3 de set. de 2010

Al Jardine, Steve Jones, Iron Maiden, Eduardo Galeano, Kings Of Leon, CSNY, Arcade Fire, English Team, Radiohead, Yoko Ono

Se eu fizesse isso no meio de um museu, certamente seria preso... (Será que na cama com John Lennon era assim??)



*****

Não me canso de ver...



*****

Agora a seleção de futebol da Inglaterra tem que ganhar alguma coisa... Pete Saville, que desenhou capas de discos para o Joy Division e o New Order, é o responsável pela nova camisa do english team (acima o modelo nº 1). A estreia é hoje, em Wembley, no primeiro jogo das eliminatóerias da Euro 2012, contra a Bulgária. Será que agora vai??

*****

Graham Nash revelou que está trabalhando na mixagem de um show do Crosby, Stills, Nash & Young, gravado em 1974. A ideia é lançá-lo em CD no ano que vem. As fitas foram cedidas a Nash por Neil Young, que já autorizou o lançamento. Nash disse à Billboard que o áudio da gravação está muito bom. Ao mesmo tempo, Nash segue, em marcha lenta, com as gravações de um álbum de covers, ao lado de Crosby e Stills. As gravações se arrastam desde o início do ano passado.

*****

O Kings Of Leon revelou hoje a capa (acima) de seu novo álbum, "Come around sundown", com lançamento previsto para o dia 18 de outubro. Além da capa, a banda também divulgou os nomes das 13 faixas do álbum. "Radioactive" será o primeiro single, e já começa a rodar na semana que vem. Uma edição de luxo do álbum também estará disponível, com um CD bônus contendo faixas ao vivo, gravadas no show que a banda fez no Hyde Park, em Londres, no dia 30 de junho desse ano. Os nomes das faixas do disco são os seguintes: "The end", "Radioactive", "Pyro", "Mary", "The face", "The immortals", "Back down south", "Beach side", "No money", "Pony up", "Birthday", "Mi amigo" e "Pickup truck".

*****

Se eu falar em Uruguai aqui, aposto que muita gente vai se lembrar da última Copa do Mundo ou então da vitória em cima do Brasil, no Maracanã, em 1950. Ou seja, futebol, futebol... Mas eu quero falar aqui de um uruguaio que não é jogador de futebol - apesar de ele ser apaixonado pelo esporte. A minha homenagem especial de hoje vai para o escritor, jornalista e intelectual Eduardo Galeano, que completa 70 anos. O sua obra mais importante é "As veias abertas da América Latina", livro lançado em 1971, mas essencial para quem quiser entender o porquê de a América Latina ter chegado ao ponto que chegou. Nele, Galeano traça a história da América Latina, desde o período colonial, dando ênfase à exploração político-econômica sofrida pelos latino-americanos. No vídeo abaixo, ele fala um pouquinho sobre essa obra. Vale a pena dar uma olhada.



*****

Para continuar no mesmo clima - pesado - lembro aqui que hoje faz 26 anos (jáááá??) que "Powerslave", um dos álbuns mais amados do Iron Maiden, chegou às lojas. "Aces gigh", "2 minutes to midnight", "Losfer words (Big 'Orra)", "Flash of the blade", "The duellists", "Back in the village", "Powerslave" e "Rime of the ancient mariner". Essas são ao oito faixas de "Powerslave". E não dá para deixar de citar nenhuma mesmo. Até hoje, ele é considerado um dos principais álbuns da Donzela. Tanto que, na última turnê que passou aqui pelo Brasil ("Somewhere back in time tour"), a banda britânica tocava metade do disco. Aliás, fica a lembrança de que durante a "World slavery tour" (que divulgou "Powerslave"), o Iron Maiden veio ao Brasil pela primeira vez, durante o primeiro Rock in Rio, em janeiro de 1985.



*****

Da surf-music para o punk-rock, agora vou falar de Steve Jones, guitarrista de outra banda mais que lendária, o Sex Pistols. Steve Jones nasceu a 03 de setembro de 1955, no bairro de Shepherds Bush, em Londres. Louco por Iggy Pop, aos 20 anos de idade se juntou a Paul Cook, Glen Matlock e John Lydon, para formar uma das bandas mais importantes da história do punk. O Sex Pistols gravou apenas um álbum: "Never mind the bollocks, Here's the Sex Pistols" (1977). Mas é o suficiente para, mais de 30 anos depois, ainda ser muito lembrado.



*****

Então vamos logo para a música, porque hoje é dia de homenagear Al Jardine, que está fazendo 68 anos. Al foi guitarrista e vocalista do Beach Boys, a banda que gravou o maior álbum da história do pop-rock ("Pet sounds", de 1966). Às vezes, AL Jardine reedita os Beach Boys para faturar uma graninha em Las Vegas. Mas a coisa só vai ter graça mesmo quando Brian Wilson voltar a se unir ao grupo. O que é quase impossível.



*****

Boa tarde, pessoal! Como vamos hoje, hein? Deixa eu dizer: acordei com um jeito no pescoço e nem consigo me mexer. Já coloquei um Sirdalud pra dentro, mas não sei se vou aguentar muito tempo. E hoje é sexta-feira, né? Tenho que ficar bom porque hoje é dia de entornar, né? A propósito, parabéns aos biólogos pelo dia de hoje. Eu não gostava nem um pouco de Biologia na época do colégio. Mas me lembro que tinha um professor bem doido, o Maciel, que um dia me jogou na piscina em um churrasco, porque eu, bêbado que estava, torrei a paciência dele. Bons tempos...