19 de mai. de 2010

Sá-Carneiro, Malcolm X, Vinhas, Cacá Diegues, Townshend, Dire Straits, Hook, MGMT, Cyndi Lauper, Scissor Sisters, Axl, Guns, Amy, Aerosmith

O Aerosmith iniciou ontem a sua turnê 2010 na Venezuela. Se você vai aos shows nos dias 27 ou 29 (em Porto Alegre e São Paulo, respectivamente), seria bom decorar o repertório (apesar de ele ser óbvio demais, como sempre acontece em qualquer turnê da banda): 1) "Back in the saddle", 2) "Love in an elevator", 3) "Falling in love (Is hard on the knees)", 4) "Walkin' the dog (Rufus Thomas cover), 5) "Pink", 6) "Chip away the stone", 7) "Dream on", 8) "Livin' on the edge", 9) "Crazy", 10) "Cryin'", 11) "Rag doll", 12) "I don't want to miss a thing", 13) "Sweet emotion", 14) "Stop messin' around" (Fleetwood Mac cover), 15) "Last child", 16) "Baby, please don't go" (Big Joe Williams cover), 17) "Draw the line", 18) "Walk this way" e 19) "Train kept A-rollin'" (Tiny Bradshaw cover).

*****

UMA NOTÍCIA REALMENTE DIFERENTE SOBRE AMY WINEHOUSE: Aqui.

*****

NÃO SE FAZ MAIS ÍDOLOS COMO ANTIGAMENTE: Para a gravadora Sony, Susan Boyle é mais popular que Michael Jackson. Parei.

*****

A MÚSICA QUE NÃO SAI DA CABEÇA: "And the world laughs with you", Flying Lotus & Thom Yorke.



*****

Pete Doherty falido? O que será que ele fez com o dinheiro dele? Hahaha....

*****

E a confusão entre Axl Rose e o seu ex-empresário Irving Azoff, hein? Deixa eu ver se entendi: Axl disse que Azoff sabotou a turnê do álbum "Chinese democracy" para que ele não tivesse outra escolha a não ser se reunir com os ex-integrantes da formação original do Guns n' Roses. Será que ele precisava se dar ao trabalho? Axl está se auto-sabotando faz anos. Demorou mais de dez anos para lançar um disquinho meia-bomba; depois, disse que não ia fazer turnê para, enfim, decidir que iria excursionar. Quando a turnê começa, Axl dá logo uma bordoada na cara de um fotógrafo em Cingapura (acho). Além disso, os shows não começam com menos de três horas de atraso - o que, aliás, os fãs brasileiros de Axl acham legal pra caramba... (Quero ver fazer isso na Inglaterra ou nos Estados Unidos para ver o que acontece.) Acho que Axl Rose não precisa de ninguém para sabotá-lo. Se Azoff quiser me contratar como advogado, até espano a poeira do meu diploma.

*****

E o videoclipe novo do Scissor Sisters, hein? Esse eu achei beeeeeeeem legal. "Fire with fire" fará parte do próximo álbum da banda, "Night Work", que chega às lojas na última semana de junho.



*****

E já que Cyndi Lauper anunciou o lançamento de um álbum todo dedicado ao blues, agora é a hora do lançamento do primeiro single. "Just your fool" fará parte do disco "Memphis blues", a ser lançado no dia 22 de junho. O álbum terá as participações de Allen Toussaint, B.B. King, Jonny Lang, entre outros. A sonoridade de "Just your fool" é bacana. Mas parece que a voz de Cyndi Lauper está sobrando...



*****

O MGMT divulgou em seu site o making of de seu novo videoclipe "Flash delirium". Quer ver?



*****

Peter Hook, ex-baixista do Joy Division e do New Order, está fazendo uma turnê, na qual toca a íntegra do álbum "Unknown pleasures". O show de ontem (no dia dos 30 anos da morte de Ian Curtis), em Manchester, deve ter sido especialmente interessante. Esse vídeo de "Love will tear us apart" dá um gostinho.



*****

Por que não vem então?

