24 de jun. de 2010

São João, Vadico, Jeff Beck, Roque Santeiro, Fangio, Riquelme & Messi, Caniggia, Lulu, Brandon, Ozzy, Moska, Paul, Green Day, Björk, Megadeth, QOTSA

O Mario Bros fica muito mais divertido assim...



*****

Falei aqui já deve ter um mês ou mais sobre a edição especial do "Rated R", do Queens Of The Stone Age. Pois agora foram divulgados os detalhes dessa edição de luxo. Para comemorar os dez anos do lançamento, a banda praparou um CD duplo recheado de coisas boas. Além do álbum original remasterizado, o CD duplo, que sai no dia 03 de agosto, trará seis lados B ("Ode to Clarissa", "You're so vague", uma versão ao vivo de "Monsters in the Parasol", uma nova versão de "Born to Hula", e covers "Never say never", do Romer Void, e "Who'll be the next in line", do Kinks), além de nove músicas gravadas ao vivo no Reading Festival, em 2000, época de lançamento do álbum. Esse é para encomendar!

*****

DESESPERO: Já que ninguém vende mais disco, o Arcade Fire resolveu apelar. "The suburbs", novo álbum da banda canadense, que sai lá fora na primeira semana de agosto, terá oito (isso mesmo, OITO!) capas diferentes. Será que vai ter fanático comprando oitos CDs iguais?

*****

Será lançado no dia 07 de setembro, o DVD/BD/CD "Rust in peace live" (capa acima), com o registro da última apresentação da turnê comemorativa dos 20 anos do lançamento de "Rust in peace", do Megadeth. O pacote está previsto para ser lançado no dia 07 de setembro. O show foi gravado no Palladium, em Hollywood, no dia 31 de março. O tempo total do vídeo, que ainda traz cenas de bastidores, é de 80 minutos. No repertório, as nove faixas de "Rust in peace" e mais sete sucessos. Veja a relação completa: "Holy wars... The punishment due", "Hangar 18", "Take no prisoners", "Five magics", "Poison was the cure", "Lucretia", "Tornado of souls", "Dawn patrol", "Rust in peace... Polaris", "Skin O' my teeth", "In my darkest hour", "She-wolf", "Trust", "Symphony of destruction", "Peace sells" e "Holy wars (Reprise)".

*****

Depois de três anos de "Volta", Björk prepara o lançamento de mais um álbum. Um EP na verdade. A cantora islandesa se reuniu com o Dirty Projects para gravar "Mount Wittenberg Orca", que tem sete faixas. Parte dos lucros com a venda do EP será doada para uma campanha de preservação das espécies marítimas. As faixas do álbum, que estará disponível aqui a partir do dia 30, são as seguintes: "Ocean", "On and ever onward", "When the world comes to an end", "Beautiful mother", "Sharing orb", "No embrace" e "All we are".

*****

Durante soundcheck em Dublin, ontem, o Green Day tocou uma música inédita. A gravação está meio tosca, mas dá pra ter uma ideia de "Stay the night", logo abaixo.



*****

O show que Paul McCartney fará no festival Hard Rock Calling, em Londres, no próximo domingo (dia 27/06) será transmitido ao vivo pelo YouTube. O show começa às 20h30 no horário de Londres, 16h30 no horário de Brasília. A apresentação pode ser conferida nesse canal aqui.

*****

Essa é a capa do novo CD do Moska, que chega às lojas na semana que vem, via Biscoito Fino. O álbum é duplo e tem 18 faixas, incluindo "Soneto do teu corpo", "Nuvem", "Sinto encanto" e "Pêndulo".

*****

E o videoclipe do novo single do Ozzy Osbourne, "Let me hear you scream", hein? Mais Ozzy impossível, não?



*****

Brandon Flowers anunciou hoje que o seu primeiro álbum solo, "Flamingo", sai no dia 06 de setembro no Reino Unido, e no dia 14, nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Ele ainda disse que "Flamingo" terá 10 faixas, incluindo o primeiro single, "Crossfire" (que será lançado a 23 de agosto), além de "Jilted lovers and broken hearts", "Welcome to fabulous Las Vegas" e "Playing with fire". Gravado em Las Vegas, o álbum contou com a produção de Stuart Price, Daniel Lanois e Brendan O'Brien.

*****

DE NOVO?: Lulu Santos gravou ontem, aqui no Rio, o seu "Acústico MTV 2". O primeiro é de 2000. Considero o "Acústico" de Lulu muito bom. Foi lançado em DVD e CD duplo com a apresentação completa. Não consegui descobrir o que Lulu gravou nesse segundo volume. Espero que tenha sido algo diferente do que já tem no primeiro. Repertório não falta... Senão, vamos ter a mais uma versão de "Toda forma de amor", "O último romântico", "Tudo bem"... Que tal "Tudo azul", "Papo cabeça", "Brumário", "Manhas e mumunhas"...?

*****

No dia 24 de junho de 1990, Messi estava fazendo três anos, e a seleção argentina lhe deu um presente - será que ele se lembra? Foi nesse dia que a Argentina derrotou o Brasil com aquele célebre gol do Caniggia. Foi injusto, é verdade. O Brasil tinha a fama de retranqueiro por conta da tática adotada pelo técnico Sebastião Lazaroni, e que era seguida a risca por Dunga dentro de campo. Mas, naquela partida, o Brasil jogou bem, atacou muito, e perdeu, pelo menos, uns quatro gols. Como quem não faz leva (meu pai falou isso exatamente cinco minutos antes de Caniggia marcar o gol), o Brasil foi embora pra casa logo nas oitavas de final. E a Argentina chegou à final. Mas perdeu para a Alemanha. Ainda bem. A seleção de Maradona, em 1990 (e bem diferente de 1986), não merecia ganhar aquele título.



*****

E se tem craque no automobilismo argentino, tem craque no futebol também. Aliás, dois craques: Juan Román Riquelme e Lionel Messi. Na verdade, quero falar do segundo. Depois que Zidane se aposentou, eu achava que uma Copa do Mundo não teria mais graça tão cedo. Ainda bem que me enganei. Que delícia ver o Messi em campo. Parece que a bola tá grudadinha no pé dele. E ele faz o que quer. Como dizia Armando Nogueira, um lenço para ele é um latifúndio. Messi ainda não marcou gol nessa Copa. E está merecendo. Mas alguma coisa me diz que a Copa do Mundo reserva algo muito mais especial para ele. E eu estou torcendo como nunca. Messi completa 23 anos, e Riquelme, 32.



*****

Olha só, hoje é um dia para argentino nenhum botar defeito. Sugiro que caso você tenha algo contra nuestros hermanos, nem leia os posts seguintes... Hehe... Pra começar, vamos falar de automobilismo. Hoje celebramos os 99 anos de Juan Manuel Fangio, um dos maiores automobilistas de todos os tempos. O argentino participou de 51 grandes prêmios, com 24 vitórias, 29 pole positions e 5 títulos mundiais (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957). Fangio morreu no dia 17 de julho de 1995, em Buenos Aires.



*****

Sinhozinho Malta, Viúva Porcina, Padre Hipólito, Mocinha Abelha, Dona Pombinha, Dona Matilde, Cego Jeremias, Prefeito Florindo Abelha, Zé das Medalhas, o Lobisomem e... Roque Santeiro! Bom, se você tem pelo menos 30 anos de idade, deve se lembrar de alguns desses personagens. Eu me lembro muito. Eu me lembro que, durante boa parte de "Roque Santeiro", meus pais viajaram e eu dormi na casa da minha avó. Tinha cinco anos. Mas só ia pra cama depois que a novela acabasse. Não consigo ouvir a música-tema de Sá & Guarabyra sem ficar (muito) arrepiado. Bons tempos. E hoje, dia 24 de junho de 2010, faz 25 anos que "Roque Santeiro" estreou na Rede Globo. Logo abaixo, você pode ver exatamente o início do primeiro capítulo de Roque Santeiro.



*****

Da música brasileira para internacional, hoje é dia de dar os parabéns para o grande, magnífico e sensacional guitarrista Jeff Beck, que faz 66 anos hoje. Já escrevi algumas coisas sobre ele aqui. O seu último álbum ("Emotion & Commotion") não me agradou. Beck poderia ter passado sem "Nessun dorma"... Mas se eu for falar aqui da história dele, vou ficar o dia todo escrevendo sobre as suas qualidades. O que falar de álbuns como "Blow by blow", "There and back" e "Wired"? Nada, né? Melhor ouvi-los... E o antológico show no Free Jazz de 1998 (acho!)? Até guitarra ele quebrou no final, no melhor estilo Pete Townshend! Por essas e por outras que ainda estão por vir, muitas felicidades, Jeff Beck!



*****

Quando estava preparando a pré-pauta do blog ontem, fiquei louco com esse aniversário. A gente fala muito de Noel Rosa, mas acaba se esquecendo do seu principal parceiro. Vadico compôs com Noel algumas das pérolas do cancioneiro nacional, como "Conversa de botequim", "Feitio de oração", "Feitiço da Vila", "Pra que mentir", "Tarzã, o filho do alfaiate", entre outras. Pois bem, se vivo fosse, Vadico estaria completando hoje 100 anos. Uma pena que pouca gente vá se lembrar dessa data hoje. Mas fica aqui a minha singela homenagem.



*****

Alguém aqui já leu "A moreninha" (a tia já dizia que esse foi o "primeiro romance escrito no Brasil") ou "O forasteiro"? Haha... Eu já li os dois. Nessas horas, a gente agradece ao Santo Agostinho (ao colégio mesmo). Bom, ambos os livros (além de outros, como "O moço loiro" e "A luneta mágica") foram escritos por Joaquim Manuel de Macedo. E, hoje, dia 24 de junho de 2010, celebramos os 190 anos desse grande escritor, que também foi professor dos filhos da princesa Isabel! Manuel de Macedo é o patrono da cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras.

*****

Bom dia, pessoal. E pode acender a fogueira, preparar a canjica, comprar estalinho, pintar o bigodinho, que hoje é dia de São João! Tudo bem, para mim, uma das muitas coisas desagradáveis que existem é festa de São João. Mas do santo eu gosto. Minha avó também gostava dele. Então, fica aqui a minha homenagem com uma música sugerida pelo colega Leonardo Guedes.