6 de out. de 2010

Paul McCartney, Altemar Dutra, Amália Rodrigues, The Jazz Singers, Gorillaz, Brandon Flowers, Smashing Pumpkins, Blink 182, Weezer, Ozzy, Van Halen

Para comemorar os 70 anos do nascimento de John Lennon, Ozzy Osbourne gravou uma versão para "How?". E, olha, ficou bem bonita...



*****

Dez milhões de dólares para o Weezer se separar. Será que Rivers Cuomo aceita? Uma petição no site The Point convoca fãs da banda a doar uma graninha para a banda se separar. "Todo o ano, Rivers Cuomo jura que mudou, e que o seu próximo álbum será a melhor coisa que fez desde 'Pinkerton'. E o que acontece? Mais uma pilha de besteiras como 'Beverly Hills' ou 'I'm your daddy'", escreveu o organizador da petição, James Burns. "É uma relação abusiva e tem que parar já. Estou cansado de ver os meus amigos decepcionados todo ano. Se todas as 852 mil pessoas que compraram 'Pinkerton' doarem 12 dólares, alcançaremos o nosso objetivo", completou Burns. E aí? Vai doar ou não?

*****

O Blink 182 está em estúdio gravando um novo álbum, o primeiro desde o auto-intitulado disco de 2003. De acordo com Mark Hoppus, a banda não fará nada até terminar as gravações. "Para todos que estão perguntando sobre uma turnê do Blink 182, digo que não faremos nada até o álbum ficar pronto. O disco é a nossa prioridade número 1", escreveu o baixista e vocalista em seu perfil no Twitter.

*****

O Smashing Pumpkins, outra banda que se apresenta no Planeta Terra, também estreou música nova essa semana. Billy Corgan apresentou "Jesus need a hit" durante um encontro com fãs em uma livraria em Paris.



*****

E o novo videoclipe de Brandon Flowers, "Only the young"? É, né??



*****

O Hot Chip, uma das bandas mais originais dos anos 00, se juntou a Bernard Sumner, ex-vocalista do New Order (uma das bandas mais originais do anos 80). A equação deu certo, e "I didn't know what love was" ficou com uma cara meio... anos 90. A faixa (que pode ser ouvida/baixada aqui) foi composta para a Converse, fabricante do tênis All Star. O videoclipe estreia no dia 02 de novembro. Vale lembrar que o Hot Chip se apresenta no Planeta Terra, em São Paulo, no dia 20 de novembro. Os ingressos já estão esgotados.

*****

O Gorillaz, através do Twitter, divulgou a sua nova música, "Doncamatic (All played out)", que será lançada oficialmente no dia 22 de novembro. A música conta com a participação especial do cantor britânico Daley. Eu gostei. E você?



*****

Hoje, a gente vê um filme em 3D e acha aquilo sensacional (eu, particularmente, odeio). Imagina então, em 1927, você entra em um cinema e descobre que, além da imagem, o som também pode explodir daquela tela. Foi isso que aconteceu no dia 06 de outubro de 1927, quando estreou "O cantor de jazz" ("The jazz singer"), o primeiro filme falado da história do cinema. Estrelado por Al Jolson, o filme contava a história de um judeu que foge de casa para se tornar um cantor de jazz famoso. Lógico que, para isso, ele tem que quebrar uma série de preconceitos. E essa á a graça do filme. E depois de ver um filme como esse, fica a pergunta: 3D pra quê??



*****

"Rainha do fado". Talvez esse apelido já diga muito coisa a respeito de Amália Rodrigues. E diz mesmo. Ninguém melhor que ela cantou as desilusões amorosas das gentes da terrinha. Ninguém melhor que ela representou a música portuguesa. Assim como Carmen Miranda levou o Brasil para o mundo, Amália fez o mesmo com Portugal. E o mais bonito foi quando a música portuguesa de Amália Rodrigues se uniu à poesia brasileira de Vinicius de Moraes, no magnífico álbum "Amália / Vinicius", lançado em 1978, e em catálogo pela Biscoito Fino. Ouvir esse álbum hoje será a minha homenagem a essa grande artista portuguesa, que nos deixou há 11 anos.



*****

Goste-se ou não, um dos grandes cantores populares do Brasil foi Altemar Dutra. Mesmo depois do surgimento de Orlando Silva, e a consequente explosão da Bossa Nova (e daquele jeito manso de cantar), alguns cantores ainda mantinham aquele tradicionalismo do "dó de peito". Altemar Dutra não quis nem saber, louvando seus mestres, como Vicente Celestino, por exemplo. Altemar Dutra foi a voz perfeita para os clássicos de Evaldo Gouveia e Jair Amorim. E, certamente, muita gente se lembra de coisas como "Sentimental demais", "O trovador" e "Brigas". O "Rei do bolero" morreu cedo, aos 43 anos de idade, vítima de um derrame cerebral. Se estivesse por aqui, ele estaria completando 70 anos hoje.



*****

Bom dia, pessoal. Como vamos, hein? E os ingressos para os shows do Paul McCartney? Já estão ansiosos? Mas gramado premium a 700 paus no Morumbi é brabo, hein? E esse negócio de pré-venda para clientes de determinado banco, com direito a comprar seis ingressos? Está cada dia mais difícil assistir a um show no Brasil. Os fãs, os verdadeiros responsáveis pela vinda do artista, são cada dia mais prejudicados. Daqui a pouco vai chegar ao cúmulo de um patrocinador bancar o show todo, encher o gramado de ex-BBBs e artistas da Grobo, e não colocar nenhum ingresso a venda... Tá brabo! Mas o que a gente não faz para ver isso...