*****

CULTURA INÚTIL DO DIA: No dia 19 de maio de 1965, o Palmeiras aplicou a maior goleada de sua história, em cima do São Paulo. O time alviverde venceu por cinco a zero e conquistou o título do Rio-São Paulo daquele ano.

*****

E hoje faz 32 anos que o Dire Straits lançava o seu primeiro single, e maior sucesso. Falou em Dire Straits hoje, a primeira música que vem a cabeça é "Sultans of swing". Por que será, hein?



*****

E quem faz 65 anos hoje é o grande-mega-hiper-foda Pete Townshend. Um dos maiores guitarristas e compositores de todos os tempos, ele faz parte de uma das... maiores bandas de todos os tempos. Eu fico impressionado como o The Who conseguiu reunir instrumentistas tão bons: Keith Moon na bateria, John Entwistle no baixo, Pete na guitarra... E ainda tem Roger Daltrey nos vocais, que é criticado por muitos, mas, na minha opinião, é um dos vocalistas de rock que canta com mais emoção. Hoje vou ouvir The Who o dia todo, enquanto escrevo essas mal traçadas. E vocês não imaginam como é bom escrever uma nota dessas, homenageando um dos meus maiores heróis.



*****

Quem completa 70 anos hoje é Cacá Diegues, cineasta responsável por alguns dos grandes filmes de nosso cinema. Entre os meus prediletos estão: "Ganga Zumba" (1964), "Quando o carnaval chegar" (1972), "Xica da Silva" (1976), "Bye bye Brasil" (1979), "Um trem para as estrelas" (1987), "Dias melhores virão" (1989) e "Deus é brasileiro" (2003). Cacá foi casado com Nara Leão e sempre teve a música muito presente em seus filmes. Artistas como Rita Lee, Chico Buarque, Jorge Ben, Caetano Veloso, Cazuza e Gilberto Gil compuseram canções especialmente para os seus filmes.



*****

Nesse dia 19 de maio também vamos lembrar de Luiz Carlos Vinhas, um dos grandes pianistas que o Brasil já teve. Ele gravou dezenas de álbuns, e era figurinha certa nas noites do Beco das Garrafas, no final da década de 50, quando a Bossa Nova estourou. Com o seu conjunto Bossa Três, Vinhas gravou um dos álbuns mais fundamentais da Música Popular Brasileira: "Gemini V", ao lado de Leny Andrade e Pery Ribeiro. Luiz Carlos Vinhas nasceu no dia 19 de maio de 1940, e morreu em 22 de agosto de 2001.



*****

E hoje também, comemoramos os 85 anos do nascimento de Malcolm X. O ativista negro foi um símbolo para a população negra nos Estados Unidos, tendo fundado a Organização para a Unidade Afro-Americana. Como todo bom inconformado, Malcolm foi preso e defendeu as suas ideias até o limite, até ser baleado antes de fazer um discurso em Nova York, aos 39 anos de idade, no dia 21 de fevereiro de 1965. Para conhecer um pouquinho mais da história de Malcolm X, recomendo o filme que leva o nome do ativista, com direção de Spike Lee, e que conta com Denzel Washington no papel-título.



*****

Bom dia, pessoal! Que diazinho estranho, hein? E hoje vamos começar o dia dando os parabéns para os advogados! Hoje é dia do advogado! Aêêêêê... Saudades do meu tempo de advogado, não tenho nenhuma. Mas até que quando era estagiário, me divertia com o famoso "pindura". Filei algumas cervejas lá no saudoso bar do China na PUC. Até que essa época do terno e da gravata teve lá as suas diversões... Mais esperto foi o poeta Mário de Sá-Carneiro (que deve ser até meu parente), que abandonou a faculdade de Direito no primeiro ano. E por que estou falando do grande poeta português? Porque ele nasceu no dia 19 de maio de 1890. E gostaria de citar aqui uma poesia dele que eu gosto muito:

"Amor é chama que mata,
Dizem todos com razão,
É mal do coração
E com ele se endoidece.
O amor é um sorriso
Sorriso que desfalece.

Madeixa que se desata
Denominam-no também.
O amor não é um bem:
Quem ama sempre padece.
O amor é um perfume
Perfume que se esvaece."

Nenhum comentário: