1 de set de 2010

Corinthians 100, Art Pepper, Seiji Ozawa, R.E.M, Radiohead, Santana, Cee-Lo, Hall of Fame, Cidadão Instigado, Josh Ritter, Raveonettes, Drums, Tarsila


(Tarsila do Amaral - 01/09/1886 / 17/01/1973)

*****

E que tal a versão do The Drums para "We used to wait", do Arcade Fire, hein?



*****

Isso aqui vale a pena: The Raveonettes e a sua bela versão para "I wanna be adored", do Stone Roses.



*****

Vai um taco aí??

*****

Hoje eu vou recomendar aqui um artista que tenho ouvido bastante nos últimos meses. O nome dele é Josh Ritter, e tem sido comparado a Bob Dylan, Leonard Cohen, Neil Young e Bruce Springsteen. Bom, echo meio cedo ainda (hehehe...), mas a música dele é bem bacana, soturna e com letras viajantes. Ritter já tem sete álbuns lançados, incluindo "So runs the world away", o seu último trabalho, que chegou às lojas em maio passado. A música abaixo é desse disco, e se chama "The curse".



*****

A genial banda Cidadão Instigado lançou o videoclipe de "Contando estrelas", nessa semana. A direção do vídeo é de Fernando Catatau e de Ivo Lopes Araujo.



*****

Será lançado no dia 28 de setembro um DVD que deve ser, no mínimo, excepcional. "The 25th anniversary Rock & Roll Hall Of Fame Concerts" (capa acima) é um pacote de três DVDs (por enquanto, não há notícia de lançamento em BD) com mais de cinco horas de duração. Os DVDs trazem os shows que foram apresentados em duas noites, no Madison Square Garden, em outubro do ano passado, para comemorar os 25 anos do Rock & Roll Hall of Fame. E sabe quem se apresentou por lá? U2, Stevie Wonder, Simon & Garfunkel, Mick Jagger, Metallica, entre outros. Veja aí abaixo, as músicas dos DVDs, que eu copiei do site da Amazon. É pra encomendar ontem.

TOM HANKS
Introduction

JERRY LEE LEWIS
Great Balls of Fire

CROSBY, STILLS & NASH
Woodstock
Almost Cut My Hair
Love Has No Pride with Bonnie Raitt
The Pretender with Jackson Browne
Love the One You're With with James Taylor

STEVIE WONDER
For Once in My Life
The Tracks of My Tears with Smokey Robinson
The Way You Make Me Feel with John Legend
The Thrill Is Gone with B.B. King
Higher Ground/Roxanne with Sting
Superstition with Jeff Beck

PAUL SIMON
Me and Julio Down by the Schoolyard (not included on the HBO airing)
You Can Call Me Al
Here Comes the Sun with David Crosby and Graham Nash
The Wanderer with Dion DiMucci
Little Anthony and the Imperials:
Two People in the World

SIMON & GARFUNKEL
The Sounds of Silence
The Boxer
Bridge over Troubled Water

ARETHA FRANKLIN
Baby I Love You
Don't Play That Song
Chain of Fools with Annie Lennox

METALLICA
For Whom the Bell Tolls
Sweet Jane with Lou Reed
Iron Man/Paranoid with Ozzy Osbourne
All Day and All of the Night with Ray Davies
Enter Sandman

U2
Vertigo
Magnificent
Because the Night with Bruce Springsteen, Patti Smith and Roy Bittan
I Still Haven't Found What I'm Looking For with Bruce Springsteen
Gimme Shelter with Mick Jagger and Fergie
Stuck in a Moment You Can't Get Out Of with Mick Jagger
Beautiful Day

JEFF BECK
People Get Ready with Sting
Let Me Love You Baby with Buddy Guy
Foxy Lady with Billy Gibbons
A Day in the Life

BRUCE SPRINGSTEEN & THE E STREET BAND
Hold On I'm Comin' with Sam Moore
Soul Man with Sam Moore
The Ghost of Tom Joad with Tom Morello
Fortunate Son with John Fogerty
Pretty Woman with John Fogerty
Jungleland
A Fine Fine Boy with Darlene Love
New York State of Mind with Billy Joel
Born to Run with Billy Joel
Your Love Keeps Lifting Me Higher with Darlene Love, John Fogerty, Sam Moore, Billy Joel and Tom Morello

BONUS MATERIAL

CROSBY, STILLS & NASH
Mexico with James Taylor
Teach Your Children with Bonnie Raitt, Jackson Browne and James Taylor

STEVIE WONDER
Uptight
I Was Made to Love Her
Signed, Sealed, Delivered I'm Yours
Mercy Mercy Me with John Legend

SIMON & GARFUNKEL
Mrs. Robinson/Not Fade Away

METALLICA
Turn the Page
Iron Man/Paranoid with Ozzy Osbourne (not edited)

U2
Mysterious Ways
Where Is the Love/One with the Black Eyed Peas

JEFF BECK
Freeway Jam
Big Block

BRUCE SPRINGSTEEN & THE E STREET BAND
London Calling with Tom Morello
Your Love Keeps Lifting Me Higher with Darlene Love, John Fogerty, Sam Moore, Billy Joel and Tom Morello (not edited)



*****

Eis, finalmente, o videoclipe da melhor música de 2010...



