5 de jun. de 2010

Erasmo, Wanderléa, João Nogueira, TV Pirata, Edinho, Stones, Steve Vai, QOTSA, Morengueira, Harry Potter, Lou Reed, R.E.M., Beatles + OutKast, Copas

LIVRO DA SEMANA: O livro dessa semana, na verdade não é apenas um livro e nem da semana. Escolhi uma dobradinha de livros que li faz uns dois meses para falar um pouquinho hoje: "As melhores seleções estrangeiras de todos os tempos" (Mauro Beting) e "As melhores seleções brasileiras de todos os tempos" (Milton Leite), ambos lançados pela editora Contexto. Começando pelo livro das seleções brasileiras, ele apresenta os escretes de 1958, 62, 70, 82, 94 e 02. O texto é leve e bom de ler, mas, no entanto, peca um pouco pela ausência de muitos detalhes, bem diferente do livro das seleções estrangeiras, no qual Mauro Beting destrincha todos os jogos (desde as eliminatórias) das seleções analisadas, desenha os esquemas táticos e ainda apresenta um longo perfil do craque de cada time - as seleções escolhidas por ele foram Hungria-54, Inglaterra-66, Holanda-74, Alemanha-74, Itália-82, Argentina-86 e França-98.Já Milton Leite optou por traçar perfis dos jogadores que ficaram ausentes das Copas, como Careca em 1982 e Ricardo Gomes em 1994. Para cada um dos jogadores que participaram, ele dedicou pequenas biografias (burocráticas). Não deu para entender. Ah, e para ficar legal no clima da Copa, também recomendo "Os 55 maiores jogos das Copas do mundo", do mestre Paulo Vinicius Coelho, o PVC, editado agora pela Panda Books. Essa é a segunda edição. A primeira, lançada antes da Copa de 2006 tinha 50 jogos. Ele incluiu mais cinco de 2006. Tomara que se anime a lançar uma super edição com 100 jogos após a Copa da África.

*****

Fãs dos Beatles e do OutKast: o que acharam dessa versão de "All together now", cantada por Andre 3000?



*****

UMA MÚSICA PRO FINAL DE SEMANA: Para um sábado cinza, frio e chuvoso, "Find the river", do R.E.M., cai bem demais.



*****

Ontem, Lou Reed e Laurie Anderson fizeram um show para cachorros em Sydney, na Austrália. Quer saber o que eles - os cachorros - acharam?



*****

Fãs de Harry Potter, já viram o trailer do game "Harry Potter and the deathly hallows - Part 1"? A EA Games promete lançá-lo até o final do ano (provavelmente novembro, quando estreia a primeira parte das "Relíquias da morte"), para as plataformas PlayStation 3, Xbox 360, Wii, Nintendo DS, Windows PC e celulares. Haverá também um game para a parte 2 do filme, que chega aos cinemas em julho do ano que vem. Pela primeira vez, Harry Potter terá um game ambientado fora de Hogwarts.



*****



*****

Ladeira abaixo.

*****

E finalizando as efemérides desse fim de semana, vamos relembrar o grande Moreira da Silva, que morreu no dia 06 de junho de 2000, ou seja, um dia depois de João Nogueira. E não é que o malandro, que fumava e bebia, viveu 98 anos?? O carioca do Morro do Salgueiro, também conhecido como Kid Moringueira, foi o criador do samba-de-breque, e compôs "Implorar", "Acertei no milhar" e "O rei do gatilho". Mas o disco dele que eu mais gosto, foi gravado ao lado de Dicró e Bezerra da Silva. "Os 3 malandros in concert" saiu em 1995 e era uma paródia aos álbuns gravados por Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras, "The 3 tenors in concert".



*****

E amanhã um dos meus álbuns prediletos de rock faz 10 anos. "Rated R", do Queens Of The Stone Age chegou às lojas dos Estados Unidos no dia 06 de junho 2000. Logo no ano seguinte, eles vieram para tocar aqui no Brasil, no Rock in Rio. O show deles acabou ficando mais marcado pela nudez do baixista Nick Olivieri, que teve que ir direto para a delegacia após a apresentação da banda. Foi uma pena. Mas quem prestou atenção, pôde ouvir boa parte das ótimas canções de "Rated R", como "Feel good hit of the summer", "The lost art of keeping a secret" e "Monsters in the Parasol". O QOTSA prometeu uma edição especial, com bônus, de "Rated R", até o final do ano.

