Neil Young, Norah Jones e Band Of Horses. Já a primeira edição contou com Beach Boys, Jon Bon Jovi, Johnny Cash, Bob Dylan, John Fogerty, Emmylou Harris, Billy Joel, B. B. King, Carole King, Joni Mitchell, Roy Orbison, Tom Petty, Lou Reed, Eddie Van Halen e Neil Young. Sensacional, não?



*****

Hoje eu quero homenenagear uma pessoa muito, muito, muito especial aqui. Aliás, ele fez muitas canções de amor (seja para amantes ou não-amantes). E também fez muitas músicas de protesto, de forte cunho social. Esse grande compositor é Luiz Gonzaga Junior. Ou Gonzaguinha. Ao mesmo tempo em que o veneno ácido escorria de seus lábios, em coisas como "Comportamento geral", uma delicadeza sutil e doce transbordava em canções como "Não dá mais pra segurar (Explode coração)" e "Sangrando". Faz muita falta esse Gonzaguinha. Esse Gonzaguinha que hoje estaria completando 65 anos.



*****

Ah, a primavera, hein? Pelo menos aqui no Rio, a primavera começou muito bem. Dia lindo, sol brilhando no céu, o mar cor de ardósia, os pássaros cantando... E, olha, uma coisa que descobri ontem: o dia de início da primavera é considerado o Dia dos Amantes! É... A estação mais romântica do ano e tal... Claro que a data foi criada pelo mercado brasileiro. Hehehe... Então, quem estiver dentro de uma joalheria hoje, já sabe, né? É suspeito até prova em contrário.

*****