7 de jun. de 2010

Dolores, Tom Jones, Nara, Skank, Bellini, Cafú, Goonies, Cranberries, Pato Fu, Robbie, Keith, Isley, Sims, Aerosmith, Arcade Fire, Wood, Iron Maiden

O Iron Maiden acaba de revelar a capa e detalhes de seu novo álbum, "The final frontier" (capa acima), que será lançado no dia 16 de agosto. A banda também disponibilizou, em seu site oficial, o áudio da faixa "El Dorado" (com um arranjo diferente do disco). A relação de faixas de "The final frontier" é a seguinte: "Satellite 15....The final frontier", "El Dorado", "Mother of mercy", "Coming home"; "The alchemist", "Isle of Avalon", "Starblind", "The talisman", "The man who would be king" e "When the wild wind blows". A música ora disponibilizada é... bem... bem Iron Maiden...



*****

O guitarrista Ronnie Wood (Rolling Stones) anunciou alguns detalhes de seu novo álbum solo, "Feels like playing". Ainda não há data de lançamento certa, mas as presenças de Slash e Flea (Red Hot Chili Peppers) estão confirmadas. As faixas do CD são as seguintes: "Why’d you wanna do a thing", "Sweetness", "Lucky man", "I gotta go", "Thing about you", "How am I gonna catch you", "Spoonful", "I don't think so", "100%", "Fancy pants", "Tell me something" e "Forever". A faixa "Thing about you" pode ser ouvida aqui.

*****

O Arcade Fire mostrou algumas canções que farão parte de seu próximo álbum, "The suburbs" para 50 fãs em um "show" em Montreal. Quer dar uma olhada? Aqui.

*****

Em entrevista ao Guardian, publicada na sexta-feira passada, Joe Perry disse que dificilmente haverá um novo álbum do Aerosmith. "Até uns dois anos atrás, os fãs perguntavam sobre um novo álbum como os antigos, mas acabou não dando certo. Material novo não é o mais importante. Fizemos isso por muito tempo. Penso nas músicas que compus, e não acho que tenha que tentar novamente. É como Leonardo Da Vinci pintando a 'Madonna' de novo. Por que ele teria que pintar a 'Madonna' novamente?", disse o guitarrista.

*****

E o trailer de "The Sims 3", hein? Já viram?



*****

O leitor Sérgio Oliveira acaba de me enviar e-mail falando sobre a morte de Marvin Isley, baixista do Isley Brothers. Então, fica aqui a nossa homenagem com o vídeo abaixo. RIP!



*****

Dando um tempo dos Rolling Stones, Keith Richards agendou o lançamento do segundo álbum de seu projeto paralelo, Wingless Angels, para o dia 23 de setembro. O Wingless Angels é uma banda formada por Richards e pelo cantor jamaicano Justin Hinds, nos anos 70. "Wingless Angels II" sairá no dia 23 de setembro, e será o primeiro lançamento do grupo em 13 anos. Aguardemos.

*****

Foram anunciados hoje os detalhes de "United Nations Of Sound", álbum de estreia da banda de mesmo nome, formada por Richard Ashcroft (ex-The Verve), Steve Wyreman (guitarra), Paul "DW" Wright (baixo) e Derrick Wright (bateria). O lançamento está previsto para o dia 19 de julho. Gravado entre Londres e Nova York, o álbum foi produzido por No ID, que já trabalhou com Jay-Z. As faixas desse álbum de estreia do United Nations of Sound são as seguintes: "Are you ready?", "Born again", "America", "This thing called life", "Beatitudes", "Good loving", "How deep is your man", "She brings me the music", "Royal highness", "Glory", "Life can be so beautiful" e "Let my soul rest".


*****

"Eu acho que é uma possibilidade genuína." (Zack de la Rocha ao NME, falando sobre a possibilidade de o Rage Against The Machine gravar um novo álbum)

*****

Depois de tanto disse-não-disse, pelo menos metade do Take That original está de volta. Robbie Williams lançará um single composto com o ex-colega de banda Gary Barlow. "Shame" está previsto para o dia 04 de outubro, e trará os dois compositores dividindo os microfones, o que não acontecia desde 1995, quando Williams deixou o Take That. Em tempo, no dia 11 de outubro, será lançado 'In and out of consciousness – The greatest hits 1990-2010", de Robbie Williams. O pacote terá CD e DVD com videoclipes.

*****

"Música de brinquedo" é o nome do próximo álbum do Pato Fu, que será lançado logo após a Copa do Mundo. Gravado basicamente com instrumentos de brinquedo, o release informa que ainda foram utilizados "instrumentos ligados à musicalização infantil como flauta, xilofone, kalimba e escaleta". Mas "o piano de brinquedo, o glockenspiel de latão e o kazoo de plástico foram os reis do pedaço". O vídeo de "Primavera" (de Cassiano e Sílvio Rochael, gravada com muito sucesso por Tim Maia nos anos 70) pode ser visto logo abaixo. Estou curioso... Imagina como não vai ser o show disso?



*****

Outro dia escrevi aqui que hoje é mais fácil ver um show do a-Ha e do Simply Red do que um do Lulu Santos, e muita gente veio me dizer que não concordava. Pois bem, continuo com a mesma opinião, e gostaria de incluir nessa lista de arroz-de-festa o Cranberries, que acaba de marcar novas apresentações no país. No Rio de Janeiro, o show acontecerá no Citibank Hall, no dia 12 de outubro. O repeteco será em São Paulo (Credicard Hall), no dia 14. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 29 de junho. O último show deles por aqui foi em janeiro.

*****

E atenção cinéfilos na casa dos 30, 35 anos! Vocês se lembram do dia em que foram ao cinema para ver um filme que contava a história de uma galera que encontrava um mapa do tesouro no sótão de casa? Aí, eles vão procurar o tal tesouro, só que quase se estrepam com as armadilhas de Willy Caolho e com o jogo sujo dos Fratelli. E dá-lhe Sloth! Pois é. Isso foi há 25 anos, porque no dia 07 de junho de 1985, estreava "Os Goonies" (de Steven Spielberg), um dos filmes mais celebrados dos anos 80. Que saudade daquela época em que as salas de cinema não tinham tecnologia 3D... Ah, e que saudade também dessa musiquinha da Cyndi Lauper...



*****

E a coincidência? Qual é? Bom, depois de Bellini, Mauro, Torres, Dunga e Cafú levantaram as taças de Copa do Mundo para o Brasil. E sabia que o Cafú, o que levantou a taça pela última vez (em 2002) também nasceu em um dia 07 de junho. Mais exatamente no dia 07 de junho de 1970. Ou seja, enquanto o primeiro capitão comemora 80 anos hoje, o último completa 40 anos. Será que tem alguém nascendo hoje que vai ser capitão da seleção daqui a uns 24 anos??



*****

Agora vamos falar um pouquinho de futebol? Uma estranha coincidência envolve esse dia 07 de junho. Daqui a pouco, você vai entender. No dia 07 de junho de 1930, nasceu Hilderaldo Luiz Bellini, o capitão da seleção brasileira que levantou a nossa primeira Copa do Mundo, em 1958. Na hora de pegar a taça Jules Rimet, os fotógrafos pediram para que ele a levantasse para que todos pudessem registrar o momento. Dessa maneira, meio que sem querer, Bellini acabou sendo o pioneiro (e imitado por todos, em qualquer competição esportiva) nessa história de levantar a taça. Bacana, né? Por isso que seus 80 anos merecem ser lembrados.



