14 de mai. de 2010

Bechet, Klemperer, Jack Bruce, Byrne, Astbury, Thalma, Sinatra, Beatles, Keith, Tired Pony, Gil, Gorillaz, Muse, Nina, The National, Lennon, Tom Petty

Já viram o novo single de Tom Petty & The Heartbreakers? "I should have known better" é o primeiro single deles em oito anos. Eu gostei.



*****

Que tal o trailer da cinebiografia de John Lennon?



*****

E quem foi ontem ao programa do David Letterman? Hein, hein? The National. A banda mostrou a canção "Afraid of everyone", que contou com a participação de Sufjan Stevens nos backing vocals.



*****

Ontem fui comprar a trilha sonora do "Iron Man 2", com as músicas do AC/DC (colecionador é uma m#$% mesmo). O CD tem 15 sucessos da banda australiana - aliás, facilmente encontrados na internet. Todos bem conhecidas, e em suas versões originais. Preço: R$ 35,90. Depois as gravadoras não sabem o motivo pelo qual não vendem mais disco.

*****

Uma pequena aula de rock escocês.

*****

Está rolando um boato de que Mary J. Blige fará o papel de Nina Simone em um filme que contará a vida da grande cantora. Nina merece o filme. Mas não merece que o seu papel seja feito por Mary J. Blige, uma das cantoras mais sem sal dos Estados Unidos.

*****

Para quem estiver ansioso para escutar a música nova do Muse, "Neutron star collision (Love is forever)", tem um trechinho abaixo. Inteira só deve rolar a partir de segunda-feira.


*****

Gorillaz no Brasil???

Aliás, olha só que propaganda genial para o show em Londres.

*****

Adorei a coluna do Hermano Vianna, hoje, no "Segundo Caderno", do jornal O Globo. Hermano é um dos caras mais sensatos que conheço. A matéria sobre o novo álbum do Gilberto Gil, "Fé na festa", assinada por Antonio Carlos Miguel, também está bem bacana.

*****

Vocês já ouviram falar no Tired Pony? Pois bem, Tired Pony é o projeto paralelo de Peter Buck, guitarrista do R.E.M. Além dele, fazem parte da banda: Gary Lightbody (Snow Patrol), Troy Stewart, Iain Archer (esses dois participam das turnês do Snow Patrol), Tom Smith (The Editors), Richard Colburn (Belle & Sebastian) e Scott McCaughey (músico de apoio nas turnês do R.E.M.). O álbum de estreia, "The place we ran from", será lançado no dia 12 de julho, e conta com a produção de Jacknife Lee (o mesmo responsável por "Accelerate", discaço lançado pelo R.E.M. em 2008). O álbum, gravado em apenas uma semana, vem com as seguintes faixas: "Northwestern skies", "Get on the road", "Point me at lost islands", "Dead american writers", "Held in the arms of your words", "That silver necklace", "I am a landslide", "The deepest ocean there is", "The good book" e "Pieces". Difícil não levar fé em alguma coisa que conte com algum integrante do R.E.M.

*****

Keith Richards anunciou que a sua autobiografia será lançada em outubro. Duas questões importantes: 1) Qual será a classificação etária do livro? 40 anos?; 2) Será que ele se lembra de alguma coisa entre os anos 60 e 80? A conferir.

E por falar nele...



*****

COMO ASSIM?: Músico da banda Tokio Hotel sofre overdose de Viagra.

*****

Paul McCartney culpou a gravadora EMI pelo fato de as canções dos Beatles ainda não estarem disponíveis para download no iTunes. Em entrevista a Newsbeat, Paul disse que o problema não é dos Beatles (ele, Ringo e as viúvas de George e de John já manifestaram o desejo de ver as músicas da banda no iTunes) e nem do iTunes. "[O problema] é com as pessoas entre nós e o iTunes, ou seja, a gravadora. Há várias razões para ela não querer fazer isso."

*****

E hoje também vamos lembrar dos 12 anos da morte de Frank Sinatra. O cantor era... bem... "The Voice"! Está bom pra você? Recentemente, comprei um box com quatro CDs e um DVD somente com shows de Sinatra em Nova York, entre 1955 e 1984. O DVD, filmado no Carnegie Hall, em 1980, é um dos melhores registros em vídeo que já vi de Sinatra. E olha que ele nem estava em sua fase, digamos, áurea... O vídeo abaixo, com "The gal that got away" e "It never entered my mind", foi extraído dessa apresentação.



*****

Aqui no Brasil, quem completa 35 anos hoje é a cantora e atriz Thalma de Freitas. Filha do grande pianista Laércio de Freitas, Thalma lançou, em 2004, um bom CD, que levava o seu nome no título. Atualmente, a cantora faz parte da Orquestra Imperial.



*****

Dez anos mais novo que David Byrne, Ian Astbury também faz aniversário hoje. O cantor teve os seus momentos de brilho a frente do The Cult (banda que ainda existe, mas bem longe de sua melhor fase, nos anos 80), mas também pagou os seus micos, especialmente quando se aventurou a substituir Jim Morrison em uma turnê com os ex-integrantes do The Doors, Robbie Krieger e Ray Manzarek.



*****

David Byrne vai soprar 58 velas hoje. O músico, compositor, produtor e o diabo a quatro nasceu na cidade de Dumbarton, na Escócia, no dia 14 de maio de 1952. Acho que David Byrne produziu algumas coisas muito chatas, mas tudo isso pode ser compensado com os discos dos Talking Heads, banda que Byrne liderou entre os anos 70 e 80.



*****

O baixista Jack Bruce também comemora aniversário hoje. Bruce nasceu a 14 de maio de 1943, e é considerado um dos grandes baixistas do rock. Ele tocou com Frank Zappa e John Mayall, mas a sua grande contribuição para o rock foi quando assumiu o baixo do Cream, banda que ainda tinha Eric Clapton na guitarra, e Ginger Baker na bateria. Pouco bom, né? Se você quiser conhecer a obra do Cream, recomendo o box com quatro CDs "Those were the days", com sucessos e raridades. O DVD "Royal Albert Hall London May 2-3-5-6, 2005", que traz um registro do reencontro do power trio, quase 40 anos após o encerramento de suas atividades, também é uma ótima pedida. O vídeo abaixo foi retirado desse DVD.



*****

Quem também nasceu no dia 14 de maio foi Otto Klemperer. O maestro alemão é tido até hoje como um dos grandes conhecedores da obra de Richard Wagner. Tenho um CD duplo com os prelúdios de todas as óperas de Wagner pela batuta de Klemperer, e, realmente, é algo muito especial. Beethoven também era uma das especialidades do maestro. Veja abaixo um trechinho da 8ª sinfonia de Beethoven sob a regência de Klemperer.

*****

E vamos começar por onde hoje? Hum, Sidney Bechet, conhecem? O dia 14 de maio realmente é bem representativo para esse grande clarinetista. Ele nasceu no dia 14 de maio de 1897, e morreu no dia... 14 de maio de 1959. Curioso, não? Bechet é considerado um dos maiores nomes do jazz. Não à toa, foi apelidado de "Le Dieu", quando morou na França, na década de 1920.



*****

Bom dia, pessoal. Sexta-feira, finalmente, hein? Qual é a boa do fim de semana? Eu ainda nem sei...

2 comentários:

Patricia Italo Mentges Instituto de Escoliose disse...

Oi Luiz Felipe, que máximo colocar tantos artistas de estilos diversos com tanta qualidade.
Um presentão!

Anônimo disse...

já to doido pra ver o filme do John Lennon

flávio tbk