25 de abr. de 2008

ANA CAROLINA BEM MELHOR AO VIVO

Às vezes ela berra demais, é muito espalhafatosa e pega pesado em algumas letras (“Olhou bem nos meus olhos / Chupou o meu pau...” ou então “Fui eu quem bebi, comi a Madona...”), mas é inegável que quando Ana Carolina acerta a mão, ela é uma das grandes compositoras da nova geração da música brasileira. Que o diga Maria Bethânia, que já colocou sua voz em canções como “Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar” (verdade seja dita, era o momento mais aplaudido do espetáculo “Dentro do Mar Tem Rio”) e “Pra Rua Me Levar”, talvez a grande canção de Ana Carolina.
Para fazer um resumo de sua carreira, a cantora e compositora de Juiz De Fora coloca no mercado o seu segundo CD (e terceiro DVD), contando a dupla com Seu Jorge, ao vivo. “Multishow Ao Vivo Ana Carolina – Dois Quartos” traz canções do CD duplo “Dois Quartos” e alguns sucessos da carreira de Ana Carolina. Como não é boba nem nada, a cantora dá a sua versão para canções de sua autoria e que não haviam sido gravadas por ela, como “Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar”, que Bethânia praticamente imortalizou, “Cabide”, gravada por Mart’nália, e “Sinais de Fogo”, que já havia sido registrada em disco por Preta Gil.
É impressionante como as canções gravadas no disco de estúdio “Dois Quartos”, e que deu origem a esse projeto ao vivo, cresceram em cima do palco. “Tolerância”, por exemplo, é outra canção que fica bem melhor neste ao vivo. “Rosas”, então, nem se fala... “Carvão” e “Milhares de Sambas”, por sua vez, mantêm um pouco o clima mais intimista do “Quartinho” de Ana Carolina.
Com relação aos antigos sucessos, Ana Carolina foi um pouco mais ousada. Nada de “Garganta” ou “A Canção Tocou na Hora Errada”, os dois principais sucessos de seu primeiro trabalho, “Ana Carolina” (1999). Mas, em compensação, “Quem De Nós Dois”, de seu segundo disco (“Ana Rita Joana Iracema e Carolina”, de 2001), comparece em uma ótima versão, com destaque para o ótimo violoncelista Iura Ranevsky (aliás, como as canções ficam mais bonitas com o seu cello!!).
Além das músicas de “Dois Quartos”, Ana Carolina dá um destaque especial para as canções de “Estampado” (2003). Desse trabalho, estão presentes “Encostar na Tua” (somente no DVD, assim como a já citada “Pra Rua Me Levar”, bem como “Trancado” e “Confesso”, sucessos de seus dois primeiros discos, respectivamente), “Elevador (Livro de Esquecimento)” e “Uma Louca Tempestade”.
Para quem tiver que optar entre o CD e o DVD, não há a mínima dúvida de que a segunda opção é a melhor. Com a direção de Rodrigo Carelli, as imagens são dinâmicas e eficientes ao mesmo tempo, de forma que Ana Carolina e seus músicos sejam privilegiados. E o DVD também traz o show completo, com canções como “Pra Rua Me Levar” e “Sinais de Fogo”, que infelizmente ficaram de fora do CD.

Cotação CD: ***
DVD: ***1/2

3 comentários:

Anônimo disse...

Ainda contiuo achando que ela só berra mesmo.

Daniel Achedjian disse...

Chegou a hora para a Ana de se renovar para nao virar caricatura dela mesma. Concordo plenamente com sua critica do dvd, Luiz. Se nao me engano, com aquele com seu Jorge, sao 4 dvd's no total, incuindo esse. E 5 cd's (com Jorge tambem). Certo? Abraço, daniel

Luiz Felipe Carneiro disse...

OI Daniel.
Bom, se não me engano, esse é o terceiro DVD ao vivo de Ana (juntamente com o do Seu Jorge e "O Instante Que Nâo Pára"). Existe o DVD "Estampado" também, mas esse é um documentário. Por isso, não contei...
Quanto aos CDs, o primeiro ao vivo de Ana Carolina foi o com o Seu Jorge. Esse é o segundo ao vivo dela. Todos os outros são de estúdio...