23 de jun. de 2010

Sérgio Reis, Stu, Duffy, Leandro, Zidane, Beach Boys, Gaga, Soundgarden, Interpol, R.E.M., Tired Pony, Punk, Blink-182

Mark Hoppus confirmou que o Blink-182 vai começar a gravar um novo álbum ainda em 2010. Antes, em julho e agosto, o trio vai fazer uma série de shows. Em setembro, eles farão uma apresentação na Califórnia. "Será só isso em 2010. Por quê? Porque estaremos em estúdio para gravar um novo disco", escreveu o músico em seu blog. O último álbum da banda foi "Blink-182", lançado em 2003.

*****

O que é punk para você. Os especialistas respondem.

*****

E já que estamos falando de R.E.M., hoje foi lançado o videoclipe de "Dead american writers", do Tired Pony, projeto paralelo de Peter Buck e de Gary Lightbody (Snow Patrol), e que, volta e meia, eu falo aqui no blog. Achei bem interessante.



*****

E o R.E.M. agora faz parte da seletíssima Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. E a música escolhida foi...



*****

E que tal o videoclipe de ""Lights", do Interpol? Tão bacana quanto à música, né?



*****

Lady Gaga convidou o cientista Gunther Von Hagens para elaborar o cenário de sua próxima turnê. Para quem não sabe, Von Hagens é especialista em autópsia, tendo, inclusive, feito uma ao vivo em um programa de televisão, no ano de 2002. De repente Lady Gaga quer fazer alguma coisa na linha do "Thriller", de Michael Jackson, né?

*****

O quase-dinossauro Soundgarden vai lançar, depois de 13 anos, uma música inédita. "Black rain" estará disponível a partir de setembro, no "Guitar Hero: Warriors of rock".

*****

"Você mostra o dedo para as pessoas e ganha um camarote? É esse o mundo em que vivemos agora?" (Do humorista Jerry Seinfield, sobre o fato de Lady Gaga ter mostrado o dedo médio durante uma partida do New York Mets, no estádio City Field em Nova York)

*****

Anteontem falei aqui que o Las Vegas Sun tinha publicado que Brian Wilson voltaria aos Beach Boys para uma turnê comemorativa. A notícia existiu mesmo. Mas já foi desmentida por Mike Love. "Não há planos nesse sentido. Ele tem os seus compromissos e lhe desejo sorte", disse Love no seu site. Durou pouco. Pena.

*****

E no meio de Copa do Mundo tem craque fazendo aniversário. Anteontem, foi a vez de Michel Platini. E hoje é dia do maior craque francês de todos os tempos soprar velinhas também. Zinédine Zidane completa 38 anos hoje. Tudo poderia ser mais feliz para ele. Mas a seleção francesa, com esse papelão, não ajudou muito na Copa de 2010. Aliás, acho que a França vai precisar de outro Zidane (ou de outra Copa em casa) para levantar a taça. E vale registrar a coincidência aqui: mais dois craques franceses fazem aniversário hoje também, Jean Amadou Tigana (55 anos) e Patrick Viera (34 anos). Esses honraram a camisa azul da França.



*****

Agora vamos voltar para o sertanejo. Foi no dia 23 de junho de 1998, no meio da Copa da França, que o cantor Leandro, que fazia dupla com Leonardo, morreu. Ele tinha 36 anos, e faleceu em decorrência de um câncer raro no pulmão. O som do Leandro nunca fez meu estilo, mas me lembro que a sua morte foi comovente. Conhecia muita gente que nem eu, que não curtia a música dele, mas foi tudo muito triste mesmo. Certamente um dos fatos mais tristes da música brasileira, assim como o acidente que vitimou os Mamonas Assassinas.



*****

Como hoje o dia está bem eclético, vou homenagear aqui a cantora Duffy, para mim, uma das maiores vozes que surgiram nos últimos anos. Sei que vou causar polêmica, mas acho Duffy superior a Amy Winehouse. O seu primeiro (e único) álbum, "Rockferry" (2008) conseguiu aliar popularidade e qualidade, em canções como "Warwick avenue", "Mercy" e "Stepping stone". Não tem nem 15 dias, Duffy disse que já está preparando um novo álbum para esse ano. Estou ansioso. Ah, e por que estou falando da Duffy? É que hoje ela faz 26 aninhos. Tão novinha e tão competente...



*****

Quem conhece um pouquinho que seja da história dos Beatles já ouviu falar em Stuart Sutcliffe. Assim como Pete Best, Stu também fez parte daquele conjunto de Liverpool. Ele foi o primeiro baixista da banda, e estudou com John Lennon no Liverpool College of Art. A praia de Stu não era a música, mas sim a pintura. Entretanto, ele acabou comprando um baixo para formar uma banda com o seu amigo. Como não tocava nada, ficava de costas para a plateia durante os shows, que, aliás, foram muitos, principalmente nas pocilgas de Hamburgo, onde os Beatles se apresentavam durante umas oito horas por noite, a troca de alguns trocados. Em uma dessas viagens a Hamburgo, Stu se apaixonou por Astrid Kirchherr, e acabou ficando por lá. Mas, poucos meses depois, aos 21 anos, ele morreu devido a uma hemorragia cerebral. Inclusive, tem gente que diz que a tal hemorragia teria sido causada por causa de uma briga entre ele e Lennon. Stu nasceu a 23 de junho de 1940.



*****

E tem gente muito bacana fazendo aniversário hoje. Vamos começar pelo grande Sérgio Reis, que, hoje, completa 70 anos. Sérgio Reis começou a sua carreira como ídolo da Jovem Guarda, mas acabou fazendo sucesso mesmo quando passou a se dedicar à música sertaneja. E aí, foi sucesso atrás de sucesso: "Menino da porteira", "Pinga ni mim", "Panela velha"... Êta cara bacana. Deve ter um ano que li uma frase sua, acho que na Folha, que me chamou a atenção. Depois de um problema grave de saúde, ele disse: "Hoje não como mais, eu me alimento". A frase é simples, mas me passou uma visão muito interessante da vida. Coisa de gente consciente. E espero que Sérgio Reis ainda tenha muitos anos pela frente para soprar aquele berrante.



*****

Bom dia! Como dormiram, hein? Por aqui, tudo bem. Parece que a Copa começou de verdade mesmo... Adorei a Argentina ontem. Só falta o Messi desencantar... Aliás, por falar em Copa do Mundo, fica aqui o registro que, hoje, dia 23 de junho, é o Dia Universal Olímpico. Isso porque o Comitê Olímpico Internacional foi fundado exatamente nesse dia, no ano de 1894. E isso me leva à (má) lembrança de que teremos Olimpíadas aqui no Rio de Janeiro em 2016. Cara, já pensou quanta gente vai faturar uma grana com isso? Tem gente que vai construir patrimônio para dez gerações com tanta roubalheira. Com a Copa de 2014, então, dá pra 20 gerações. Será um superfaturamento e tanto. O pior é que tem gente feliz com isso. Enquanto a mãe morre num hospital público sem médico e sem remédio, e o filho não tem educação porque o professor não vai dar aula, o cara tá feliz porque o nosso Brasilzão vai sediar a Copa e as Olimpíadas. E os seus problemas serão resolvidos. Vai entender... Deve estar todo mundo muito bem de vida mesmo.