19 de ago de 2010

Ginger Baker, Johnny Nash, Ian Gillan, LeRoi, Tereza Rachel, Ting Tings, Aerosmith, Soundgarden, Slipknot, Brandon Flowers

Brandon Flowers liberou pequenos trechos de cinco músicas de seu primeiro álbum solo, "Flamingo", a ser lançado em 14 de setembro. Quer ouvir?



*****

O Slipknot vai lançar no dia 28 de setembro o DVD "(sic)nesses", que traz a sua performance completa no Download Festival de 2009. Oitenta mil pessoas assistiram a apresentação, que foi uma das últimas que contou com o finado baixista Paul Gray. Trinta câmeras capturaram a banda, que apresentou os seus maiores sucessos. Além do show completo, o DVD traz videoclipes de faixas do álbum "All hope is gone" (2008) e um documentário de 45 minutos, com os bastidores do show. O repertório da apresentação foi o seguinte: "742617000027", "(sic)", "Eyeless", "Wait and bleed", "Get this", "Before I forget", "Sulfur", "The blister exists", "Dead memories", "Left behind", "Disasterpiece", "Vermilion", "Everything ends", "Psychosocial", "Duality", "People=Shit", "Surfacing" e "Spit it out".

*****

O Soundgarden disponibilizou oficialmente hoje o single "Black rain", que estará na coletânea "Telephantism", que será lançada no dia 27 de setembro. A música foi gravada durante as sessões de "Badmotorfinger" (1991).

Black Rain by soundgardenworld

*****

Amigos para sempre...





*****

Se lembra daquele engodo chamado Ting Tings? Pois é. Eles estão de volta. E o novo single, lançado hoje, se chama "Hands".



*****

O inferno é aqui.

*****

Agora, eu vou falar um pouco das artes cênicas. Hoje, Tereza Rachel, uma das maiores atrizes do país, completa 75 anos. Pelo menos com relação ao que eu cheguei a ver na televisão, acho que o seu grande papel foi na novela "Que rei sou eu?", quando interpretou a Rainha Valentine. No teatro, ela interpretou papéis em peças como "Bonitinha, mas ordinária", "Boca de ouro" (ambas de Nelson Rodrigues), "Édipo Rei" (Sófocles) e "A gaivota" (Anton Tchekhov). No cinema, o seu principal papel foi no filme "Ganga Zumba" (1964), de Cacá Diegues. Tereza Rachel ainda fundou, nos anos 70, um teatro com o seu nome, que acabou sendo arrendado, na década de 90, para a Igreja Universal do Reino de Deus.



*****

Há dois anos, a Dave Matthews Band estava com datas marcadas para tocar no Brasil em outubro. Os ingressos já estavam sensdo vendidos. E exatamente no dia 19 de agosto de 2008, o saxofonista LeRoi Moore foi lá pro andar de cima. Dois meses antes, ele havia sofrido um acidente de quadriciclo em sua fazenda. Mas ele estava se recuperando, e o assunto já meio que tinha ficado esquecido. Até que veio a notícia de sua morte. Foi estranho, tão repentino. Eu me lembro que fiquei até na dúvida se comprava ou não ingressos para o show no Rio, porque fiquei com medo de algum cancelamento. Que nada! Na noite da morte do LeRoi, a Dave Matthews Band já estava dando show no palco do Staples Center, em Los Angeles. E, dois meses depois, fizeram uma apresentação belíssima aqui no Rio de Janeiro, com três horas e quarenta minutos de duração, e cheia de homenagens a LeRoi Moore. E, aqui, vai a minha homenagem.



*****

Voltemos ao rock n' roll, porque, hoje, Ian Gillan faz 65 anos. Bom, o que é que eu vou falar de Gillan? Simplesmente que ele foi o vocalista do Deep Purple em todas as melhores fases da banda. Basta, né?



*****

Esse aqui não é roqueiro, mas tem uma voz deliciosa. Johnny Nash foi o primeiro artista não-jamaicano a gravar reggae em Kingston. Nash, que hoje completa 70 anos, explodiu em 1972, com o mega-hit "I can see clearly now", que, depois, fez mais sucesso ainda na voz de Jimmy Cliff.



*****

Dezenove de agosto é o dia da fotografia, mas poderia ser o dia do roqueiro também. Hoje temos uma lista bacana de gente que faz aniversário. E, olha, só deu roqueiro. Vamos começar com Ginger Baker (19/08/1939), grande baterista, que fez parte do Cream e do Blind Faith, ambas as bandas com Eric Clapton. O mais bacana no modo de Baker tocar é que ele mistura elemntos da percussão à sua bateria, fazendo um som diferente. Pegue qualquer disco do Cream e veja (ou melhor, ouça) porque Ginger Baker é considerado um dos maiores bateristas de todos os tempos.



*****

No dia mundial da fotografia, um instantâneo de Sebastião Salgado, orgulho brasileiro na arte de fotografar.