11 de ago de 2010

Elvis, Led, Moscow Music, Daniela Perez, MGMT x McCartney, Beatles, Black Country Communion, Slipknot, U2, Limp, MCR, MIA, Skank, Belle, Johnny Marr

O guitarrista Johnny Marr compôs uma música para um programa da televisão inglesa chamado "The increasingly poor decisions of Todd Margaret". O nome da canção é "Life is sweet", e ela pode ser ouvida aqui.

*****

A capa acima é do novo álbum do Belle And Sebastian, "Write about love". O último álbum da banda foi "The life pursuit" (2006), e ainda não há data de lançamento confirmada para o novo disco.

*****

Um recadinho do Skank...



*****

Gostei desse novo videoclipe da M.I.A., "XXXO"...



*****

O My Chemical Romance terminou as gravações de seu novo álbum. Gerard Way revelou que só conseguiu finalizar o álbum após uma segunda tentativa. Em março passado, o guitarrista Frank Iero disse que o grupo havia escrito "canções muito poderosas". Ademais, ele descreveu o material como "o mais excitante e honesto que já criamos". Ainda não há título e nem data de lançamento prevista para o novo disco do My Chemical Romance. O último álbum de estúdio da banda foi "The black parade" (2006).

*****

A quem interessar, segue abaixo a nova música do Limp Bizkit, "Walking away", que fará parte do álbum "Gold cobra", ainda sem previsão de lançamento. Essa é a segunda música do álbum que a banda disponibiliza - a primeira foi "Why try".



*****

George Michael anunciou que lançará uma edição especial de seu primeiro álbum solo, "Faith", de 1987. O cantor afirmou que o lançamento ocorrerá em diversos formatos, incluindo uma caixa numerada para colecionadores. Entretanto, nada disse acerca da inclusão de faixas inéditas. "Faith" vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo todo, e foi o álbum mais vendido nos Estados Unidos em 1988. A edição especial sai no dia 27 de setembro.

*****

Depois de tanto disse-não-disse, finalmente vai estrear o musical "Spider-Man: Turn off the dark", com canções compostas por Bono e The Edge, do U2. Quem for passar o Natal em Nova York poderá assistir ao musical, que estreia no dia 21 de dezembro, no Foxwoods Theatre. As principais estrelas do elenco são Reeve Carney e Jennifer Damiano. A dupla do U2 disse que espera que um álbum com as músicas de "Spider-Man" seja lançado em breve.

*****

O Music Radar fez uma pesquisa junto a 102 mil pessoas para eleger o maior baterista dos últimos 25 anos. Joey Jordison, do Slipknot, foi o grande campeão, com 37% dos votos. A lista contempla nomes consagrados como Neil Peart (Rush), Stewart Copeland (The Police) e Vinnie Colaiuta. Veja a classificação completa da pesquisa:
1. Joey Jordison (Slipknot / Korn / Rob Zombie)
2. Mike Portnoy (Dream Theater)
3. Gavin Harrison (Porcupine Tree)
4. Neil Peart (Rush)
5. Dave Grohl (Nirvana / Foo Fighters / Them Crooked Vultures)
6. Travis Barker (Blink 182)
7. Nicko McBrain (Iron Maiden)
8. Vinnie Colaiuta (Frank Zappa)
9. Phil Collins (Genesis)
10. Chad Smith (Red Hot Chili Peppers / Chickenfoot)
11. Brann Dailor (Mastodon)
12. Steve Gadd
13. Thomas Lang
14. Stewart Copeland (The Police)
15. Terry Bozzio (Frank Zappa)
16. Josh Freese (A Perfect Circle / Devo)
17. Cozy Powell
18. Jeff Porcaro (Toto)
19. Stephen Morris (Joy Division / New Order)
20. Steve White (Style Council)

*****

O supergrupo Black Country Communion disponibilizou, em seu site oficial, a sua primeira música de trabalho, "One last soul", para download. O álbum de estreia da banda será lançado no dia 20 de setembro. Para quem ainda não sabe, o Black Country Communion é formado por Glenn Hughes (Deep Purple, Black Sabbath), Joe Bonamassa, Jason Bonham (Foreigner, UFO) e Derek Sherinian (Dream Theater). Gostei do resultado.



*****

O ex-baterista dos Titãs e pesquisador musical Charles Gavin se uniu à Livraria Cultura para um projeto muito bacana: o relançamento de 10 discos importantes, sendo 8 de música brasileira. Alguns já haviam saído no formato CD, mas já estavam fora de catálogo havia anos. Outros são absolutamente inéditos no formato digital. Portanto, colecionadores, corram. Em breve, farei resenhas dos principais lançamentos do pacote. Os dez álbuns são os seguintes: "Som, sangue e raça" (Dom Salvador a Abolição), "Embalo Trio" (Embalo Trio), "Vela aberta" (Walter Franco), "Karma" (Karma), "É samba novo" (Edison Machado), "Os Ipanemas" (Os Ipanemas), "A peleja do diabo com o dono do céu" (Zé Ramalho), "À vontade mesmo" (Raul de Souza), "What's new?" (Sonny Rollins) e "Bossa Nova U.S.A." (Dave Brubeck Quartet). Mais detalhes aqui.

*****

E por falar em Paul McCartney, foi anunciado hoje que as famosas coletâneas "vermelha" e "azul" dos Beatles vão voltar às lojas em outubro. Originalmente lançados em 1973, os álbuns voltam remasterizados pela mesma equipe responsável pelo lançamento dos discos originais que chegaram às lojas em setembro do ano passado. A coletânea "red" compreende o período 1962-1966, e conta com sucessos como "She loves you" e "Can't buy me love". Já a "blue" vai de 1967 a 1970, o período de maior criatividade da banda, expressa em músicas como "Lucy in the sky with diamonds" e "All you need is love". Os encartes terão fotos extras e textos inéditos. Ou seja, tudo para o fã da banda comprar tudo de novo.

*****

Tem gente aí chateada com Paul McCartney. Olha só: no ano passado, o MGMT participou de um mesmo festival que o ex-Beatle. Na ocasião, Paul disse que gostaria de compor uma música com a dupla, em estúdio. Até hoje, a promessa não foi concretizada. "É difícil. Fizemos um show com ele no ano passado e foi ótimo. Mas ele ainda não compôs nada com a gente. Gostamos dos versos do Paul McCartney e de sua sensibilidade. O baixo dele é surreal. Ele é definitivamente o nosso baixista predileto", disse o vocalista Andrew VanWyngarden à Spinner. A única dúvida que eu tive foi a seguinte: será que é o Paul McCartney que tem que procurar o MGMT para trabalhar em conjunto??

*****

Para finalizar as efemérides de hoje, lembro aqui da atriz Daniela Perez, que nasceu no dia 11 de agosto de 1970. Filha da escritora Glória Perez, Daniela participou das novelas "Kananga do Japão", "Barriga de aluguel", "O dono do mundo" e "De corpo e alma". Durante as gravações dessa última novela, a atriz foi estupidamente assassinada. Eu me lembro que estava em Portugal na época do crime, onde "De corpo e alma" fazia imenso sucesso. As pessoas não falavam em outra coisa. E eu demorei até entender que o crime tinha sido "real", e não coisa de novela.



*****

Dez anos depois do último show do Led na Inglaterra aconteceu um importante festival de música em Moscou. É bom explicar que, naquela época, não era muito fácil um artista se apresentar na União Soviética. Daí a importância de um festival que juntou bandas como Cinderella, Skid Row, Mötley Crüe, Bon Jovi, Ozzy Osbourne e Scorpions, em Moscou, no dia 11 de agosto de 1989. Durante o Moscow Music Peace Festival (que aconteceu no Lenin Stadium), pela primeira vez, foi permitido que o público ficasse de pé e dançasse em um show de rock na União Soviética. Os shows foram gravados e transmitidos pela MTV. Apesar de nunca ter tido um lançamento oficial no Brasil, uma versão em DVD com os melhores momentos do evento chegou a ser vendida nas bancas de jornal alguns anos atrás.



*****

Hoje também é um dia marcante para os fãs do Led Zeppelin. Foi no dia 11 de agosto de 1979 que Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham fizeram o seu último show juntos na Inglaterra. A apresentação aconteceu no festival de Knebworth, e rola muito por aí em gravações piratas. Um trecho desse show foi lançado no DVD duplo oficial da banda, que saiu em 2003. Sente só o roteiro desse show: "The song remains the same", "Celebration day", "Black dog", "Nobody's fault but mine", "Over the hills and far away", "Misty mountain hop", "Since I've been loving you", "No quarter", "Hot dog", "The rain song", "White summer", "Black mountain side", "Kashmir", "Trampled under foot", "Sick again", "Achilles last stand", Solo de guitarra de Jimmy Page, "In the evening", "Stairway to heaven", "Rock and roll", "Whole lotta love" e "Communication breakdown".



*****

E hoje, dia 11 de agosto, eu tenho uma dupla comemoração. Em primeiro lugar, o dia do advogado. Dessa fase da minha vida, só tenho saudades mesmo dos meus amigos. E eu me lembro que o 11 de agosto era (aliás, é) o famoso dia do "pindura" (ou não seria "pendura", sei lá...). Tinha uma galera que gostava de ir para os bares lá perto da PUC, entornar todas e não pagar. Confesso que nunca fiz isso. Certamente foi por falta de tempo mesmo. A outra comemoração é que hoje também é o dia do estudante. Sou um eterno estudante. Aliás, se pudesse, passava a minha vida toda estudando. Até já pensei em ir estudar engenharia, só pra ver qual é. Mas não tenho tanto tempo quanto imaginava. Então, desejo aqui os parabéns a todos os estudantes - os estudantes de verdade, não os malandros que falsificam carteiras de estudante.



*****

Hoje vou começar isso aqui de uma forma diferente. Mais cedo, resolvi dar uma olhada nos arquivos da Billboard, para ver o que estava fazendo sucesso alguns anos atrás. Fui direto para 1960. E sabe quem estava em primeiro lugar na parada norte-americana de singles há 50 anos? Sim, ele mesmo... O "rei"... Elvis Presley e a sua "It's now or never". Vamos relembrar?



*****

Bom dia, pessoal! Nossa, eu vou confessar que estou aliviado pelo fato de voltar à rotina normal. Depois das férias, sempre rola aquele período de colocar a casa em ordem. Aqui no blog não foi diferente. E somente hoje vou conseguir voltar à programação normal. Espero não ter perdido a prática - e nem os leitores. Porque blog é assim: você fica dois dias sem postar, e a sua audiência cai quase pela metade. E pra recuperar isso depois? Ainda bem que não sou nenhuma Rede Globo para me preocupar com isso. Até mesmo porque se o problema aqui fosse audiência, eu estaria escrevendo sobre outras coisas - ou já teria desistido. Hehe... Bom, então hoje eu me sinto mais à vontade para desejar boas vindas novamente para quem ainda tem saco para ler as minhas baboseiras. A minha única ambição com esse blog é tornar a tarde de vocês (e a minha também, por que não?) um pouco mais feliz. Espero que esteja conseguindo. :)