
*****
Um videozinho diretamente do estúdio onde o R.E.M. está finalizando o seu novo álbum, em Nashville:
*****
*****
UMA MÚSICA PRO FINAL DE SEMANA: Como estou com saudades de ouvir Morrissey, acho que "There's a light that never goes out", vai cair bem nesse fim de semana...
*****
*****

*****
E amanhã também é dia de lembrar Johnny Cash, que morreu em 12 de setembro de 2003 (parece que foi ontem...). Para conhecer melhor a vida doidalhaça que Johnny Cash levou, recomendo o filme "Johnny & June", dirigido por James Mangold, e com uma interpretação monstruosa de Joaquin Phoenix. Para ouvir, nossa... São tantos álbuns que eu recomendaria... Recentemente, comprei as caixas "At Folsom Prison" (1968) e "At San Quentin" (1969), versões expandidas (com CD bônus e DVD com making of) dos álbuns que traziam dois shows de Johnny Cash em penitenciárias. Altamente recomendável, mas só tem em importadora.
*****
*****
Agora eu vou me adiantar para o dia 12 de setembro. Isso porque, amanhã, Geraldo Vandré comemora 75 anos. Vandré foi um dos artistas que melhor usou a sua arte contra a ditadura militar. Ele compôs clássicos que deixavam os militares arrepiados (de raiva, claro), como "Porta estandarte", "Aroeira", "Pra não dizer que não falei das flores" e "Disparada". Atualmente, longe dos holofotes, ele vive na cidade de Imbituba, no litoral de Santa Catarina.
*****
*****
Partindo para o cinema, quero lembrar aqui que, hoje, o diretor Brian de Palma completa 70 anos de idade. Sucessor de Alfred Hitchcock ou não, Brian de Palma dirigiu grandes filmes de suspense. Alguns dos meus prediletos: "Carrie, a estranha", "Vestida para matar", "Os intocáveis", "A fogueira das maldades", "Missão impossível"... Ah, claro, e o melhor de todos: "Scarface"!
*****
*****
Ah, e hoje também tem cracaço do futebol fazendo aniversário?? Tem sim. E o nome dele é Franz Beckenbauer (65 anos), o maior jogador alemão ever. O atual dirigente do Bayern de Munique participou de três Copas do Mundo como jogador, e duas como treinador. Como jogador, foi campeão em 1974, batendo a Holanda na final. Muita gente fala que foi uma injustiça a Holanda (ou "Laranja Mecânica") ter perdido aquela Copa. Eu não concordo. Acho que qualquer uma das duas equipes merecia o título. Eram dois timaços. Em 1966, Beckenbauer foi vice-campeão (perdeu a final roubada para a Inglaterra). Em 70, a Alemanha foi eliminada pela Itália na semifinal, jogo considerado o mais emocionante da história das Copas. O placar foi quatro a três, e Beckenbauer, monstro, jogou com o ombro deslocado (e imobilizado) por quase 60 minutos - o técnico alemão já havia feito o número de substituições permitidas. Na Copa de 1986, como treinador, foi vice-campeão (perdeu a Copa para Marad..., ops, Argentina), mas quatro anos depois, o troco em cima da mesma Argentina: Alemanha campeã mundial. Assim, como Zagallo, Beckenbauer foi campeão do mundo como jogador e como treinador. Coisa de gênio.
*****
*****

*****
O dia 11 de setembro também tem uma marca triste para os fãs de reggae. Foi nesse dia, no ano de 1987, que Peter Tosh foi dessa pra melhor, vítima de assassinato. E vou te dizer uma coisa: sábado de sol combina muito bem com Peter Tosh. Quer algumas dicas de músicas boas para ouvir hoje? Olha aqui: "Mystic man", "Mama Africa", "Johnny B. Goode" (a de Chuck Berry mesmo; a versão de Tosh é fantástica), "Stand firm", "Get up, stand up"... Ah, e claro, "Legalize it"!!
*****
*****
Boa tarde, povo! Como vamos de fim de semana, hein? A boa notícia é que, mesmo na praia ou no escritório, a partir de agora, você pode ver o que está acontecendo aqui no blog nesse sabadão - ah, quanta pretensão... Então hoje vamos começar pelo cantor e DJ Richard Melville Hall. Conhece? Também só conheço pelo apelido: Moby. Pois é, Moby, responsável por sucessos como "Go", "Porcelain" e "South Side", completa 45 anos hoje. Parabéns pra ele!