*****

A capa acima é do novo álbum de Santana, "Guitar heaven: The greatest guitar classics of all time", no qual o guitarrista recria alguns clássicos do rock com convidados especiais. O CD sai no dia 21 de setembro em versões simples e dupla (com DVD com o making of da gravação do álbum e uma entrevista com o guitarrista e o seu produtor Clive Davis). A relação de faixas, com os respectivos convidados, é a seguinte:

1) "Whole lotta love" (Chris Cornell)
2) "Can't you hear me knocking" (Scott Weiland)
3) "Sunshine of your love" (Rob Thomas)
4) "While my guitar gently weeps" (India.Arie & Yo-Yo Ma)
5) "Photograph" (Chris Daughtry)
6) "Back in black" (Nas e Janelle Monáe)
7) "Riders on the storm" (Chester Bennington & Ray Manzarek)
8) "Smoke on the water" (Jacoby Shaddix)
9) "Dance the night away" (Pat Monahan)
10) "Bang a gong" (Gavin Rossdale)
11) "Little wing" (Joe Cocker)
12) "I ain't superstitious" (Jonny Lang)

*****

Se tem uma banda que deve uns DVDs para os fãs é o Radiohead. Os shows são ótimos, rolam soltos pela internet, com qualidade tosca, e a banda nada de lançar um oficial nas lojas. Mas isso está sendo corrigido agora. Em termos. Cinquenta fãs filmaram a apresentação de Thom Yorke e companhia na cidade de Praga, no ano passado. Um DVD foi montado com as imagens, e a banda cedeu o áudio oficial (de mesa de som) do show. O resultado já está disponível no site oficial do grupo (leeeeeeeeeento pra carregar) e no YouTube, em vídeos esparsos. Parece que, até o final do ano, o Radiohead vai lançar o show em blu-ray também. Achei a ideia da banda bacana, diferente e tal. Mas não tenho muita paciência para essas filmagens toscas feitas por fãs em shows. Acho que servem para dar uma pequena ideia da apresentação, matar a curiosidade. Mas não sei se compraria um DVD com essa filmagem. Mas, pelo menos, o áudio está excelente, como pode ser notado no vídeo abaixo de "The bends", extraído do DVD.



*****

Acho que aqui todo mundo já sabe qual é a minha banda predileta, né? E eu me lembro muito bem do primeiro álbum que tive dessa banda. "Document", do R.E.M., chegou ás minhas mãos no Natal de 1987, obra de uma tia caridosa. Chapei, né? Ouvi "It's the end of the world, as we know it (And I feel fine)" até decorar a letra. "Exhuming McCarthy" era outra das minhas preferidas, assim como "King of birds", qejá me emocionava desde aquela época. "The one I love" foi outra que marcou muitas tardes de R.E.M. com jogo de botão (mistura explosiva na época, pode ter certeza). Mas a que eu mais gostava, disparado, era "Finest worksong". Para mim, um dos cartões de visita do R.E.M.. E você nem pode imaginar a alegria desse moleque, 14 anos depois, quando viu a sua banda predileta pela primeira vez ao vivo, no Rock in Rio, começando o show com... "Finest woksong". Mágico! Ah, e eu já ia me esquecendo: "Document" foi lançado no dia 01º de setembro de 1987.



*****

Vamos continuar porque hoje o negócio está bem chique por aqui. Falei de jazz e agora parto para a música clássica. Eu acho que todo maestro merece uma estátua. Não sei se pela genialidade ou pela loucura. Mas merece. E hoje quem ganha uma estátua aqui é o maestro japonês Seiji Ozawa, que faz 75 anos. E para homenagear o diretor musical da Boston Symphony Orchestra, e principal maestro da Vienna State Opera, a clássica "Radetzky march", de Johann Strauss Jr. E hoje nem é Ano Novo. Mas a gente quebra o protocolo mais uma vez...



*****

Bom, hoje, como você viram, eu tive que quebrar o protocolo. Comecei com futebol, ao invés de música. Afinal de contas, não é todo dia que um time como o Corinthians faz 100 anos, né? Em tempo: não sou corintiano. Mas tenho que respeitar todos os seus ídolos e torcedores. Daí a homenagem. Então, agora, vamos partir pra música. Mas especificamente para o jazz, porque hoje é dia de comemorar os 85 anos de nascimento de Art Pepper, um dos maiores saxofonistas da história. Pepper nasceu na Califórnia, e morreu em 15 de junho de 1982. Uma dica de um álbum dele? Fácil. "Art Pepper meets the rhythm section", de 1957. Simplesmente fabuloso. Se tiver duvidando, ouça só a sua versão para "You'd be so nice to come home to", de Cole Porter.



*****

Sócrates, Wladimir, Cláudio, Baltazar, Rivellino, Gilmar dos Santos Neves, Neto, Marcelinho Carioca, Zé Maria, Luizinho, Neco, Basílio, Carbone, Roberto Belangero, Gamarra, Casagrande, Domingos da Guia, Dida, Teleco, Palhinha, Idário, Grané, Zenon, Viola, Vampeta, Ronaldo Fenômeno, Tevez, Rincón, Ronaldo, Dino Sani, Biro-Biro, Amílcar, Carlos, Servilio...

Parabéns pelo centenário, Timão. Esperamos por mais cem anos de glórias e de grandes craques.