28 de mai de 2010

T-Bone Walker, Cyro Monteiro, John Fogerty, Gaspa, Klaxons, HTDA, Vampire Weekend, Scissor Sisters, Santana, Aerosmith, Tulipa, Alice Cooper, M.I.A.

"917.834.XXXX. Me liguem se vocês quiserem falar sobre a verdade da reportagem no 'NYT', eu vou atender ligações o dia todo." (M.I.A., em seu twitter, dando o telefone de uma jornalista que fez uma matéria esculhambando com a cantora)

*****

Alice Cooper entrou em estúdio para regravar cinco sucessos, que agora podem ser adquiridos através do site oficial do cantor. "Alice vs Alice" é o nome do projeto, que foi lançado apenas virtualmente. O download das cinco faixas custa US$ 4,99. Já a canção "Elected" pode ser baixada gratuitamente aqui. A relação de faixas de "Alice vs Alice" é a seguinte: "Schools out", "I'm eighteen", "No more Mr Nice Guy", "Welcome to my nightmare" e "Elected".

*****

Mais uma do Vampire Weekend hoje. Abaixo, você pode ouvir a nova música da banda, "Jonathan Low", que fará parte da trilha sonora de "Eclipse". De um modo geral, achei a música abaixo do nível da banda.



*****

Esse vídeo da Tulipa Ruiz foi indicação de um amigo meu. Gostei da voz, gostei do arranjo. Tomara que ela chegue ao grande público. Melhor do que muita cantora que faz sucesso por aí...



*****

Quer saber como foi o show do Aerosmith, ontem, em Porto Alegre? Aqui.

*****

O guitarrista Santana está preparando um álbum só com clássicos do rock. Como de costume, a lista de convidados é extensa. Saca só os nomes (e as faixas) confirmadas até agora: Nas ("Back in black", do AC/DC), Chris Cornell ("Whole lotta love", do Led Zeppelin), Joe Cocker ("Little wing", de Jimi Hendrix) e Ray Manzarek ("Riders on the storm", do The Doors). Andei meio desiludido com os últimos álbuns do Santana, mas esse até que me animou.

*****

Todo mundo sabe (pelo menos quem lê esse blog) que os Scissor Sisters passaram por problemas durante a produção de seu novo álbum. Um disco praticamente inteiro chegou até mesmo a ser gravado, mas descartado posteriormente. E quem resolveu esse problema? Neil Tennant, dos Pet Shop Boys. Pelo menos foi o que disse Jake Shears. Enquanto descansava em Berlim, ele encontrou o pet shop boy (que mora na cidade alemã durante alguns meses do ano), que sugeriu o nome de Stuart Price (produtor de trabalhos de Madonna, New Order e Seal) para trabalhar com os Scissor. "Neil disse: 'Por que você não liga para o Stuart e vê o que acontece.". Stuart Price é o produtor de "Night work", que chega às lojas no final de junho.

*****

Quer conhecer as seis guitarras mais feias de todos os tempos? Aqui.

*****

E que tal o videoclipe de "Holidays", do Vampire Weekend, hein? Bacaníssimo!



*****

GENTE BOA: Trent Reznor, do How To Destroy Angels, vai liberar gratuitamente o EP de sua banda, para download, em seu site oficial. As seis faixas do EP que leva o mesmo nome da banda são as seguintes: "The space in between", "Parasite", "Fur-lined", "BBB", "The believers" (que já pode ser ouvida no site) e "A drowning". O EP estará disponível a partir de segunda-feira, dia 01º/06.

*****

A banda Klaxons iniciou na quarta-feira uma rápida turnê por pequenas casas de show na Inglaterra. No repertório, seis canções inéditas, que farão parte do próximo álbum do grupo: "Flashover" (cujo single já foi lançado oficialmente), "Same space", "Valley of the calm trees", "Twin flames", "Echoes", "Astronomical" e "Future memories". Ainda não encontrei nada no YouTube. :(

*****

Hoje também gostaria de homenagear o baixista Ricardo Gaspa, que completa 52 anos hoje. Gaspa tocou no Ira!, que é uma das minhas bandas prediletas do Rock Brasil. E acho que ela faz muita falta. Ainda não ouvi o trabalho novo do Nasi, mas sei que tem uma participação do Gaspa.



*****

No dia 28 de maio de 1945 nascia John Fogerty, fundador e líder daquela que foi uma das maiores bandas de rock dos Estados Unidos, o Creedence Clearwater Revival. Além de ser um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Fogerty compôs alguns dos clássicos de sua banda, como "The working man", "Born on the bayou", "Proud Mary", "Green river" e "Bad moon rising". Eu já tirei a poeira da coleção do Creedence aqui, porque hoje o rock n' roll vai comer!



*****

E hoje também comemoramos o aniversário de outro monstro sagrado. Só que da música brasileira. Cyro Monteiro nasceu a 28 de maio de 1913, no Rio de Janeiro. O sambista, tão aclamado pelo poeta Vinícius de Moraes, colocou a sua voz em pérolas do nosso cancioneiro, como "Beija-me", "Escurinho", "Falsa baiana", "Oh, seu Oscar!", "Rugas", "Se acaso você chegasse", entre outras. Pena que hoje ele seja tão pouco lembrado. Inclusive, foi uma dificuldade tremenda encontrar um vídeo de Cyro Monteiro no YouTube. Povo sem memória o nosso.



*****

O que temos pra hoje, hein? Vamos começar muito bem, celebrando um centenário. Em 28 de maio de 1910, nascia, no Texas, T-Bone Walker, um dos monstros sagrados da história do blues. Dentre as principais composições de T-Bone estão "Call it stormy monday", "T-Bone shuffle" e "Call me when you need me". Um dos grandes influenciados pela música de T-Bone foi B.B. King. Ele sempre diz isso. E só esse detalhe já é o suficiente para avaliarmos a importância de T-Bone Walker.



*****

Opa! Bom dia pessoal! Como está? Nossa, ontem foi o dia do encontro da faculdade de Direito. Vou te dizer: que ressaca. A gente sente que a idade está chegando nesses dias... Antes, tive o grande prazer de conhecer o jornalista Daniel Achedjian, um belga apaixonado por música brasileira, e que mantém um blg fantástico: http://daniel-achedjian.blogspot.com/.

Nenhum comentário: