12 de abr. de 2008

O CLÁSSICO QUE RESISTE


Em 2007, foi comemorado o aniversário de vinte anos de um dos maiores discos da história do rock. “The Joshua Tree” foi lançado pelo U2 em 1987 e só as suas três primeiras canções são o suficiente para mostrar a importância desse álbum: “Where The Streets Have no Name”, “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” e “With Or Without You”. De lambuja, outras pepitas, como “Running To Stand Still” e “Bullet The Blue Sky”. Além de ser um grande álbum com belas canções, o mais importante de “The Joshua Tree” foi o fato de ter formatado o U2 da forma que o conhecemos hoje.
Foi exatamente naquele momento que a banda largou o lado mais juvenil de álbuns como “Boy” e “War”, para mergulhar na crítica social (embora isso sempre estivesse um pouco presente na obra da banda), com arranjos mais elaborados e lotando, a partir desta turnê, grandes estádios de futebol. Além disso, o álbum ficou em primeiro lugar durante nove semanas seguidas na parada norte-americana e ainda abocanhou o Grammy de melhor álbum de 1987.
No exterior, no apagar das luzes de 2007, foi lançado um Box triplo englobando o disco original remasterizado, um outro CD com raridades e um DVD com um concerto na íntegra da turnê do álbum. Ou seja, um presentão para os fãs!
O CD original dispensa comentários. A única consideração que cabe aqui é o fato de o som está melhor do que nunca. O trabalho de remasterização foi muito bem feito. Quanto ao CD de raridades, verdade seja dita, várias já haviam sido lançadas em “singles” anteriormente, como “Spanish Eyes” e “Silver And Gold”. Mas outras canções valem muito, que são os casos das sobras de estúdio da época. Nesse grupo entram “Beautiful Ghost”, a ótima “Wave Of Sorrow (Birdland)” (que poderia tranqüilamente estar presente no histórico disco de 1987), “Desert Of Our Song”, “Rise Up” e a estranha “Drunk Chicken/America”, baseada no poema “America”, de Alen Ginsberg.
Mas o melhor mesmo é o DVD com a íntegra do concerto realizado no Hippodrome de Vincennes, em Paris. Vendo o show hoje pode parecer normal aquela multidão toda na platéia. Mas a verdade é que para o U2, aquilo ainda era uma novidade e que 20 anos depois, permanece. Imagem e áudio do DVD estão excelentes (a única falha é a ausência de uma mixagem 5.1). Com relação ao repertório, a única ausência sentida é exatamente a faixa de abertura de “The Joshua Tree”. Extraordinariamente, “Where The Streets Have No Name”, que costumava ser a canção de abertura dos shows daquela turnê, não foi executada. Por algum motivo, a banda resolveu iniciar o show com a incendiária “I Will Follow”. Aliás, incendiário é o mínimo para descrever o show, que contém sucessos como “Sunday Bloody Sunday”, “New Year’s Day”, “Pride (In The Name Of Love)”, “Bad”, “The Unforgettable Fire”, além de sucessos de “The Joshua Tree”, como a já citada “With Or Without You”.
No mesmo DVD encontra-se o bom (mas um pouco maçante) documentário “Outside It’s America”, indicado para pessoas que conhecem a banda mais a fundo. O bom é que esse documentário possui a versão ao vivo de “Where The Streets Have No Name” que havia faltado no show principal de Paris, assim como imagens da banda irlandesa na estrada à época da turnê de “The Joshua Tree”, e trechos da seção de fotos que a banda fez para a histórica capa da revista “Time”.
Em suma, um produto de primeira qualidade. Se isso acontecesse com todos os álbuns históricos, o mercado fonográfico seria bem mais interessante. Outro artista que fez algo semelhante foi Bruce Springsteen, com o seu “Born To Run”. Agora foi a vez do U2. Ficamos na torcida para que haja outros lançamentos desse tipo em breve.

Cotação: "The Joshua Tree": *****
CD Bônus de Raridades: ***1/2
DVD com Show: ****