14 de jun. de 2010

Borges, Paralamas, Mancini, Rory Gallagher, Duran Duran, Leila Pinheiro, Strokes, Ozzy, Brandon, Blondie, Pink, Coldplay

O Coldplay está em estúdio, na cidade de Budapeste, gravando o sucessor de "Viva la vida", com os produtores Brian Eno e Markus Dravs. No blog do site oficial da banda, há novas informações no sentido de que "as canções ainda não assumiram a forma final". E completa: "Mas não é impossível concluir que elas são abslutamente matadoras". No momento, Chris Martin e companhia estão de folga por duas semanas - será que é por conta da Copa do Mundo? Ainda não há previsão para o lançamento do álbum, mas muito tem se falado que seria ainda em 2010.

*****

Quer ver um jeito diferente de começar um show? Assim foi o início da apresentação da cantora Pink no festival de Ilha de Wight, nesse fim de semana.



*****

E para quem estava com saudades do Blondie, segue abaixo o novo single da banda, "What I heard", que fará parte do próximo álbum, "Panic of girls", que chega às lojas em setembro.



*****

E que tal o primeiro single de Brandon Flowers, "Crossfire"? The Killers puro, na minha opinião...



*****

COISAS DO THE SUN: Deu no tabloide britânico que Ozzy Osbourne fará um teste no valor de 27 mil libras (aproximadamente 71 mil reais) para "descobrir" como é que ele conseguiu sobreviver a tantos excessos. Uma empresa norte-americana vai mapear o seu código genético e concluir como é que o seu corpo resistiu a tantas drogas. Keith Richards e Bob Dylan, que tmbém já passaram do prazo de validade há tempos, deveriam fazer o mesmo. A humanindade agradece.

*****

Agora a gente pode ver a volta dos Strokes com qualidade boa. O vídeo abaixo foi extraído da apresentação da banda, no fim de semana passado, no festival de Isle of Whight. Já estou com saudades dos Strokes aqui no Brasil. Será que rola num Planeta Terra da vida?



*****

Também na semana que vem chega às lojas, via Biscoito Fino, um álbum que tem tudo para ser o lançamento mais digno em homenagem aos 50 anos que Renato Russo completaria em março. Em "Meu segredo mais sincero", Leila Pinheiro interpreta 15 canções da Legião Urbana, de "Ainda é cedo" à "Quando você voltar", passando ainda por "La solitudine", que Renato gravou em sua carreira solo. O álbum ainda conta com as participação especiais de Herbert Vianna e de Dado Villa Lobos. A relação de faixas do álbum é a seguinte: "Ainda é cedo", "Índios", "Quando você voltar", "O teatro dos vampiros", "Angra dos Reis", "Daniel na cova dos leões", "Hoje", "Pais e filhos", "Tempo perdido", "Há tempos", "Metal contra as nuvens", "Eu sei", "Andrea Dória", "La solitudine" e "Perfeição (Vinheta)".

*****

Chega às lojas na semana que vem o DVD "Duran Duran at Budokan" (capa acima). O DVD mostra o Duran Duran em cima do palco do tradicional ginásio em Tóquio, no dia 12 de julho de 2003, na turnê comemorativa dos 25 anos de sua carreira - e cujo DVD oficial "Live from London" já foi lançado. No vídeo ora editado pela Coqueiro Verde, aparecem 14 faixas, que são as seguintes: "Hungry like the wolf", "Planet Earth", "Come undone", "What happens tomorrow", "New religion", "Virus", "Is there something I should know?", "Ordinary world", "Notorious", "Wild boys", "Careless memories", "Rio", "The reflex" e "Girls on film".

*****

E para finalizar as efemérides desse 14 de junho, vamos relembrar os 15 anos da morte de Rory Gallagher, um grande guitarrista (e solista) irlandês. Pois é, muito antes de o U2 existir já havia música boa na Irlanda...



*****

Olha, eu duvido que você nunca tenha escutado, pelos menos uma vez na sua vida, os temas de Peter Gunn ou da Pantera Cor-de-Rosa. Bom, o que os dois têm em comum é que foram escritos pela mesma pessoa. Henry Mancini se notabilizou como um dos mais importantes compositores norte-americanos. Sabe quantos prêmios Grammy o cara levou pra casa? Vinte e seis! Tá bom pra você? E, além dos temas acima citados, Mancini também compôs pelo menos mais duas pérolas: "Moon river" (inesquecível tema do inesquecível filme do inesquecível livro "Bonequinha de luxo") e "The days of wine and roses". Mancini morreu no dia 14 de junho de 1994, E, veja bem, ouvindo essas canções novamente, a gente pode dizer que ele faz falta demais.



*****

O dia 14 de junho também é muito importante para o Rock Brasil. Sabe o motivo? O precioso blog do Paulo Marchetti nos lembra que nesse mesmo dia, em 1983, os Paralamas do Sucesso lançaram o seu primeiro compacto, que contava com as músicas "Vital e sua moto" e "Patrulha noturna". Depois disso... Bom, depois disso é história. Vamos relembrar?



*****

Com o aniversário da morte de Borges, bem que o dia 14 de junho poderia ser o dia do escritor. Mas não é. Em compensação, descobri que hoje comemoramos algo bem inusitado: o dia do solista. Procurei o motivo da escolha desse dia, mas não descobri. Enfim, poderia ficar o dia inteiro aqui citando os meus solistas e os meus solos prediletos. Mas preferi escolher um vídeo:



*****

"Naquele preciso momento o homem disse:
'O que eu daria pela felicidade
de estar ao teu lado na Islândia
sob o grande dia imóvel
e de repartir o agora
como se reparte a música
ou o sabor de um fruto.'
Naquele preciso momento
o homem estava junto dela na Islândia."
("Nostalgia do presente")


Esse poeminha, tão curto, é um dos meus preferidos. E o seu autor é um argentino que partiu dessa para melhor há exatos 14 anos. O seu nome não é muito difícil de imaginar, né? Jorge Luis Borges nasceu em Buenos Aires, no dia 24 de agosto de 1899, e morreu em Genebra quase 87 anos depois. Modernista, Borges foi o maior escritor da história da Argentina, atuando em todas as posições: poeta, ensaísta, crítico, tradutor... Enfim, completo.