*****

Cinco anos antes de "(I can't get no) Satisfaction" ser lançado, com o seu clássico riff de guitarra, um dos grandes guitarristas nascia. Steve Vai é doutor em música, e um dos grandes guitarristas virtuosos da história. Steve Vai tocou com meio mundo (Ozzy Osbourne, Frank Zappa, John Lydon, David Coverdale, Dave Lee Roth), mas, para mim, o seu grande trabalho ainda é o G3, ao lado de Joe Satriani e de Eric Johnson.



*****

Agora vamos partir para as comemorações de amanhã? E o que temos para o dia 06 de junho? Hum, vamos voltar para a música. Sabe qual clássico completa 45 anos de vida amanhã? Simplesmente o maior sucesso dos Rolling Stones. Aquele que Keith Richards sonhou com o riff inicial. Aquele que fez tremer as arquibancadas de concreto do Maracanã em dois shows em 1995. Aquele que os coroas e as crianças dançam... Enfim...



*****

Agora o assunto é futebol. Sabe quem faz 55 anos hoje? Se você torce para o Fluminense, tem obrigação de saber. Edino Nazareth Filho, ou simplesmente Edinho, nasceu no Rio de Janeiro, a 05 de junho de 1955. Jogou no Udinese, no Grêmio e no Flamengo, mas foi no Fluminense onde fez mais história. E no Flamengo, ele também foi campeão brasileiro em 1987. Além disso tudo, Edinho jogou na seleção brasileira. Na Copa de 1986, inclusive, foi capitão do time - ele também participou das Copas de 1978 e de 1982. No momento, Edinho é treinador do Joinville, de Santa Catarina. Abaixo, o gol de Edinho em cima do Vasco da Gama, e que deu o título carioca ao tricolor em 1980.



*****

Agora, vamos partir para a televisão. No dia 05 de junho de 1988, estreava um dos programas mais emblemáticos da história da televisão brasileira. "Fogo no rabo", "TV Macho", "As presidiárias", "Morro do Macaco Molhado", "Piada em debate", "O segredo de Darcy"... Nossa, é muito difícil escolher o melhor quadro do TV Pirata. E olha só o timaço de atores que fazia o programa: Luiz Fernando Guimarães, Marco Nanini, Marisa Orth, Denise Fraga, Débora Bloch, Ney Latorraca, Louise Cardoso, Cláudia Raia, Regina Casé, Guilherme Karan, Diogo Vilela, entre outros. Entre 1988 e 1992, era obrigatório: aqui em casa, todo mundo parava de fazer o que estivesse fazendo para ver TV Pirata. E não tem muito tempo, estava revendo o DVD duplo com os melhores momentos do programa. De quebra, ainda tinha a íntegra de "Fogo no rabo". Lógico que fiquei uma noite sem dormir.



*****

Dia feliz para a Jovem Guarda, mas triste para o samba. Em 05 de junho de 2000, morria João Nogueira. Hoje muita gente o conhece como o pai de Diogo Nogueira. Mas seria bem melhor se o conhecesse por conta de clássicos como "O poder da criação", "Batendo a porta", "Espelho", "Mineira", "Súplica", "Eu hein, Rosa!", "As forças da natureza"... Ao invés de um minuto de silêncio, logo abaixo você encontra três minutos e quarenta e dois segundos do melhor samba.



*****

E vamos continuar no clima Jovem Guarda? Hein? Então também vamos dar os parabéns para a nossa Ternurinha. Wanderléa Charlup Boere Salim nasceu em Governador Valadares, no dia 05 de junho de 1946. "Pare o casamento", "Ternura", "Prova de fogo", "Acho que vou lhe esquecer" e "Exército do surf" são alguns dos sucessos interpretados por Wandeca. No programa "Jovem Guarda", ela era peça central, ao lado Erasmo e de Roberto Carlos. Certamente a Jovem Guarda não teria a mesma graça sem ela.



*****

E vamos começar por onde nesse dia da ecologia? Hein? Hum, tem artistas que a gente não precisa esperar uma data redonda de aniversário para lembrar aqui. Se está fazendo 69 anos hoje, por que esperar os 70 em 2011? E esse é o caso no nosso amigo, nosso amigo de fé, nosso irmão camarada Erasmo Carlos. O nosso querido Tremendão completa 69 anos em plena forma, rodando o país com a turnê do bom disco "Rock' n' roll" (2009). Minha mãe um dia me disse que quando eu era bem pequeno (tipo uns três anos), e a Barra da Tijuca ainda era deserta, a gente sempre encontrava o Erasmo no supermercado. Um dia, ele veio brincar comigo. E eu comecei a chorar... Hahaha... Babacão, né?



*****

Oba! Boa tarde, pessoal! Como vamos? Muita música nesse fim de semana frio?

Nenhum comentário: