12 de ago. de 2010

Les Paul, Clara Nunes, Knopfler, Metheny, Graceland, Slash, Iommi, Vanusa, Barat, Weezer, Kanye+Beyonce

A quem interessar, a faixa que Kanye West e Beyonce gravaram juntos, "See me now"...



*****

Após divulgar a bizarra capa de "Hurley", o Weezer confirmou os nomes das faixas do novo álbum (o oitavo da carreira da banda), que sai no 13 de setembro. São elas: "Memories", "Ruling me", "Trainwrecks", "Unspoken", "Where's my sex?", "Run away", "Hang on", "Smart girls", "Brave new world" e "Time flies". A versão de luxo contará com quatro faixas extras: "All my friend are insects", "Viva la vida", "I want to be something" e "Represent".

*****

Carl Barat anunciou que vai lançar o seu primeiro álbum solo no dia 04 de outubro, uma semana após o seu livro de memórias chegar às lojas. O álbum (intitulado simplesmente "Carl Barat") será divulgado pelo single "Run with the boys". Já o livro se chamará "Threepenny memoir". No momento, Barat está ensaiando com os seus colegas de Libertines para um show no dia 25 de agosto, em Londres, pouco antes das apresentações nos festivais de Reading e de Leeds. As faixas do álbum de Barat são as seguintes: "The magus", "Je regrette, je regrette", "She's something", "Carve my name", "Run with the boys", "The fall", "So long, my lover", "What have I done", "Shadows fall" e "Ode to a girl".

*****

Vanusa rides again...



*****

Por algum acaso você viu essa guitarra acima perdida por aí? Se encontrou, favor devolver a Tony Iommi. O ex-guitarrista do Black Sabbath teve a sua Gibson SG roubada durante o High Voltage Festival, onde fez um show-tributo a Dio.

*****

Já viram o novo videoclipe do Slash, "Back from Cali"? Quem canta é Myles Kennedy.



*****

Hoje é dia de a rapaziada do Vampire Weekend acender uma vela, colocar um disco para rodar e rezar. O disco será "Graceland", de Paul Simon, que foi lançado exatamente no dia 12 de agosto de 1986. O ex-parceiro de Art Garfunkel passou anos estudando ritmos africanos para gravar esse álbum que, certamente, é o mais rico de sua discografia. E ele lançou várias sementes. Que o diga o Vampire Weekend... O repertório completo de "Graceland" é o seguinte: "The boy in the bubble", "Graceland", "I know what I know", "Gumboots", "Diamonds on the soles of her shoes", "You can call me al", "Under african skies", "Homeless", "Crazy love, Vol. II", "That was your mother" e "All around the world or the myth of fingerprints". Depois de "Graceland", Paul Simon se embrenhou nos ritmos-brasileiros para gravar "The rhythm of the saints" (1990).



*****

E para ficarmos ainda na guitarra, lembro aqui de outro grande guitarrista que também comemora aniversário hoje. Nascido cinco anos depois que Mark Knopfler, Pat Metheny é um dos principais nomes do jazz da atualidade. Às vezes ele dá as caras aqui pelo Brasil. Tive a oportunidade de vê-lo com o seu conjunto lá por volta de 1994, 1995 (esse foi no Metropolitan mesmo), e o show não acabava nunca. Dentre os seus trabalhos mais recentes, recomendo aqui o CD gravado em parceria com o pianista Brad Mehldau, "Metheny/Mehldau Quartet", de 2007.



*****

Do samba para o rock, quem também faz aniversário hoje é o grande-hiper-mega guitarrista Mark Knopfler. Nascido a 1949, Knopfler iniciou carreira como líder do Dire Straits e depois partiu para o voo solo. Particularmente, adoro tudo o que ele gravou, do Dire Straits até hoje. Acho que a sua voz fica mais gostosa a cada dia, e a sua guitarra, mais delicada. Eu me lembro de um show dele aqui no Rio, no antigo Metropolitan (ou seria ATL Hall?), deve ter sido por volta de 2000, 2001, que não acabava nunca. Ele estava lançando o ótimo álbum "Sailing to Philadelphia" (2000), e cantou por mais de três horas, incluindo "Money for nothing", "Walk of life", "Brothers in arms", "Sultans of swing"... Pena que nunca mais voltou.



*****

Quem nasceu no dia 12 de agosto de 1942 foi a grande-hiper-mega sambista Clara Nunes. Eu tenho um tio muito querido que, outro dia, me contou uma história interessante... O ídolo dele sempre foi a Clara Nunes. Tinha todos os discos, ia aos shows, essas coisas... Um belo dia, ele se muda. Na mesma noite da mudança, desce para uma reunião com os condôminos e descobre que... Clara Nunes era a sua vizinha! Bem que eu gostaria de ter alguns dos meus ídolos como vizinhos. Se bem que é melhor não. A maioria deles já morreu de overdose... Então, para relembrar o aniversário da Clara Nunes, segue o vídeo de uma de suas maiores interpretações: "Conto de areia".



PS. O que dá mais raiva é imaginar que ela ainda podia estar aí, vivinha da silva, gravando discos, fazendo shows...

*****

Boa tarde, pessoas. Hoje tive que chegar mais tarde aqui. Desculpem-me. Bom, então vamos logo ao que interessa. Temos algumas coisas bem interessantes nesse 12 de agosto. Pra começar (como já dizia a Marina), vou lembrar aqui os 55 anos da morte de um dos escritores mais influentes da história: Thomas Mann. Ele nasceu na Alemanha e ganhou um prêmio Nobel de literatura em 1929. Mas ele sempre será lembrado como o escritor de "A montanha mágica" (1924). Renato Russo que o diga... Então, para celebrar a data, nada melhor do que a Legião Urbana. E nada melhor do que uma música chamada "A montanha mágica", para mim, a mais pesada da carreira da Legião.
(Ah, e você acredita que hoje já faz um ano (sim, um ano!!) da morte de Les Paul? Parece que foi ontem que escrevi sobre a morte dele... Impressionante!)