8 de jul. de 2010

Ezequiel, Moraes, Beck, Kevin Bacon, SWU, Rush, Alex Turner, Elton John, Lulu. Ringo+Paul, Brandon, Daft Punk, Maximum Balloon, Clapton+Harrison, LCD

Os Pet Shop Boys compuseram a trilha para um espetáculo de dança que estreará em Londres no ano que vem. O musical foi adaptado da obra "The most incredible thing", de Hans Christian Andersen. Neil Tennant e Chris Lowe contaram com a colaboração do coreógrafo e diretor Javier De Frutos, além do Royal Ballet Principal e do amigo Ivan Putrov. Idealizado para a companhia Sadler's Wells, Tennant descreveu o projeto como "muito excitante". "The most incredible thing" contará com uma orquestra de 26 músicos, e um elenco com 15 atores.

*****

Os editores da loja virtual Amazon elegeram os 50 melhores álbuns lançados em 2010, até agora. Em primeiro lugar ficou "This is happening", do LCD Soundsystem. Completam o top 5 os seguintes álbuns: "Avi Buffalo" (Avi Buffalo), "Yesterday you said tomorrow" (Christian Scott), "Before today" (Ariel Pink's Haunted Graffiti), "Sea of cowards" (The Dead Weather). A lista completa pode ser vista aqui.

*****

Em dezembro de 1969, Eric Clapton e George Harrison excursionaram juntos, com a dupla Delaney & Bonnie, formada por Delaney Bramlett e sua esposa Bonnie - uma espécie de "versão branca" da dupla Ike & Tina Turner. A turnê originou o álbum "On tour with Eric Clapton", o de maior sucesso da dupla. No dia 27 de julho, a Rhino coloca nas lojas uma edição comemorativa de 40 anos do disco, cheia de material inédito espalhado em quatro CDs, incluindo trechos de apresentações em Londres, Bristol e Croydon. Para quem conhece, parece que essa versão expandida vale a pena. Para quem não conhece, é melhor correr atrás.



*****

A quem interessar, a primeira música do projeto Maximum Balloon, de Dave Sitek (TV On The Radio), pode ser ouvida aqui. A faixa se chama "If you return".

*****

O próximo álbum do Daft Punk já tem data de lançamento confirmada: 23 de novembro. A dupla francesa assinará a trilha sonora do filme "Tron: Legacy", da Disney, que será lançado no dia 17 de dezembro. O último álbum do Daft Punk, "Human after all", chegou às lojas em 2005.

*****

Brandon Flowers liberou faz poucos minutos o primeiro videoclipe de sua carreira solo. "Crossfire" fará parte de seu primeiro álbum solo, "Flamingo", que será lançado no dia 06 de setembro. O álbum foi produzido por Stuart Price, Daniel Lanois e Brendan O'Brien. O videoclipe, abaixo, conta com a participação da atriz Charlize Theron.



*****

E sabe quem participou do show que Ringo Starr fez ontem no Radio City Music Hall, em Nova York, para comemorar os seus 70 anos? Sim, ele: Paul McCartney. E sabe qual música eles tocaram juntos? "Birthday", uma das pérolas do "White album".



*****

Lulu Santos vai estrear a turnê de seu "Acústico MTV 2" no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, com duas apresentações nos dias 20 e 21 de agosto. Os shows começam às 22h, e os preços variam entre R$ 40 e R$ 140 (com meia entrada). Os ingressos já estão à venda no site do Vivo Rio. Em seu segundo "Acústico MTV", gravado dez anos após o primeiro, Lulu revisitou sucessos que haviam ficado de fora do álbum anterior, como "Brumário", "Tudo azul", "Papo cabeça", "Adivinha o quê" e "Minha vida".

*****

Elton John agendou para o dia 25 de outubro o lançamento de seu novo álbum, "The union". Contando com a produção de T-Bone Burnett, o disco conta com participações especiais de Brian Wilson, Neil Young, Booker T. Jones e Marc Ribot. O parceiro de Elton John nesse álbum foi o pianista Leon Russell.

*****

A boa nova para os fãs do Arctic Monkeys é que o seu vocalista e guitarrista Alex Turner está compondo a trilha sonora para um filme de Richard Ayoade, chamado "Submarine". A produção ficou a cargo de James Ford, que já trabalhou com o Arctic Monkeys. O filme estreia só no ano que vem, quando deve sair o álbum com a trilha sonora.

*****

O festival SWU Music and Arts, que acontecerá entre os dias 09 e 11 de outubro, divulgou os preços dos ingressos. As entradas avulsas para os dias 10 e 11 terão o valor de 240 pratas (pista comum, inteira) e 640 pratas (pista VIP, inteira). Haverá venda de meia-entrada para estudantes. Os preços dos ingressos avulsos para o dia 09 e do passaporte para todos os três dias ainda não foram divulgados. Na boa, só país tupiniquim como o nosso que inventa "pista VIP" em um festival de música dessa proporção. Um show ainda vai, mas um festival?? Sinceramente, eu nunca vi. E com esse preço, vou acabar mesmo no bom e velho Rush, que se apresentará no dia 08/10 em São Paulo e no dia 10/10 no Rio de Janeiro.

*****

Agora é a hora de falar um pouquinho sobre Copa do Mundo. Ontem, a Alemanha foi, na minha opinião, surpreendentemente, derrotada pela Espanha, na semi-final, e acabou ficando de fora da decisão. Antes, a Alemanha já havia goleado a Argentina por quatro a zero. Hoje, faz 20 anos que Alemanha e Argentina disputaram a final da Copa da Itália. Tudo bem, foi uma das decisões mais chatas da história das Copas, decidida, aliás, com um gol de Andreas Brehme, em um pênalti pra lá de duvidoso aos 39 minutos do segundo tempo. De qualquer forma, o título foi merecido. A Argentina chegou a final, aos trancos e barrancos, e com Maradona bem longe de sua melhor forma. E jogadores como Illgner, Brehme, Hässler, Matthäus, Völler e Klinsmann acabaram fazendo justiça à geração 80 do futebol alemão (representado por craques como Schumacher, Briegel, Rummenigge, Jakobs e Allofs), que acabou sendo vice-campeã nas Copas de 1982 e de 86 - nessa última, inclusive, foi derrotada pela própria Argentina.



*****

"Sexta-feira 13", "Footloose", "JFK", "Questão de honra", "Apollo 13", "Sleepers", "Sobre meninos e lobos", "Em carne viva"... O que esses filmes têm em comum, além de serem muito bacanas? Todos eles foram estrelados Por Kevin Bacon. E daí? E daí que hoje, dia 08 de julho de 2010, ele faz 52 anos, apesar de continuar com o mesmo rosto de 25 anos atrás. Casado com a atriz Kyra Sedgwick, ele é pai de um casal de filhos: Travis Bacon e Sosie Ruth Bacon. Com o irmão Michael Bacon, ele formou a banda The Bacon Brothers, e já gravou quatro álbuns.



*****

Já que eu falei de um dos compositores mais competentes do Brasil, agora vou falar um pouco de um dos compositores mais competentes dos Estados Unidos. Beck nasceu em Los Angeles no dia 08 de julho de 1970 e, portanto, completa 40 anos hoje. Para mim, a discografia dele é uma das mais coesas que existe. São álbuns tão diferenets entre si, mas que formam uma unidade impressionante. "Mellow gold" (1994), "Odelay" (96), "Mutations" (98), "Midnite vultures" (99), "Guero" (05) e "Modern guilt" (08) são os seus melhores trabalhos. E isso sem falar nas regravações de álbuns de gente como INXS e Yanni, que Beck vem fazendo. A única pena é que ele não consiga passar para o palco a força de seus álbuns. Quem viu o seu show no Rock in Rio de 2001 sabe bem disso. Talvez seja por esse motivo que, até hoje, ele nunca tenha lançado um DVD de show.



*****

Ah, agora eu quero falar de um dos nossos mais competentes compositores. Antônio Carlos Moreira Pires, ou apenas Moraes Moreira, nasceu a 08 de julho de 1947. O que eu mais gosto no Moraizão é a sua capacidade de transitar entre todos os gêneros musicais e se dar bem em qualquer um. Pode ser no rock único dos Novos Baianos, nos xotes e xaxados, no samba, ou até mesmo na MPB mais tradicional. Por isso que fica aqui o meu respeito a essa grande pessoa, que, hoje, completa 63 anos de idade.



*****

Bom, agora vamos ver o que que tem de bom nesse dia 08 de julho. Vou começar com uma boa, que eu duvido que você soubesse. Hoje é o Dia do Padeiro!! Haha... Esperava por essa? Mas o motivo é simples. Hoje é dia de Santa Isabel, padroeira dos panificadores. Ela tinha o costume de distribuir pães para os pobres. Só que um dia ela foi flagrada pelo rei. Ela disse que estava carregando flores no vestido. O rei pediu para ver e, na hora em que Isabel soltou o vestido, caíram dele pétalas. Taí então, parabéns aos padeiros do Brasil.

*****

AINDA EZEQUIEL: Hoje vou começar o dia contando uma história que relembrei ontem com uma amiga. O cenário foi o Cervantes do Via Parque, na Barra, logo após a estreia da turnê "Puro êxtase", do Barão Vermelho, acho que em 1998. Depois do show (e de ter bebido um pouquinho), chegam Ezequiel Neves e os integrantes do Barão no Cervantes. Eu me levanto da cadeira, abro os braço e berro com a altura suficiente para acordar o vigia do estacionamento: "GRANDE EZEQUIEL NEVES!". Ele, que nunca havia me visto na vida, vem falar comigo: "Ô garoto, você tá bem? Gostou do show?". Eu respondo: "Adorei, especialmente da música 'Carente profissional', que estava sumida dos roteiros do Barão." Corta para o Zeca: "Ah, você gostou?". Respondo: "Pô, muito". Zeca de novo: "Eu não, achei uma merda!". Por isso que ele é o GRANDE EZEQUIEL NEVES.