18 de ago. de 2010

Balzac, O Terço, Mika, Osmar Prado, Hendrix, Blondie, U2, KoL, Arcade Fire, Milton, Clapton, Motörhead, Flying Lotus, A-HA, Of Montreal, The National

"Se a imprensa não existisse, seria preciso não inventá-la."
(Honoré de Balzac - 20/05/1799 / 18/08/1850)

*****

Lindíssima essa nova música do The National - oh, que novidade... "You were a kindness" é um outtake do último álbum da banda, "High violet" (2010). Veja o que você acha...



*****

E quem lançou novo videoclipe hoje foi o Of Montreal. Gostei dessa "Coquet Coquette"...



*****

A Warner lança no Brasil até o fim de agosto a coletânea "25" (capa acima), com os sucessos acumulados pelo grupo norueguês A-HA. São 38 faixas, que vão de "Take on me" a "Shadowside", passando pela inédita "Butterfly, butterfly (The last hurrah) e sucessos como "Manhatan skyline", "The living daylights", "Crying in the rain" e "Summer moved on".

*****

O Flying Lotus lançou não tem muito tempo o álbum "Cosmogramma" (2010), e já prepara para colocar nas lojas o EP "Pattern+grid world" (capa acima), com sete faixas. O álbum, que será lançado no dia 21 de setembro, tem as seguintes faixas: "Clay", "Kill your co-workers", "PieFace", "Time vampires", "Jurassic notion / M theory", "Camera day" e "Physics for everyone".



*****

A banda The Orb anunciou que lançará um novo álbum com a participação especialíssima de David Gilmour. O disco, "Metallic Spheres', chegará às lojas britânicas no dia 04 de outubro em CD e em vinil.

*****

"Quanto menos ideias se tem, mais longe se vai."
(Honoré de Balzac - 20/05/1799 / 18/08/1850)

*****

O Motörhead também prepara um lançamento para o mês que vem. "Attack in Switzerland: Live in concert" traz um show da banda gravado em 2002, na Suíça. As faixas são as seguintes: "No class", "Bomber", "Civil war", "Damage case", "Love for sale", "God save the queen", "Brave new world", "Metropolis", "Nothing up sleeve", "Dr Rock", "Ramones", "Shoot you in the back" e "Sacrifice".

*****

Sai no dia 27 de setembro o novo álbum de Eric Clapton, batizado "Clapton" (capa acima). No novo trabalho, o guitarrista britânico apresentará inéditas, além de covers, como "Diamonds made from rain" (Sheryl Crow) e "How deep is the ocean" (Irving Berlin). Segundo Clapton, este é o primeiro volume de um projeto que, inicialmente, seria um álbum duplo. Eis o repertório do álbum: "Travelin' alone", "Rocking chair", "River runs deep", "Judgment day", "How deep is the ocean", "My very good friend The Milkman", "Can't hold out much longer", "That's no way to get along", "Everything will be alright", "Diamonds made from rain", "When somebody thinks you're wonderful", "Hard times blues", "Run back to your side" e "Autumn leaves".

*****

O blog do Mauro Ferreira divulgou a capa (acima) do novo álbum de Milton Nascimento, que sai em setembro. O disco vai se chamar "...E a gente sonhando", na verdade, nome de uma música composta por Bituca em 1965.

*****

O jornal espanhol El Mundo divulgou, com exclusividade, o novo videoclipe do Arcade Fire, "Ready to start". Quer ver? Aqui.

*****

O Kings Of Leon recusou que as suas músicas fossem exibidas no "Glee". Devo admitir que a banda subiu no meu conceito.

*****

A turnê só acaba em julho do ano que vem, por conta dos problemas que Bono teve em sua coluna, mas o U2 já pensa em um álbum de inéditas. E o vocalista já até imagina como ele será: "terá uma sonoridade para clubes noturnos", disse à Rolling Stone. Ele ainda revelou que um álbum de rock está nos planos, assim como o já especulado "Songs of ascent", com sobras de "No line in the horizon". Tomara que a coluna deixe.

*****

O Blondie anunciou que vai lançar um álbum de inéditas, e sair em turnê (junto com o Pretenders) no ano que vem. "Panic of girls" (capa acima) será o primeiro trabalho de inéditas da banda liderada por Debbie Harry em sete anos. O baterista Clem Burke disse ao Hollywood Reporter que o Blondie já gravou 35 músicas no ano passado. Dessas, 14 formarão o repertório do novo álbum, que ainda não tem previsão de data de lançamento. E para quem quiser matar saudades...



*****

Há 41 anos...



*****

"Para o jornalista, tudo o que é provável é verdadeiro."
(Honoré de Balzac - 20/05/1799 / 18/08/1850)

*****

Vamos partir para a televisão para lembrar que, hoje, o grande-magnífico-sensacional ator Osmar Prado completa 63 anos. Eu nem sou tão velho assim, mas posso citar, de cabeça, alguns papéis antológicos desse ator: Tabaco ("Roda de fogo"), Sérgio Cabeleira ("Pedra sobre pedra"), Tião Galinha ("Renascer"), Tomás de Alencar ("Os Maias"), Lobato ("O clone") etc. Osmar Prado pode até não fazer o papel principal em uma novela, mas ele sempre rouba a cena.



*****

Tem alguns discos que me marcam tanto, que eu sou capaz de lembrar do exato momento em que o escutei pela primeira vez. Um desses álbuns foi "Life in cartoon motion" (2007), do Mika. Estava em um trânsito desgraçado a caminho do Centro, mas nem senti. Foi amor à primeira vista. Fiquei viciado naquelas melodias pop que grudaram no meu ouvido. Por isso que quero lembrar aqui o aniversário desse artista libanês, que, hoje, completa 27 anos. E no dia 20 de novembro, todo mundo no Planeta Terra, hein...



*****

O blog do Paulo Marchetti me lembra que hoje, dia 18 de agosto de 2010, faz 35 anos que a banda de rock progressivo O Terço lançou o seu álbum mais importante, "Criaturas da noite". Na época da gravação, a superbanda era formada por Sérgio Hinds (guitarra, viola e vocal), Luiz Moreno (bateria e percussão), Sérgio Magrão (baixo e vocal) e Flávio Venturini (piano, teclados, viola e vocal). As oito faixas de "Criaturas da noite" são as seguintes: "Hey amigo", "Queimada", "Pano de fundo", "Ponto final", "Volte na próxima semana", "Criaturas da noite", "Jogo das Pedras" e "1974". Obrigatório para o entendimento do rock no Brasil.



*****

"A crítica hoje só serve para uma única coisa: fazer viver o crítico."
(Honoré de Balzac - 20/05/1799 / 18/08/1850)