21 de mai. de 2008

PARA OS INICIANTES EM WHITESNAKE


Na onda das recentes apresentações que o Whitesnake fez no país, a gravadora Som Livre colocou nas lojas a coletânea “Collection”, que reúne 17 sucessos da banda britânica de hard rock. A maior parte das canções do disco vem dos anos 80, fase de maior sucesso comercial da banda, que, inclusive fez shows no Brasil em 1985, durante o Rock In Rio.

“Collection” já havia sido lançado em 2003, com as mesmas 17 faixas, mas sob o título “Best Of”. Como ocorre em toda coletânea, especialmente quando não há uma única faixa inédita, a tendência é que a mesma sirva de apresentação da banda para o ouvinte que não a conhece direito. No caso desta coletânea, a história não é diferente, e para quem não tem nada do Whitesnake, “Collection” é uma excelente pedida.

Os grandes sucessos estão todos lá. De “Fool For Your Loving”, do álbum “Ready ‘n’ Willing”, lançado em 1980, até “Too Many Tears”, de “Into The Light”, de 2000, passando pela esquecida “Here I Go Again”, gravada originalmente em 1982, no disco “Saints And Sinners”, “Collection” fornece um bom panorama do trabalho de um dos maiores grupos de hard rock do mundo.

As baladas que sempre foram uma constante no Whitesnake (de modo que ela ganhasse o título de ‘banda farofa’) também estão representadas na coletânea, com “Is This Love” – que fez parte do disco “Whitesnake” (1987) e tomou conta das rádios do Brasil por conta de sua inclusão na trilha sonora da novela “Brega & Chique” – e “The Deeper The Love”, do disco “Slip Of The Tongue”, lançado em 1989 e que teve Steve Vai como guitarrista da banda.

As músicas mais pesadas também dão as caras em “Collection”, que são os casos do mega-hit “Love Ain’t No Stranger” e de “Guilty Of Love”. Ambas as faixas são de “Slide It In”, disco mais conhecido da banda, e lançado em 1984.

Enfim, “Collection” é dispensável para o fã do Whitesnake que já tem todos os seus álbuns de estúdio. Para esse tipo de fã, a boa pedida é o novo trabalho da banda “Good To Be Bad”, lançado no mês passado e que estreou no ‘top ten’ da parada da Billboard. Contudo, para quem deseja ter uma visão panorâmica do trabalho da banda britânica, “Collection” é uma excelente inicialização. Não só do Whitesnake, mas do próprio hard rock.

Cotação: ***1/2

Nenhum comentário: