2 de jul. de 2010

Ultraje, Ray Brown, Live 8, Escobar, O Rappa, Maroon 5, Mick Jagger, Gaga, Echo, Scissor Sisters, Muse, Bowie, Amy Winehouse, U2

E que tal "Soon", a nova música do U2? É, né??



*****

Enquanto não arruma tempo para gravar um novo álbum, Amy Winehouse formou uma nova banda, com o baterista do The Roots, ?uestlove. A novidade foi adiantada pelo próprio baterista ao The Sun, que ainda disse que a banda não tem nome ainda. O que estaria atrasando o projeto é o fato de a cantora não ter visto para os Estados Unidos.

*****

David Bowie anunciou que lançará uma edição especial de seu álbum "Station to station", que saiu originalmente em 1976. Serão três CDs, com o álbum original remasterizado e uma apresentação inédita do cantor no Nassau Coliseum em 1976. No encarte de 16 páginas, fotos e textos inéditos, além de três cartões postais. As faixas da apresentação que vai virar CD sãoa s seguintes: "Station to station", "Suffragette City", "Fame", "Word on a wing", "Stay", "Waiting for the man", "Queen bitch", "Life on Mars?", "Five years", "Panic in Detroit", "Changes", "TVC15", "Diamond dogs", "Rebel rebel" e "The Jean Genie".

*****

O prêmio Siver Clef 2010 foi entregue ontem em Londres, e o grande vencedor da noite foi o Muse. Sharon Osbourne apresentou o evento que aconteceu no London Hilton, e que teve, entre os presentes, o guitarrista dos Rolling Stones, Ron Wood, e a cantora Lisa Stansfield. A lista de vencedores é a seguinte:
Silver Clef Awards - Muse
Lifetime Achievement Award - Tony Bennett
Icon Award - Dame Vera Lynn
Ambassador Of Rock AwardSlash
Newcomer AwardJLS
Classical Award - Russell Watson
Best British Band Award - Scouting For Girls
Innovation Award - Dizzee Rascal
International Award - Kelis

*****

O Facebook não quis exibir a campanha publicitária do novo álbum do Scissor Sisters, "Night work". O motivo? A capa. Segundo a rede social, ela é "muito explícita". A foto é do falecido fotógrafo Robert Mapplethorpe. Em contrapartida, a banda fez um "concurso de bundas". Quer ver? Aqui.

*****

O Echo & The Bunnymen marcou dois shows no Brasil em outubro. A primeira apresentação acontecerá no dia 11, em São Paulo (Credicard Hall), e a segunda no dia 12, em Belo Horizonte (Chevrolet Hall). A venda de ingressos começa no dia 19 de julho, para clientes Credicard, Citibank e Diners. A partir do dia 26 de julho, a venda é geral. Mais informações aqui.

*****

Você daria o nome de sua filha de Lady Gaga??

*****

Uma singela homenagem de Mick Jagger para a seleção do Dunga...



*****

Já viram o videoclipe de "Misery", o novo do Maroon 5?



*****

Pessoal, está acabando o prazo para concorrer ao novo DVD d'O Rappa, "Ao vivo", que será sorteado amanhã. Para concorrer, bastar dizer porque você quer ganhar o DVD, no e-mail carneiro.luizfelipem@gmail.com . Dou o resultado amanhã de tarde aqui no blog, e entro em contato com o ganhador por e-mail.

*****

Os torcedores da seleção do Dunga pelo menos tem um motivo para comemorar hoje, afinal, o nosso carrasco não foi a França! Haha... E apesar do papelão na Copa, hoje os bleus podem comemorar os dez anos do título da Eurocopa 2000. A final contra a Itália (que se vingaria na Copa de 2006) aconteceu no Estádio De Kuip, em Roterdan. A França venceu por dois a um, gols de Wiltord e de Trézéguet, com Delveccchio descontando para a Itália, na final épica, que teve prorrogação por conta do empate dos franceses aos 45 minutos da segunda etapa, no tempo regulamentar. A escalação da França foi a seguinte: Barthez, Thuram, Desailly, Blanc, Lizarazu, Vieira, Deschamps, Djorkaeff, Zidane, Dugarry e Henry. Wiltord e Trezeguet, autores dos gols franceses eram reservas e entraram em campo por conta da competência do técnico Roger Lemerre, que sabe a importância de um banco de reservas.



*****

Quem estava torcendo pela seleção do Dunga pôde sentir na pele que o futebol pode trazer muita tristeza. Mas nada se compara ao absurdo que aconteceu logo após a eliminação da Colômbia na Copa de 1994. Em um jogo contra a seleção dos Estados Unidos, o zagueiro Andrés Escobar fez um gol contra que acabou lhe custando a vida. Ele foi baleado em Medellín, e, ao que tudo indica, sua morte foi encomendada por apostadores colombianos que ficaram no prejú com a eliminação da seleção colombiana. O assassinato aconteceu no dia 02 de julho de 1994.



*****

Hoje faz cinco anos de um dos maiores (senão o maior) eventos de música de todos os tempos, o "Live 8". No dia 02 de julho de 2005, mais de mil músicos se apresentaram em dez palcos espalhados pelo planeta. A melhor parte mesmo ficou para os Estados Unidos e para a Inglaterra. O Hyde Park presenciou shows de U2 (que abriram o evento com "Sgt. Peppers Lonely Heart's Club Band", ao lado de Paul McCartney), Sting, Madonna, R.E.M., Elton John, Coldplay e o grande reencontro do Pink Floyd, em uma apresentação tão burocrática quanto memorável. O DVD quádruplo lançado com os melhores momentos é fantástico. Apesar de cortar "Imitation of life", do R.E.M., ele traz os shows completos de Paul McCartney, U2 e Pink Floyd.



*****

Do rock brasuca para o jazz norte-americano... Hoje faz oito anos que o grande baixista Ray Brown foi lá pro andar de cima. Acho que os grandes álbuns de Ray Brown foram gravados com o Oscar Peterson Trio, do qual ele era baixista. Mas ele também gravou com outras feras como Billie Holiday, Milt Jackson, Ben Webster, Dizzy Gillespie, Stan Getz, Ella Fitzgerald, Elvis Costello, Benny Carter, entre outros. Ray Brown também gravou 53 (isso mesmo, 53!!) álbuns como líder de banda. No total, foram mais de cem álbuns. Assisti a um show dele em algum Free Jazz da vida - acho que em 1999 - e foi fantástico. As pessoas, em pé, urravam a cada dedilhada naquele baixo acústico lindo. Sem dúvidas, um dos grandes shows de jazz que já assisti.



*****

Vamos falar um pouco de Rock Brasil agora? Eu sei que vocês não têm o mínimo interesse sobre a minha vida, mas eu falo mesmo assim. Olha só que curioso: quando eu estava no CA, e tinha cinco para seis anos, teve o amigo oculto de final do ano. E sabe o que eu pedi? O disco "Nós vamos invadir sua praia", do Ultraje a Rigor. O pessoal estranhou o fato de eu ter pedido um disco. E a menina que me tirou também. Resultado: ela não me deu o disco, mas sim uma daquelas canetas de 20 cores, grossas, e que era motivo de chacota. E eu só fui ganhar o LP do Ultraje, da minha mãe, alguns meses depois. Ah, por que estou contando essa história? Porque hoje faz 25 anos que esse disco chegou às lojas, e eu continuo traumatizado... Hehe... (Crédito da lembrança: blog do Paulo Marchetti.)



*****

Bom, então vamos começar o dia homenageando quem merece. Hoje, dia 02 de julho, é o Dia do Bombeiro. Esse dia foi escolhido porque foi em 02 de julho de 1856 que D. Pedro II assinou o decreto imperial nº 1.775, que regulamentou o serviço dos bombeiros. Mas o Dia do Bombeiro só se tornou oficial em 1954. E a minha homenagem aos bombeiros vai através de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos: Free.



*****

Opa! Boa tarde, pessoal. Muita gente chorando por aí? Não, né? Realmente não dava para torcer para a seleção de Dunga e de Felipe Melo. Enfim, não vou falar de Copa do Mundo hoje aqui, porque os leitores sabem a minha posição. Mas eu duvido que tenha alguém, nesse momento, triste PELA seleção. No máximo, está triste porque os feriados e comemorações acabaram. Não quero nem imaginar como vai ficar o Brasil daqui a quatro anos. De minha parte, pretendo me refugiar em Visconde de Mauá durante a competição inteira.