17 de jun. de 2010

JMB, Miles, Pelé, Bussunda, Smurfs, Paul McCartney, Beck, U2, Stones, Whitesnake, Guitar Hero, Dr. Dre & Jay Z, Amy, Guns, The Like

A banda The Like anunciou detalhes de seu novo álbum, "Release me", que chegará às lojas no dia 30 de agosto. Produzido por Mark Ronson, o disco contará com 12 faixas. O conjunto feminino participará dos festivais britânicos de Reading e Leeds, ambos em agosto. Elas também abrirão a turnê europeia dos Strokes, agora no verão europeu. A relação de faixas de "Release me" é a seguinte: "Wishing he was dead", "He's not a boy", "Release me", "Walk of shame", "Narcissus in a red dress", "I can see it in your eyes", "Fair game", "Square one", "In the end", "Trouble in paradise", "Catch me if you can" e "Don't make a sound".

*****

Na boa, bizarro esse Chris Pitman, tecladista da banda de Axl Rose (que ainda insistem em chamar de Guns n' Roses). Repara só no que acontece com ele durante show em Moscou, na semana passada. O que será que aconteceu com ele?? Hein?



*****

BABADO: Amy Winehouse x Enrique Iglesias.

*****

A quem interessar possa, o resultado do encontro de Jay Z e Dr. Dre está no vídeo abaixo. A faixa, ainda inacabada, se chama "Under pressure", e estará presente no álbum "Detox", o primeiro de inéditas de Dr. Dre desde 1999, quando lançou "2001". "Detox" ainda não tem previsão de lançamento, ams deve sair ainda esse ano.



*****

O anúncio abaixo foi feito para o "Guitar Hero World Tour", mas nunca foi ao ar, porque as admiráveis famílias americanas consideraram-no desrespeitoso. Que tal, hein?



*****

Vai um vinhozinho "Whitesnake" aí? É sério mesmo... A banda de David Coverdale resolveu imitar o Iron Maiden e lançar a sua própria safra de vinho. Acho que vou separar 30 dólares e comprar de aniversário pro meu pai. Certamente, ele vai achar uma bosta, mas depois eu guardo a garrafa.

*****

Sai na primeira semana de julho o DVD "Stones in exile" (capa acima), o documentário que mostra os bastidores da gravação de "Exile on main st", um dos álbuns mais cultuados da carreira dos Rolling Stones. O disco foi gravado no ano de 1971, em uma mansão chamada Nellcôte, em Villefranche-sur-Mer (França). Eu não tive chance de ver o documentário, que já passou no Multishow, mas as críticas que li (no Brasil e lá fora) foram bem boas. Além do documentário, o DVD traz nos extras entrevistas com Keith Richards, Bill Wyman, Mick Taylor, Anita Pallenberg, Charlie Watts, Mick Jagger e Ronnie Wood.

*****

"Eu quero ser muito famosa/ E ter o seu amor/ Mas quero sentar no sofá do Jô/ Eu quero casar com você/ Estar na TV". Essa é a letra da música nova da Claudia Leitte. Nem sei porque perdi tempo escrevendo isso. Mas fico com raiva quando vejo um LIXO desses fazendo sucesso, enquanto tanta coisa boa não tem chance de aparecer.

*****

O cancelamento da turnê norte-americana do U2 custou 250 milhões de reais à banda irlandesa. Nunca vi uma coluna valer tanto. (Se minhas cinco hérnias de disco valessem, cada uma, mil pratas, eu já estava satisfeito.) E olha que foram cancelados "somente" 16 shows. Imagina se a turnê europeia, que começa em agosto, for por água abaixo também? O empresário Paul McGuinness disse que a manutenção da turnê vale, mais ou menos, um milhão de reais por dia, com ou sem show. Se eu fosse o Bono, subiria no palco do Estádio Olímpico de Turim, no dia 06 de agosto, até de cadeira de rodas.

*****

No início desse ano, Beck se reuniu em estúdio com Sergio Dias (dos Mutantes), Liars e St Vincent para regravar o álbum "Kick", do INXS. Antes disso, no ano passado, Beck se encontrou com o MGMT, além de Devendra Banhart e integrantes do Wolfmother e do Little Joy, para gravar "Songs Of Leonard Cohen", álbum lançado por Leonard Cohen em 1968. A ideia de Beck, nesse projeto "Record club", é exatamente se reunir com alguns colegas para gravar, sem ensaio, um álbum completo de algum artista, em 24 horas. Para o próximo álbum, Beck já convocou Thurston Moore (Sonic Youth) e Tortoise (Chicago), mas ainda não sabe qual o disco que vão regravar. Quando souber de alguma coisa, posto aqui. Mas acho que seria muito bacana que fosse algum álbum de David Bowie... "Low"... Imagina?

*****

Paul McCartney revelou que está escrevendo música para um balé. Sim, um balé. Ele não deu mais detalhes, mas disse à BBC que está "entusiasmado". "Eu me interesso em fazer coisas que nunca fiz antes", disse. Ainda não há previsão de estreia desse balé. Mas será bem curioso quando acontecer.

*****

Só para dar água na boca... O primeiro teaser trailer dos Smurfs.



*****

Em junho de 2006, na época da Copa da Alemanha, estava trabalhando na Folha, lá em São Paulo. Numa sexta, voltei para o Rio de madrugada. Logo que cheguei em casa, liguei o computador e vi que o Bussunda tinha morrido. Não conheci o cara, mas o meu fim de semana acabou naquele momento. Deus deveria sancionar uma lei que proibisse que humoristas (humoristas de verdade) morressem. Coincidentemente, estou lendo a biografia do Bussunda ("A vida do Casseta"), escrita por Guilherme Fiuza, e estou achando bem bacana. A leitura está meio lenta por conta da Copa, mas, quando terminar, eu comento aqui.



*****

E por falar em Copa do Mundo, no dia 17 de junho de 1962, o Brasil vencia a Tchecoslováquia, em Santiago, e sagrava-se bicampeão do mundo. O jogo terminou com o placar de três a um, com os gols brasileiros assinalados por Amarildo, Zito e Vavá. Na semana passada, estava vendo o filme oficial dessa Copa (que a revista Placar lançou em uma edição sensacional, assim como de todas as outras Copas), e a elegi como uma das minhas prediletas. A imagem é em preto e branco, e algo parece meio distante no tempo - é uma sensação diferente de quando vimos os filmes das Copas de 94, 82 ou até mesmo de 70, por exemplo -, mas, nossa, o que foi o Garrincha naquela Copa? Sinto falta de um craque assim, que entre para a história de uma Copa. Acho que o último foi o Maradona, em 1986. (No vídeo abaixo, repare no primeiro gol do Brasil, de Amarildo. Bem parecido com o do Maicon, na última terça-feira...)



*****

Vou te dizer que muita coisa aconteceu nesse 17 de junho de 1970. No mesmo dia em que Elis Regina teve filho, e que Miles Davis gravou "At Filmore", Pelé protagonizou um dos lances mais bonitos de sua carreira. Foi durante o jogo Brasil x Uruguai, pelas semifinais da Copa de 70. Ele deu um drible da vaca no goleirão Mazurkiewsky e chutou a bola bem rente à trave. Foi um dos não-gols mais lindos de todos os tempos. (E o mais impressionante, repare, é que na hora do drible, ele nem toca na bola... Gênio.)



*****

Volta e meia eu falo de Miles Davis por aqui. É impressionante como sempre tem algo bacana para escrever sobre ele. Seja anunciar o relançamento de alguma edição especial de algum álbum seu ("Bitches brew" vem aí) ou relembrar alguma data. E hoje é dia de lembrar que, exatos 40 anos atrás, Miles Davis subia ao palco do lanedário Filmore East para gravar o antológico álbum "Miles Davis at Filmore". As gravações aconteceram durante quatro apresentações, entre os dias 17 e 20 de junho de 1970. Na ocasião, Miles estava lançando "Bitches brew", que foi um dos precursores do chamado jazz fusion. O álbum contou com a produção de Teo Macero, e músicos como Steve Grossman, Chick Corea, Keith Jarrett, Dave Holland, Jack DeJohnette e o brasileiro Airto Moreira. Fala sério... Pode até soar um pouco estranho para os ouvidos menos acostumados, mas não tem como ser ruim.

*****

Bom, agora então vamos começar a falar de assuntos sérios. E hoje te gente bacana fazendo aniversário? Tem... (...resposta no estilo do auditório do Silvio Santos...) Então vamos falar de João Marcelo Bôscoli, músico, prodtor, empresário, filho de Elis Regina e de Ronaldo Bôscoli, e um dos chefões da gravadora Trama, que está sempre lançando coisas bacanas por aí. Se tem um tipo de gente que achava que nunca homenagearia aqui nesse blog é executivo de gravadora. Não abri exceção para o JMB. Antes de executivo, ele é um cara que realmente gosta de música. Por isso, os seus 40 anos não passam em branco por aqui. (E quem quiser ver a entrevista completa abaixo, com Juca Kfouri, é molinho encontrar no YouTube.)



*****

Ah, bom dia, pessoal! Que dia bonito, hein? Fim de semana chegando, Argentina jogando bonito, bons sonhos na noite... É... Ontem, eu estava preparando a pauta para hoje, e vi que a Disneylândia (o parque original, que fica na Califórnia) completa 55 anos nesse dia 17 de junho de 2010. Resultado: sonhei a noite toda com esse parque. Fiz um tour completo e cheguei à conclusão de que posso ficar uns 20 anos sem voltar para lá. Já foi tudo muito bem visto nesse sonho. (Nem sei porque estou escrevendo essa baboseira aqui.)