26 de abr. de 2010

Roger Taylor, Jair do Cavaco, Guilherme de Brito, Basie, Paul, Jet Li, Goleiros, Chickenfoot, Weezer, Ice T, Smiths, Amy, AC/DC, MIA, R.E.M., Gorillaz

A ÓPERA DO GORILLAZ: A Vulture trouxe mais notícias sobre a ópera que Damon Albarn e Jamie Hewlett estariam produzindo juntamente com Alan Moore, roteirista de "Watchmen". Segundo a revista, a ópera seria baseada na vida de John Dee, um tipo alquimista meio doido. Já ouviu falar? Nem eu.

*****

Parece que os recadinhos no twitter de Billy Corgan são para Courtney Love.

*****

OLHA SÓ QUE LEGAL...: ...que foi o encontro de Michael Stipe e Peter Buck com a Patti Smith, ontem, em Nova Orleans.



*****

Fofo!



*****

E o clipe novo da MIA, hein? Tá gerando um maior babado na internet...

*****

É sempre um prazer ver o AC/DC no topo da parada britânica. Ainda que seja com uma coletânea de sucessos.

*****

AO MESTRE COM CARINHO: Amy Winehouse gravou três músicas para um álbum em homenagem a Quincy Jones. As gravações foram produzidas por Mark Ronson, o mesmo responsável pelo multiplatinado "Back to black", de 2006. O pai de Amy disse que a filhota já gravou três faixas para o projeto. Será que sai mesmo?

*****

O mesmo Gigwise está fazendo uma pesquisa junto aos seus leitores para eleger a melhor banda britânica de todos os tempos. O site aposta no Radiohead e no Muse, mas, por enquanto, quem lidera é o The Smiths, seguido de perto do Oasis. Em terceiro lugar aparecem os Beatles.

*****

O Gigwise fez uma pesquisa para eleger a música mais controversa de todos os tempos. A campeã foi "Cop killer", de Ice T. Segundo o rapper, a letra foi feita por conta da brutalidade da polícia dos Estados Unidos. Os seus primeiros versos são de uma delicadeza só: "I'd like to take a pig out in the car lot and shoot him in the mother-fucking face".



*****

#medo: O G1 informa que o Fresno "quer trazer os riffs de guitarra de volta às rádios".

*****

PLANOS E PLANOS: O baixista Scott Shrinner, do Weezer, disse à Billboard, que a sua banda tem planos para esse ano de 2010. O primeiro é o lançamento de uma versão expandida do excelente "Pinkerton", que saiu, originalmente, em 1996. Além de "Pinkerton", o Weezer também deve lançar ainda em 2010 uma coletânea de raridades, como lados B e gravações ao vivo.

*****

Nesse fim de semana, o Chickenfoot se apresentou na Cantina Cabo Wabo (no México), cujo dono é o vocalista Sammy Hagar. Essa versão de "Foxy lady", de Jimi Hendrix, ficou bem interessante.



*****

CULTURA INÚTIL DE HOJE: Dia 26 de abril é o dia do goleiro. A data foi instituída em homenagem ao ex-goleiro Manga (que hoje completa 73 anos), que brilhou em times como Botafogo, Inter de Porto Alegre, Coritiba, Grêmio, Sport e Nacional do Uruguai.



*****

Partindo para o cinema, hoje, Jet Li comemora 47 anos.



*****

CABO DE GUERRA: Em 26 de abril de 1982, foi lançado o melhor disco da carreira solo de Paul McCartney. O álbum foi o primeiro produzido por George Martin para um Beatle desde "Abbey road". Durante as suas gravações, John Lennon foi assassinado na porta do Dakota, o prédio onde morava em Nova York. McCartney aproveitou o momento para colocar alguns pontos nos "is" em algumas de suas mais bonitas composições, como a faixa-título do álbum: "Eu ainda me lembro como foi antes / E não estou mais segurando as lágrimas".

*****

Nesse mesmo dia, no ano de 1984, o jazzista Count Basie também partia dessa para melhor. Count Basie gravou com meio mundo do jazz, como Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Oscar Peterson, Lester Young e Duke Ellington. O pianista compôs clássicos do jazz como "One o'clock jump" e "April in Paris".



*****

Ainda na seara do samba, hoje faz quatro anos que o grande letrista Guilherme de Brito partiu para o andar de cima. O principal parceiro de Guilherme foi Nelson Cavaquinho. Juntos, os dois compuseram clássicos como "Folhas secas", "Pranto de poeta" e "A flor e o espinho". Aliás, dois dos versos mais lindos da Música Popular Brasileira pertecem a essa última canção: "Tire o seu sorriso do caminho / Que eu quero passar com a minha dor". E esses versos nas vozes de Nelson Cavaquinho e de Elizeth Cardoso ficam mais bonitos ainda...



*****

Hoje também comemoramos o nascimento de Jair do Cavaquinho. O sambista da Portela nasceu no dia 26 de abril de 1922, e morreu em 06 de abril de 2006. Dentre os seus sucessos estão "Meu Barracão de Zinco" (com Jamelão), "Vou Partir" (com Nelson Cavaquinho), "Pecadora" (com Joãozinho), "Ela Deixou" (com Nelson Sargento) e "Voltei". Jair participou de, pelo menos, três conjuntos históricos do samba: A Voz do Morro, Rosa de Ouro e Cinco Crioulos.



*****

E o que aconteceu de legal no dia 26 de abril, hein? Vamos começar com o aniversário do Roger Taylor, que não é o baterista do Queen, mas é o do Duran Duran. E sabe quantos anos ele está fazendo? Cinquentinha, meu chapa!



*****

Êê segunda-feira. Diazinho chato para curar a ressaca do fim de semana. Hoje passei pela praia de Copacabana e o mar estava prateado de tanto que brilhava por causa do reflexo do sol. Começar uma semana assim é ótimo. Pena que não estava com o celular para tirar uma foto e colocar aqui.

Nenhum comentário: