21 de set. de 2010

Schopenhauer, Leonard Cohen, Liam Gallagher, Jaco Pastorius, Green Day, Bill Murray, M.I.A., Djavan, Pavement, Of Montreal

O Of Montreal, que vem ao Brasil para se apresentar no Planeta Terra, no dia 20 de novembro, está apresentando, em alguns de seus shows um medley com músicas de Michael Jackson ("Thriller", "Wanna be startin' somethin'" e "P.Y.T."). Será que rola aqui no Brasil?



*****

O Pavement foi ontem ao programa "The Colbert Report" e tocou "Gold soundz". Quer ver o vídeo?

http://www.colbertnation.com/



*****



E que tal o novo videoclipe de Djavan, hein? O vídeo é bacana. Só não dá pra entender a escolha de "Palco", a faixa mais fraca do CD "Ária". Aliás, dá pra entender sim... Afinal, "Palco" é a música mais famosa do CD, né?



*****

O novo videoclipe de M.I.A., "Story to be told", não é tão polêmico quanto "Born free". Aliás, ele não é nem um pouco polêmico. Aliás, ele é chato pra dedéu... Mas a quem interessar...



*****

Partindo para o cinema, agora vou falar aqui de Bill Murray, grande ator, que hoje, completa 60 anos redondinhos. Engraçado que o Bill Murray, pelos menos para nós, brasileiros, é aquele tipo de ator que nem é dos mais importantes, mas, se você notar, ele participou de, pelos menos, uns cinco filmes inesquecíveis. Alguns exemplos? "Tootsie" (1982), "Os caça-fantasmas" (1984), "A pequena loja de horrores" (1986), "Nosso quarido Bob" (1991), "Ed Wood" (1994), entre outros. Ele também integrou o elenco do Saturday Night Live, entre 1977 e 1980. Ah, e sabe qual é a honra maior? O Gorillaz fez uma música com o seu nome!



*****

Uma vez eu escrevi que o Green Day, na minha opinião, é punk de butique. Recebi umas duzentas mensagens, pelo Twitter, me xingando de tudo o que é nome. Bom, mantenho aqui a minha opinião. Punk para mim é Ramones, The Clash e Sex Pistols - apenas para ficar com alguns. Mas o fato de não curtir Green Day não me impede aqui de lembrar que hoje faz seis anos que eles lançaram "American idiot", o álbum mais importante de sua carreira. A faixa-título, "Jesus of Suburbia", "Holiday" e "Wake me up when september ends" foram os principais sucessos do álbum, que vendeu mais de 15 milhões de cópias no mundo todo, desde o seu lançamento. "American idiot" originou o CD/DVD ao vivo "Bullet in a bible" (2005) e um musical na Broadway, que estreou no início desse ano.



*****

Um dos maiores baixistas de todos os tempos deve ser reverenciado hoje. De comportamento bipolar, Jaco Pastorius foi morto em consequência de uma briga, na Flórida, logo após um show do Santana, no dia 21 de setembro de 1987. Ele ainda ficou dez dias em coma, mas não resistiu. Pastorius gravou bons discos em sua carreira solo (especialmente "Word of mouth", de 1981), e também participou da banda Weather Report (entre 1976 e 1983), além de ter tocado em álbuns de gente como Pat Metheny, Al Di Meola e Herbie Hancock. Definitivamente, faz falta.



*****

Hoje também temos o aniversário de outra figura bem... digamos... singular na música. Liam Gallagher, ex-Oasis e atual Beady Eye, faz 38 anos hoje. E os fãs ainda não sabem qual é a dele. O Oasis acabou, o Beady Eye é apenas (ou nem é ainda) uma promessa, e Liam Gallagher é um dos maiores frontman da história do rock - os leitores da Q o elegeu o maior de todos os tempos, a frente de Freddie Mercury, uns cinco meses atrás. Não sei se chega a tanto, mas, de qualquer forma, parabéns pra ele.



*****

Bom dia, pessoal! Nossa, fiquei surpreso quando constatei que hoje faz 150 anos da morte de Arthur Schopenhauer. Não li nada a respeito sobre ele recentemente. E, na rápida folheada que dei nos jornais hoje, também não vi nada. Será que se esqueceram da efeméride?? Bom, pelo menos eu não me esqueci. E também não me esqueci que o grande trovador, cantor, compositor, poeta e músico Leonard Cohen, que completa 76 anos hoje. Compositor de clássicos como "Suzanne", "Bird on the wire", "So long, Marianne" e "Dance me to the end of love" (a minha preferida!), ele andou meio sumidão nos anos 90, mas, de uns quatro anos pra cá, o cara saiu em uma turnê que rodou boa parte do mundo, e originou dois DVDs: "Live in London" (2008) e "Songs from the road" (que saiu lá fora na semana passada, também em BD).



*****

"A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende."
(Arthur Schopenhauer - 22/02/1788 / 21/09/1860)