18 de mai de 2010

Piave, Wakeman, Morelenbaum, Ian, Ramones, Dias Gomes, Domingos da Guia, Klaxons, Costello, Stones, Gorillaz, Pearl Jam, Rush, Ozzy, STP, R.E.M.

Dando continuidade ao lançamento de edições de luxo dos seus álbus mais antigos, o R.E.M. agora ataca com "Fables of the reconstruction", de 1985. A nova edição, dupla, sai no dia 13 de julho. O CD 1 conta com o álbum (que tem músicas como "Life and how to live it", "Auctioneer", "Maps and legends" e "Driver 8") remasterizado. Já o segundo CD terá 14 versões demo - pena que não é nenhum show da época - registradas antes da gravação do álbum, que aconteceu em Londres. No encarte, um texto do guitarrista Peter Buck, sobre a gravação. No mesmo dia, haverá o lançamento do vinil em 180 gramas. O CD "The Athens demos" trará a canção "Throw those trolls away", absolutamente inédita. O repertório completo do CD bônus é o seguinte: "Auctioneer" [demo version]; "Bandwagon" [demo version]; "Can't get there from here" [demo version]; "Driver 8" [demo version]; "Feeling gravity’s pull" [demo version]; "Good advices" [demo version]; "Green grow the rushes" [demo version]; "Hyena" [demo version]; "Kohoutek" [demo version]; "Life and how to live it" [demo version]; "Maps and legends" [demo version]; "Old man Kensey" [demo version]; "Throw those trolls away" [demo version]; e "Wendell Gee" [demo version].

*****

E a música nova do Stone Temple Pilots, hein? "Take a load off" já pode ser escutada aqui. Eu achei legal. Estou ansioso para ouvir o disco.

*****

Ozzy Osbourne anunciou o lançamento de edições especiais de seus álbuns "Blizzard of Ozz" e "Diary of a madman". Os discos serão remasterizados e contarão com as participações dos músicos originais Bob Daisley (baixo) e Lee Kerslake (bateria). As edições em CD lançadas em 2002, após uma pendenga judicial, contaram com as bases regravadas pelo baixista Robert Trujillo e pelo baterista Mike Bordin. Ainda não há data de lançamento prevista, mas acontecerá até o final do ano.

*****

O Rush divulgou a data de lançamento de seu novo vídeo, "Beyond the lighted stage". O vídeo chegará às lojas, em DVD e em BD, no dia 05 de julho. Além do filme que conta a trajetória da banda canadense, o DVD e o BD terão um hora de extras, que são os seguintes: "Being bullied and the search for the first gig", "Reflections on the album 'Hemispheres'"; "'Presto' and 'Roll The bones' rap"; "The RUSH fashion"; "Hobbies on the road"; "RUSH trekkies"; "Pre gig warm-up"; "'Best I can' (never-before-seen footage w/ original drummer, John Rutsey from 1974); "'Working man' (never-before-seen footage w/ original drummer, John Rutsey from 1974); "'La Villa Strangiato' (Live at Pinkpop Festival in Holland from 1979 - first time this epic song was captured on video); "'Between the sun and moon' (Hartford, CT - from the band’s first show back after hiatus in 2002); "Dinner with RUSH at a hunting lodge"; "'Far cry' live from the ‘Snakes & Arrows’ DVD; "'Entre Nous' live from the ‘Snakes & Arrows’ DVD; "'Bravado' (rare live version previously only available on the R30 Blu-ray version); "'YYZ' (rare live version previously only available on the R30 Blu-ray version).

*****

E que tal o Pearl Jam tocando Van Halen na sua nova turnê?



*****

Conhecem a versão alternativa de "Glitter Freeze", do Gorillaz? A faixa tem participação especial de Mark E. Smith. Achei melhor do que a original.



*****

Hoje foi lançada, mundialmente, a edição de luxo do clássico "Exile on main st.", dos Rolling Stones. Algumas lojas virtuais já têm em pronta entrega, inclusive. Aqui no Brasil, chegou a versão dupla, com o CD original, e mais um de raridades. Lá fora, tem a versão com um DVD que apresenta um documentário de 30 minutos. Por que também não foi lançada a edição com DVD aqui no Brasil? Será que a gravadora vai esperar que os fãs dos Rolling Stones comprem a versão do CD duplo, para, um mês depois, lançar a edição com o DVD e, assim, obrigar os fãs a comprar de novo? É capaz. Até mesmo porque isso tem acontecido com muita frequência por aqui. Os fãs de verdade, que querem comprar a versão com tudo que tem direito, são sempre prejudicados.

*****

Já viram as capas de disco "mais sexies" de todos os tempos? Aqui!

*****

Adorei esse videoclipe do Here We Go. O diretor Nat Livingston Johnson usou uma câmera JVC Videomovie de 1984, a mesma que Marty McFly carregava de um lugar a outro no filme "De volta para o futuro". Veja como o resultado ficou legal..



*****

É muito triste que, em pleno ano de 2010, artistas ainda tenham que cancelar shows em outros países por questões políticas. O último a tomar tal atitude foi Elvis Costello, que cancelou duas apresentações em Israel. Triste. A explicação do cantor pode ser lida aqui.

*****

NOVELA CANECÃO: Capítulo três.

*****

Essa coisa de banda voltar deve ser tão lucrativo que até mesmo Paul McCartney disse que se John Lennon e George Harrison estivessem vivos, os Beatles certamente já teriam voltado em alguma ocasião. Em entrevista ao The Mail, Paul disse que houve convites para os Beatles voltarem a se apresentar juntos nos anos 70. "Naquela época, julgamos não ser uma boa ideia. Mas o tempo passou. Se fosse hoje, seria mais fácil acontecer."

*****

PARECE QUE AGORA VAI: Depois de tantos adiamentos, agora é pra valer. O Klaxons deve colocar novo álbum na praça muito em breve. Jamie Reynolds, James Righton, Simon Taylor-Davies e Steffan Halperin agendaram quatro shows em pequenas cidades inglesas para testar o repertório do sucessor de "Myths of the near future". O segundo álbum ainda não tem título, mas a banda já confirmou participação nos festivais de Reading e Leeds, em agosto.

*****

Rolando a bola para o futebol, hoje também vamos nos lembrar de Domingos da Guia. Hoje faz 10 anos que o ex-zagueiro, que defendeu as cores de times como Nacional (Uruguai), Boca Juniors (Argentina), Vasco da Gama, Flamengo, Corinthians e seleção brasileira, morreu. Pela seleção, o pai de Ademir da Guia jogou 30 vezes, tendo participado da Copa de 1938, na qual o Brasil terminou na terceira posição.



*****

Mudando o assunto para a literatura, hoje faz 11 anos que o grande Dias Gomes morreu. O escritor foi responsável por coisinhas como "O bem amado", "Roque Santeiro", "Bandeira 2", "Saramandaia" e "O pagador de promessas". E com essas novelinhas meia-boca de hoje, dá para sentir quanta falta ele faz para a televisão, não?



*****

E como uma coisa vai puxando a outra, agora vamos do pós-punk ao punk. No dia 18 de maio de 1989, os Ramones colocavam nas lojas um de seus álbuns mais bacanas, pelo menos na minha opinião. "Brain drain" tem algumas das minhas músicas prediletas dos Ramones, como "I believe in miracles", "Pet sematary", "Ignorance is bliss" e "Come back, baby". Aliás, eu gosto tanto de "Brain drain", que, na última vez que os Ramones tocaram aqui, eu levei uma velha cópia desse vinil para que eles autografassem depois do show. Consegui o autógrafo dos quatro, e guardo a relíquia a sete chaves. A contracapa autografada está aí em cima. Fiz uma cópia só para deixá-los com inveja... Hahaha...

*****

E vamos partir para a Inglaterra. Mais especificamente a cidade de Manchester. Foi lá onde Ian Curtis nasceu e se tornou um ícone a frente do Joy Division. A carreira foi curtinha - Ian se suicidou aos 23 anos de idade -, mas a sua obra é adorada até hoje. Pode até parecer inexplicável como é que um artista que lançou apenas dois álbuns pode permanecer tão relevante 30 anos após o seu desaparecimento. Mas se você colocar "Unknown pleasures" (1979) e "Closer" (1980) para rodar, vai entender. Talvez a sonoridade sombria do Joy Division tenha sido a melhor tradução da Grã-Bretanha na segunda metade da década de 70, no período entre a volta ao poder dos trabalhistas e o Thatcherismo, passando pelo "inverno do descontentamento" e uma economia em frangalhos. As letras expressavam bem o que os ingleses queriam ouvir naquele momento. Ian morreu há 30 anos, no dia 18 de maio de 1980. E o seu legado foi tão importante que os integrantes do Joy Division mudaram o nome da banda para New Order, após a sua morte.



*****

Agora no Brasil, também não podemos nos esquecer de Jaques Morelenbaum, um dos grandes músicos do país. Arranjador, maestro, produtor, compositor e violoncelista, Jaquinho já tocou com todo mundo da nossa MPB, além de alguns dos mais renomados músicos estrangeiros. Dá uma olhadinha na lista: Tom Jobim, Caetano Veloso, Sting, Paula Morelenbaum, Ryuichi Sakamoto, Gal Costa, Dulce Pontes, David Byrne, Cesária Évora, Mariza, entre outros. O vídeo abaixo foi extraído de uma apresentação de Morelenbaum, que contou com vários convidados especiais, no saudoso Heineken Concerts, que acontecia no não menos saudoso Metropolitan. Jaquinho participou da edição de 1995. Eu me lembro bem desse show. Tem 15 anos, mas parece que foi ontem. Jaquinho, que também fez parte da banda A Barca do Sol, completa 66 anos hoje.



*****

Os fãs de rock progressivo também podem comemorar nesse 18 de maio. Hoje, Rick Wakeman completa 61 anos de idade. Seja tocando teclado no Yes ou em sua carreira solo, Wakeman conquistou muitos fãs que curtem aquelas suas viagens mucho locas, tipo essa aí abaixo.



*****

Quem curte ópera aqui pode comemorar. Hoje, celebramos o bicentenário de um de seus libretistas mais famosos. Francesco Maria Piave nasceu na ilhota italiana de Murano, no dia 18 de maio de 1810. Ele trabalhou com compositores como Giovanni Pacini, Saverio Mercadante, Federico Ricci e Michael Balfe, mas o seu parceiro mais importante foi Giusepe Verdi, com quem trabalhou junto nas óperas "Ernani", "I due foscari", "Atilla", "Macbeth", "Il corsaro", "Stiffelio", "Rigoletto", "La traviata", "Simon Boccanegra" e "La forza del destino". E para Francesco Maria Piave, o nosso brinde...



*****

Opa! Bom dia, pessoal. E o que que tem pra hoje, hein? Sabia que dia 18 de maio é do Dia do vidreiro? Não sei muito qual é a do vidreiro não, mas, de qualquer forma, parabéns.

Nenhum comentário: