30 de abr. de 2010

Mestre Caymmi, Willie Nelson, Lester, Muddy, Gonzaguinha, Brandon, Aguilera, Rihanna, Jack White, Jay-Z, Stipe, Kiss, Ooks, Neil, Gaye, Mettalica

O Music Radar fez uma enquete para eleger o melhor álbum de heavy metal de todos os tempos. Deu "Master of puppets", do Metallica, na cabeça. A classificação, em ordem crescente, foi a seguinte: 1) Metallica - "Master of puppets" (1986); 2) Iron Maiden - "The number of the beast" (1982); 3) Guns n' Roses - "Appetite for destruction" (1987); 4) Metallica - "Ride the lightning" (1984); 5) Slayer - "Reign in blood" (1986); 6) Megadeth - "Rust in peace" (1990); 7) Black Sabbath – "Paranoid" (1970); 8) AC/DC - "Back in black" (1980); 9) Pantera - "Vulgar display of power" (1992); e 10) Iron Maiden – "Powerslave" (1984).

*****

"AND THE OSCAR GOES TO": O site Gigwise fez uma votação entre os seus leitores para eleger a música de protesto mais importante de todos os tempos. O top 5 foi o seguinte: 5) "Ohio" (Crosby, Stills, Nash & Young); 4) "Eve of destruction" (Barry McGuire); 3) "Give peace a chance" (John Lennon); 2) "Strange fruit" (Billie Holiday); e 1) "What's going on" (Marvin Gaye).



*****

DA SÉRIE "POR QUE EU AMO O MICHAEL STIPE" (5):



*****

#medo(2): Uma emissora de rádio britânica elegeu "My heart will go on", na voz da Celine Dion, a melhor música do cinema em todos os tempos.

*****

DA SÉRIE "POR QUE EU AMO O MICHAEL STIPE" (4):



*****

Adorei essa versão de "Kids", do MGMT, feita pelo Ooks of Hazzard, cheia de ukelelês.



*****

DA SÉRIE "POR QUE EU AMO O MICHAEL STIPE" (3):



*****

"O Kiss é maior do que o Mickey Mouse." (Gene Simmons, em entrevista ao Daily Telegraph)

*****

DA SÉRIE "POR QUE EU AMO O MICHAEL STIPE" (2):



*****

Achei!


*****

DA SÉRIE "POR QUE EU AMO O MICHAEL STIPE" (1):



*****

DA SÉRIE "MINHA VIDA MUDOU DEPOIS DESSA NOTÍCIA": William Bonner abandona o Twitter.

*****

#medo: Jack White anunciou que quer gravar um álbum com Jay-Z.

*****

Como é que Noel e Liam Gallagher permitiram essa tosqueira??



*****

Está difícil conseguir assistir ao videoclipe de "Not myself tonight", de Christina Aguilera. Dizem que está uma cópia só de "Bad romance", da Lady Gaga.

*****

MAIS UM: Depois do baterista Ronnie Vanucci, agora é a vez de Brandon Flowers, vocalista do The Killers, anunciar o seu projeto paralelo. O site oficial da banda informa que o álbum solo de Flowers, "Flamingo", is "coming soon". Flowers nega que o grupo esteja se separando.

*****

Mas o dia 30 de abril também guarda alguma tristeza para os brasileiros. Nesse dia, em 1991, morria Gonzaguinha, reconhecidamente um dos maiores compositores da história de nossa música. Os seus sucessos foram inúmeros: "Sangrando", "O que é, o que é", "Grito de alerta", "Ponto de interrogação", "É", "Espere por mim, morena"... O carioca do morro de São Carlos foi gravado por muita gente, especialmente Simone e Maria Bethânia. Transitando entre as canções de protesto e as de amor, Gonzaguinha era o cara que conseguia escrever versos como "Você deve rezar pelo bem do patrão / E esquecer que está desempregado" e "Há um lado carente / Dizendo que sim / E essa vida da gente / Gritando que não". Por isso que ele faz tanta falta.



*****

E 28 anos sem Bangs e 27 sem Muddy Waters. No dia 30 de abril de 1983, o"pai do blues de Chicago" partia lá pra cima, deixando clássicos como "Rollin' Stone", "Hoochie Coochie Man", "Mannish Boy" e "Got My Mojo Working". A sua obra é constantemente revivida por artistas como Eric Clapton, Jeff Beck e os Rolling Stones, que, volta e meia, incluem alguma música de Waters no repertório de seus shows.



*****

Hoje completamos 28 anos sem a presença de Lester Bangs. Quem escreve ou lê sobre música sabe muito bem da importância desse cara, um dos maiores críticos de rock. O seu livro "Psychotic reactions" (que foi lançado no Brasil há uns cinco anos com o título, acho!, "Reações psicóticas") é obrigatório para qualquer um que queira se aventurar no jornalismo musical - ou simplesmente goste de ler bons textos sobre música. E para os que não têm saco de ler, recomendo o filme "Quase famosos", inspirado em Bangs.

*****

Quem faz 77 anos hoje é Willie Nelson, um dos expoentes da música country. Com quase uma centena de discos lançados, Willie Nelson gravou algumas pérolas como "Stardust", faixa-título de seu álbum de 1978, cujo bolachão era um dos mais ouvidos pelo meu pai quando eu tinha meus 4, 5 anos.



*****

E hoje, dia 30 de abril de 2010, começaremos por onde? Molinho, molinho... Hoje é aniversário de Dorival Caymmi, o gênio da raça da Música Popular Brasileira. O maior de todos. Se vivo fosse, Mestre Dorival estaria completando 96 anos. Em 30 de abril de 2004, senti uma das maiores emoções da minha vida. Dorival Caymmi fazia 90 anos, e seus filhos, Nana, Dori e Danilo apresentaram um show no Canecão com a presença do pai na primeira fila. Desse espetáculo, um flash nunca sai - e nunca vai sair - da minha cabeça. Dorival Caymmi já não tinha forças para cantar acompanhando os filhos em cima do palco. Durante "Saudade da Bahia", mais especificamente nos versos "Pobre de quem acredita / Na glória e no dinheiro para ser feliz", olhei para o lado e vi Dorival, com os olhos marejados, cantando a letra, baixinho. Fechei os olhos e, não sei como, as vozes de Dori, Nana e Danilo desapareceram. Naquele momento, só conseguia ouvir Dorival Caymmi sussurrando aqueles versos no meu inconsciente. Sei que pode parecer pretensão minha. Mas ninguém me tira da cabeça que, naquele dia, Dorival Caymmi cantou somente para mim no Canecão.



*****

Hoje eu quero começar com uma história que eu ri muito ontem. Recebi um e-mail da Fnac, com o título: "Associado Fnac ganha Blu-ray do 'Avatar'. Saiba como!" Na minha ignorância profunda, imaginei que a loja mandaria um BD para cada um de seus associados. Tipo presentinho mesmo. Mas descobri que não. O associado da Fnac pode sim ganhar um BD do "Avatar". Mas tem que fazer o seguinte: comprar uma TV LCD Full HD de 42 polegadas mais o leitor de BD da Panasonic. Tudo isso por R$ 3.599,00. Aí sim o associado pode levar o filme para casa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Presentão... de grego da Fnac #euri....


*** #xorei ...com a lembrança de Dorival Caymmi...Considere-se uma pessoa previlegiada, por ter visto, ouvido e sentido Dorival cantando só para vc, poucas pessoas tem tamanha sensibilidade. =)
Lucia

Anônimo disse...

Gostei da lembrança do Muddy Waters!!