5 de jul. de 2010

Creedence, Stones, Bad Co., Sarriá, Pearl Jam, Whitesnake, Strokes, Prince, The Darkness, Cyndi Lauper, Crocodiles

Achei legal esse novo single do Crocodiles, "Sleep forever"... (Aliás, "Crocodiles" também é o nome do primeiro álbum do Echo & the Bunnymen, de 1980. Faz sentido.) Atenção: não confundir esse Crocodiles, formado em San Diego, em 2008, com o Crocodiles da Nova Zelândia, que gravou entre 1979 e 1981.



*****

A cantora Cyndi Lauper apresentou ontem no Festival de Jazz de Montreal as suas versões para clássicos do blues. Achei esse vídeo bem bacaninha, com ótima qualidade, no YouTube.



*****

A banda The Darkness, que começou bem em seu primeiro álbum, mas depois se perdeu, vai voltar. Ao que parece, as brigas entre os irmãos Justin e Dan Hawkins foram resolvidas - não são só os Gallagher que brigam. O tabloide The Sun informou que os irmãos ficaram sem se falar por quatro anos. No momento, a banda está ensaiando um retorno aos palcos, para uma turnê no ano que vem. E, caso você queira relembrar...



*****

"A internet está completamente acabada. Eu não sei porque deveria dar as minhas músicas novas para o iTunes ou algo do gênero. A internet é como a MTV. Em um primeiro momento, a MTV foi moda e, de repente, ficou datada." (Prince, que vai lançar seu novo CD com distribuição feita por um jornal britânico, sepulta a internet)

*****

Eles já até fizeram alguns shows depois de um tempinho afastados, mas disco novo que é bom, os Strokes só vão lançar mesmo em março do ano que vem. Pelo menos foi o que disse à BBC Julian Casablancas: "Precisamos de alguns meses ou até de um ano para gravar tudo. Às vezes, pode parecer que ele vai ficar pronto em três semanas e depois vemos que não está do jeito que queremos". O último álbum da banda foi "First impressions of Earth", lançado em 2006.

*****

Olha só que bizarro: um casal processou o Whitesnake porque ficou surdo durante um tempo por conta do volume alto em um show da banda, em Boston. O processo, que estava rolando desde 2003, teve fim na semana passada, com um acordo entre o casal e a banda. O Whitesnake aceitou um acordo proposto pelo casal, e teve que desembolsar 40 mil dólares (cerca de 72 mil reais). O casal se sentiu lesado porque, ao chegar nos seus lugares marcados para o show, havia uma pilastra atrapalhando a visão. Eles pediram à direção de casa para mudar de lugar. Assim, foram encaminhados para perto do palco, mas bem na frente de uma torre de som, que, segundo a perícia no processo, "pode ultrapassar entre 2 e 22 vezes o volume aceitável por um ouvido humano". Pois é, se essa moda pega...

*****

Abaixo, o novo videoclipe, bem bacana, do Pearl Jam. A música escolhida foi "Amongst the waves".



*****

Hoje eu comecei falando de futebol, e disse que nem sempre há justiça nesse esporte. E, na minha opinião, um desses casos aconteceu no dia 05 de julho de 1982, quando o Brasil foi detonado pela Itália por três a dois, no estádio Sarriá, em Barcelona, Espanha. O Brasil tinha um timaço (Zico, Sócrates, Júnior, Falcão, Cerezo, Éder, só para citar alguns), jogava bonito, mas acabou esbarrando na Itália de Paolo Rossi, que estava inspirado naquela tarde. Ele ainda não havia marcado nenhum gol, na Copa até então, e fez os três contra o Brasil. Acontece. E o que é mais legal é que, independentemente da perda, essa seleção é lembrada até hoje, muito diferente dessa de 2010. (Recomendo uma visita ao blog do Juca Kfouri. Tem uma entrevista feita com ele, logo depois do jogo. Sensacional.)



*****

E para continuar no mesmo espírito rock n' roll, lembro que, hoje, a música "Feel like making love", do Bad Company, completa 35 anos. Essa é a minha música predileta dessa banda de Paul Rodgers, que, volta e meia, ensaia algum retorno por aí.



*****

Também no dia 05 de julho, só que de 1969, os Rolling Stones fizeram um show histórico no Hyde Park, em Londres, para estimadas 250 mil pessoas. Foi a primeira apresentação da banda no Reino Unido em três anos. O pretexto do show seria dar as boas-vindas ao novo guitarrista, Mick Taylor. Mas, com a morte do ex-guitarrista Brian Jones, dois dias antes, o show acabou servindo como uma homenagem. Não à toa, Mick Jagger e companhia iniciaram os trabalhos com "I'm yours and I'm hers", música de Johnny Winter, que era uma das favoritas de Brian Jones. Durante o show, ainda foram liberadas centenas de borboletas brancas em homenagem ao guitarrista.



*****

E vamos começar por onde esse 05 de julho de 2010 com sol brilhante, hein? Hum, hoje é um bom dia para celebrar o melhor rock n' roll. Nessa mesma data, no ano de 1968, o Creedence Clearwater Revival lançava o seu primeiro álbum. Com uma das maiores formações da história do rock (Doug Clifford na bateria, Stu Cook no baixo, John Fogerty, na guitarra e no vocal, e Tom Fogerty, na guitarra), o CCR estreou com um álbum sensacional, com hits como "I put a spell on you", "The working man" e "Susie Q". Não tem muito tempo, comprei a edição comemorativa de 40 anos, com uma versão bomba de "Suzie Q", com 12 minutos de duração. Para quem ainda não tem, é recomendadíssimo.



*****

Bom dia, gente! Tudo bom? Preparados para uma semana sem feriado (jogo do Brasil)? Vou dizer que já estou ficando com saudades dessa Copa. Como é que vai ser ficar sem o "Linha de Passe", da ESPN, todo dia? Estou vendo que terei uma crise de abstinência. Mas ainda temos bons jogos aí nessa semana. E se houver alguma justiça no futebol, a Alemanha será tetra. Como sei que não há justiça mesmo, de repente a Espanha leva, o que também não me deixaria triste. Então, vamos aguardar boas emoções nos próximos dias. Porque, na segunda que vem, aí sim será a ressaca da Copa.