*****

E o blog do Paulo Marchetti nos lembra que hoje comemoramos os dez anos do lançamento daquele que, pelo menos para mim, é um dos grandes trabalhos do Skank. "Maquinarama" chegou às lojas no dia 07 de junho de 2000. Nesse álbum, a banda mineira deixou o pop mais comercial de lado (estilo "Jackie Tequila", "Garota nacional", "Tão seu", "Saideira") para apostar mais no rock, sem os metais típicos das canções acima citadas. E algumas das melhores músicas de Samuel Rosa & Cia. saíram de "Maquinarama". Sente só: "Três lados", "Ela desapareceu", "Balada do amor inabalável", "Ali"... Só não posso dizer que "Maquinarama" é o melhor álbum do Skank porque, em 2003, seria lançado um tal de "Cosmotron", o grande álbum do pop-rock brasileiro da última década.

*****

Agora vamos voltar para a música brasileira. No mesmo dia que celebramos o nascimento de Dolores Duran, uma de nossas cantoras mais tristes (pelo menos em suas letras), celebramos a morte de Nara Leão, uma de nossas cantoras mais alegres. Nara partiu dessa para melhor no dia 07 de junho de 1989, em decorrência de um câncer no cérebro. Eu tenho aqui as duas caixas com a obra completa da Nara. E não tenho dúvidas em afirmar que ela foi uma de nossas artistas mais completas. Quando a moda era Bossa Nova, ela gravou Nelson Cavaquinho e João do Vale. Quando ninguém mais queria saber de Bossa Nova, Nara mergulhou nas entranhas do estilo criado por João Gilberto, e gravou álbuns sensacionais. Eu vejo a Nara Leão muito mais como uma produtora do que simplesmente uma cantora. Ela tinha uma marca própria, assim como Elis Regina e Cássia Eller. Era inimitável. E faz muita falta. Ainda mais nos dias de hoje, quando cantoras viram celebridades porque conseguem emplacar uma música na novela das oito.



*****

Outra figura bacana que também faz aniversário hoje é o britânico Tom Jones. Antes de se tornar um cantor de cassino, acredite, Tom Jones era um artista, digamos, de respeito. Olha só que músicas bacanas ele escreveu: "It's not unusual", "The green, green grass of home", "I'll never fall in love again", "Can't help yourself" e "She's a lady". Ele ainda faz a festa com essas mesmas músicas (dos anos 60 e 70) na cafonalha de Las Vegas. E hoje, dia em que completa 70 anos, Tom Jones certamente cantará essas canções mais uma vez.



*****

Então, vamos começar os trabalhos normais nesse dia 07 de junho de 2010. E sabe o que comemoramos hoje. O dia da liberdade de imprensa. Êba!! Palmas pra nós. Além disso, também temos um bando de comemorações legais hoje. Vamos começar por uma deusa da MPB? Sim! E o nome dela é Adileia Silva da Rocha, ou, simplesmente, Dolores Duran. Recentemente, saiu um box com oito CDs (acho) muito bacana, com toda a obra dessa artista que, apesar de ter vivido pouco, foi uma das grandes compositoras brasileiras. Ao invés de ficar falando aqui sobre Dolores, que hoje completaria 80 anos de idade, gostaria de transcrever a letra de "Fim de caso", uma de minhas músicas prediletas. E levante o dedo quem já passou por algo mais ou menos assim:

"Eu desconfio que o nosso caso está na hora de acabar
Há um adeus em cada gesto, em cada olhar
Mas nós não temos nem coragem de falar
Nós já tivemos a nossa fase de carinho apaixonado
De fazer versos, de viver sempre abraçados
Naquela base do só vou se você for
Mas, de repente, fomos ficando cada dia mais sozinhos
Embora juntos cada qual tem seu caminho
E já não temos nem vontade de brigar
Tenho pensado, e Deus permita que eu esteja errada
Mas eu estou, eu estou desconfiada
Que o nosso caso está na hora de acabar."

("Fim de caso" - Dolores Duran)



*****

Bom dia pessoal! Como estamos? Nossa, tenho sonhado tanto ultimamente, que nem Freud conseguiria explicar tantos significados...