20 de mai. de 2008

THE B-52’S GARANTE A FESTA COM “FUNPLEX”

Foram 16 anos sem lançar um disco de canções inéditas. Mas a espera valeu a pena. “Funplex”, novo trabalho do The B-52’s já pode ser considerado tranqüilamente um dos melhores discos de música pop internacional lançado em 2008.

O som datado da ‘new wave’ do início dos anos 80 se renovou de maneira surpreendente neste disco. E a mistura de rock e punk com a própria ‘new wave’, que o B-52’s sempre fez de maneira inteligente no final dos anos 70 e início dos 80, está latente neste final desta primeira década do terceiro milênio. Só que agora com uma sonorização moderna que, pode-se dizer, está bem à frente de nosso tempo. E isso sem contar com aquelas letras longas e divertidíssimas que sempre caracterizaram as suas músicas. Como bem disse o vocalista Fred Schenider, “‘Funplex’ soa como nós, renovados. É B-52’s hoje, ou 15 anos a partir de agora”.

A banda de Geórgia – conterrânea do R.E.M. – atravessou um período não muito agradável nos últimos anos. Após a morte do guitarrista Rick Wilson (irmão da vocalista Cindy Wilson) em 1985, a banda lançou apenas mais um disco de inéditas. “Good Stuff” foi gravado em 1992, sem a presença de Cindy, e deixou muito a desejar. A impressão que passou foi a de que a banda chegara realmente ao seu fim. Mas, após um hiato de 16 anos – o B-52’s lançou apenas duas canções inéditas, e bem fracas, neste período, na coletânea “Time Capsule: Songs For a Future Generation” (1998) – “Funplex” é uma das maiores surpresas da música pop nos últimos anos.

Nele, o quarteto formado pelos vocalistas Fred Schneider, Kate Pierson e Cindy Wilson e o guitarrista e arranjador Keith Strickland, faz jus ao título de “the world’s greatest party band”. Para comprovar isso, basta ouvir a deliciosa e pulsante “Hot Corner” e a excelente “Too Much To Think About”, com aqueles vocais cômicos de Schneider, que são uma das marcas registradas do grupo de Geórgia.

“Funplex” teve a produção de Steve Osborne, o mesmo responsável pelo renascimento artístico do New Order, com o ótimo disco “Get Ready” (1992). Parece que tirar artistas praticamente do limbo e colocar sob os mais luminosos holofotes é uma especialidade de Osborne. E, assim como no disco do New Order, o produtor soube imprimir à sonoridade tradicional do B-52’s a modernidade, com batidas eletrônicas modernas e afins. Ou seja, não poderia ser melhor: quem é fã das antigas do B-52’s vai apreciar esse trabalho do mesmo modo que a pessoa que está conhecendo a banda agora.

Em suma, “Funplex” é diversão garantida. Pode apostar no escuro. Faixas como “Pump”, “Ultraviolet”, “Dancing Now” e “Love In The Year 3000” são capazes de garantir qualquer festa madrugada adentro.

Cotação: *****

Um comentário:

Anônimo disse...

Sensacional seu comentário, não por ter falado bem do B52s, mas por estar ciente da história da banda, que faz um som inimitável.