1 de jul. de 2010

Dixon, Alceu, Marisa Monte, Vandross, Bolinha, Kings of Leon, Pearl Jam, Mart'nália, Van Halen, Tired Pony, Black Cards, Decemberists, Air+MGMT, Beck

Eu já tinha avisado aqui no blog que o cantor e compositor Beck ia se juntar a gente como Thurston Moore e Tortoise para mais um Record Club (evento mensal em que Beck escolhe alguns convidados para recriar um álbum de algum outro artista, na íntegra, durante um dia, em estúdio). Pois bem, depois de Velvet Underground, INXS e Leonard Cohen, agora é a vez de Yanni! E o álbum escolhido foi "Live at the Acropolis", de 1993. A primeira faixa, "Santorini", já está disponível no site do cantor, e pode ser ouvida aqui no blog.



*****

O Smashing Pumpkins está de volta! *__*

*****

AIR + MGMT = Very nice.



*****

O site do Sublime, além de confirmar a sua participação no festival SWU, que acontecerá em outubro, em Itu, tasca o nome do Kings of Leon. Será?

*****

Acho que o Kanye West se matou na capa de seu novo single, "Power"...

*****

Enquanto grava um novo álbum com o R.E.M., trabalha com o Tired Pony, e ainda arruma tempo para tocar no show do Pearl Jam, o guitarrista Peter Buck dá uma mãozinha aos colegas do Decemberists, compondo algumas canções para o novo álbum da banda. As gravações do sexto trabalho do Decemberists estão acontecendo em Portland, e Buck escreveu três músicas para o disco, que está sendo produzido por Tucker Martine, e deve sair em fevereiro.

*****

A quem interessar possa, o ex-baixista do Fall Out Boy, Pete Wentz, anunciou que começou uma nova banda, chamada Black Cards. O músico afirmou que os fãs da antiga banda, certamente, não curtirão o som "electro-pop" do Black Cards. "Se você não gostar, vamos entender. Mas se você curtir, nos acompanhe", escreveu Wentz em seu blog. Vai ser engraçado um fã do Fall Out Boy gostar do som do Black Cards. Tem que ser muito fã do Pete Wentz... Ouça abaixo:



*****

E o videoclipe de "Dead american writers", do Tired Pony, hein? Música boa para um vídeo ruim...



*****

Olha que essa aqui é quente... A Melodic Rock publicou hoje que um novo álbum do Van Halen pode sair em breve. Um jornalista do site informou que uma fonte próxima à banda disse que o Van Halen está finalizando as gravações de um novo álbum, para ser lançado no primeiro semestre de 2011. A matéria ainda diz que "um single será lançado até o final do ano" e que "a relação entre Eddie Van Halen e Dave Lee Roth permanece complexa como sempre, mas há um desejo definido de terminar um novo álbum." Se tudo der certo, esse será o primeiro álbum do Van Halen com Dave Lee Roth nos vocais desde "1984" (1984), e o primeiro da carreira do baixista Wolfgang Van Halen (filho de Ediie).

*****

A Biscoito Fino promete para o final desse mês o novo DVD de Mart'nália, "Em África - Ao vivo" (capa acima). Sob a direção de João Wainer, o DVD traz um show gravado na Ilha de Luanda, além de uma "roda de semba" (com Martinho da Vila, as irmãs Analimar e Maíra Freitas, a sobrinha Dandara Black, além de Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Mayra Andrade) e um documentário ("que foca na relação Brasil e África, segundo o release). O cantor africano Yuri da Cunha acompanha a cantora em duas músicas. Acompanhando o DVD vem um CD, com 16 das 19 faixas do DVD, incluindo 7 do último disco, "Madrugada". As faixas do DVD são as seguintes: "Cabide", "Alívio", "Para comigo", "Ex-amor"/"Disritmia", "Angola", "Essa mania", "Muxima"/"Muadiakime", "Tava por aí", "Deu ruim", "Ela é minha cara", "Conto de areia", "Batendo a porta", "Mulheres", "A tonda da mironga do kabuletê", "Fé", "Don't worry, be happy", "Brasil pandeiro", "Kizomba - Festa da raça", "Batucada final"/"Só sei que sou Vila Isabel".

*****

Peter Buck e Scott McCaughey, do R.E.M., participaram do show do Pearl Jam, na noite de ontem, no Wuhlheide Park, em Berlim. A música escolhida foi "Kick out the jams", do MC5. O vídeo, com qualidade bem razoável, está aí embaixo.



*****

NO TOPO: Na noite de ontem, o Kings of Leon fez o maior show de sua história no Reino Unido. Para um público de 60 mil pessoas no Hyde Park, a banda norte-americana apresentou os seus maiores sucessos (como "Be somebody", "Sex on fire", "Closer" e "The bucket"), além de quatro música novas e um cover de "Where is my mind", do Pixies. E a melhor notícia é que Caleb Followill disse que o quinto álbum da banda já está pronto. O YouTube, lógico, já está infestado de vídeos do show, 99% com péssima qualidade. O melhorzinho que achei está logo abaixo.



*****

CULTURA INÚTIL DO DIA: Hoje não tem nada sobre a Copa do Mundo aqui no blog, mas vou lembrar de uma coisa que vai deixar muito vascaíno feliz. No dia 01º de julho de 1923 aconteceu o primeiro confronto entre Vasco e Botafogo. E sabe quem ganhou? Infelizmente, o Vasco. Por três a dois.

*****

"Bó, bó, bó, Bolinha... Está na hora de você entrar na linha..." Quem tem mais de 30 anos de idade conhece muito bem essa música. Ela tocava todos os sábados, durante as tardes, na TV Bandeirantes. Bolinha comandava o programa "Clube do Bolinha", que era uma espécie de "Cassino do Chacrinha", só que mais cafona e com menos prestígio. Mas eu confesso que adorava. E sempre rolava aquela disputa: as boletes eram mais bonitas do que as chacretes? Até hoje ninguém soube responder... Haha... Bolinha (ou Édson Cury) morreu no dia 01º de julho de 1998, aos 61 anos.



*****

O dia de hoje também marca cinco anos que o cantor Luther Vandross partiu dessa pra melhor. Vou dizer que o estilão meio mela-cueca dele não faz muito o meu estilo. Mas reconheço que o cara tinha uma grande voz. Uma das maiores do soul e do rhythm & blues norte-americano, aliás. Vandross morreu precocemente, aos 54 anos de idade.



*****

De Alceu Valença para Marisa Monte. A MPB está muito bem representada nesse 01º de julho mesmo... Marisa completa 43 anos, e é impressionante o quanto ela fica mais bonita com o passar dos anos. Tipo vinho. O que eu mais gosto na Marisa Monte é o modo como ela conduz a sua carreira. Sabe exatamente a hora de gravar um álbum (ou dois ao mesmo tempo), sabe a hora de começar a turnê, sabe a hora de sumir, escolhe repertório de show como poucos... Enfim, uma daquelas artistas que a gente pode chamar de completa. E tomara que ela reapareça em breve.



*****

E uma das figuras mais bacanas da Música Popular Brasileira comemora 64 anos hoje. Alceu Valença nasceu a 01º de julho de 1946, em São Bento do Una, em Pernambuco. Já devo ter assistido a algumas dezenas de apresentações do Alceu, e devo dizer que, junto com Lulu Santos, ele faz o show mais animado no Brasil hoje - excluindo, certamente, as cantoras que fazem música para "adestrar macaco", como diz o Marcelo Nova. Em homenagem ao grande Alceu, vou citar aqui, o meu top 5 de álbuns: "Molhado de suor" (1974), "Vivo!" (76), "Coração bobo" (80), "Estação da luz" (85) e "O grande encontro" (96), esse último ao lado de Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Zé Ramalho.



*****

Bom, além da música de Renato Russo, o que temos para esse dia 01º de julho, hein? Hum, vamos começar então por um dos nomes mais importantes da história do blues. Willie Dixon nasceu a 1º de julho de 1915, no Mississippi. Não vai ser muito difícil você encontrar aí no google, a importância de Dixon para o rock n' roll. Led Zeppelin, The Doors, Rolling Stones, Beatles, The Who... Todas essas bandas beberam da fonte de Willie Dixon. E, nossa, esse você pode dizer que tocava e cantava com a alma. Dixon morreu no dia 29 de janeiro de 1992. O vídeo abaixo faz a gente ganhar o dia.



*****