15 de mai. de 2010

Eno, Raí, Who, George Israel, Novoselic, Sammy Davis Jr, Sabatinni, Nilton Santos, Gil, Aerosmith, Cure, Lou Reed, DMB, Caê, Arcade Fire, HTDA, Dylan

Já viram gato cantar?



*****

Como de costume, aos sábados, eu falo aqui sobre um pouco do que ando lendo. Nessa semana, aproveitei para reler alguma coisa do Nelson Rodrigues, turbinado que estou pela ótima biografia "O anjo pornográfico", de Ruy Castro, e que li na semana passada. Também reli "Bonequinha de luxo", de Truman Capote. Aproveitei para ler pela primeira vez os três contos que acompanham a "Bonequinha" na edição de 2008, da Companhia das Letras. "Memória de Natal" foi um dos textos mais tocantes que já li sobre o Natal. É curtinho e vale a pena dar uma lida.

No início da semana, eu li "Like a rolling stone - Bob Dylan na encruzilhada", de Greil Marcus. O escritor é uma das maiores autoridades em música. Quem já leu alguns de seus pequenos textos, como "A última transmissão" ou "Guerra no catamaran", sabe disso. E o problema de "Like a rolling stone" está exatamente em seu tamanho. São quase 250 páginas contando a história da música gravada por Dylan no álbum "Highway 61 revisited" (1965). Tivesse Greil Marcus diminuído a obra em umas 150 páginas, teria sido melhor. E assim também pouparia o leitor de abstrações como essa aqui: "Como som, o disco parece uma caverna. Entramos no escuro; a luz que houver bruxuleia das paredes em padrões que, enquanto observamos, parecem quase ritmados." Greil Marcus, em 80% do livro, optou por abstrações como essas. São poucos os momentos em que ele conta a HISTÓRIA da composição e da gravação da música. Quando ele resolve contar a HISTÓRIA de verdade (como a troca de produtores do álbum, os shows nos quais Dylan foi vaiado etc), as coisas ficam bacanas. Mas o fato é que Marcus poderia ter economizado muitas páginas - para que gastar tanta tinta com a música "Go west", dos Pet Shop Boys? Não tivesse sido tão prolixo, o livro "Like a rolling stone" poderia agradar a todos. Mas do jeito que foi escrito, vai agradar somente aos fanáticos (e muito pacientes) por Bob Dylan.

*****

E que tal o videoclipe novo do How To Destroy Angels, hein?



*****
Foi com esse postal acima que o Arcade Fire avisou que vai lançar um novo disco nas próximas semanas. Ao mesmo tempo, a Amazon já colocou na pré-venda o novo single do grupo, "Suburbs"/"Month of may". Aguardemos!

*****

Acabo de receber a minha "Mojo" de junho. Ainda não li, mas já gostei da imensa matéria assinada por Sylvie Simmons sobre "Back in black", na minha opinião, o melhor álbum do AC/DC. Mas o mais bacana é o CD que acompanha a edição. "Highway to hell" traz 15 faixas sobre o inferno. Tem James Brown ("Hell"), Cutis Mayfield ("(Don't worry) If there's a hell below we're all going to go"), Nick Cave And The Bad Seeds ("Up jumped the devil"), entre outros. Vou escutar logo mais junto com o meu dry martini.

*****

UMA MÚSICA PRO FIM DE SEMANA: "Eclipse oculto", de Caetano Veloso.



*****

Como é que Lady Gaga consegue andar assim?

*****

HI-A-TO: A Dave Matthews Band anunciou que vai entrar de férias em 2011. Uma das bandas que mais excursiona - a turnê de verão da DMB já uma verdadeira instituição nos Estados Unidos - está cansada da estrada. Por conta de quase 20 anos sem férias, Dave Matthews e seus colegas de banda optaram por tirar o ano de 2011 para ficar de pernas pro ar. A banda anunciou o hiato através de um comunicado. "Estamos animados para fazer dessa nova turnê de verão uma das melhores que já fizemos", diz o comunicado. Cá entre nós, duvido que os integrantes da Dave Matthews Band consigam ficar um ano longe dos palcos. Já podemos esperar pelos tais projetos paralelos...

*****

Hang the DJ!



*****

APENAS PARA CACHORROS: Lou Reed e Laurie Anderson estão preparando um show exclusivamente para cachorros. Caso o seu bichinho tenha interesse, fale para ele clicar aqui.

*****

Quer ganhar um presente de Natal antecipado, por conta do The Cure? É só entrar nesse site aqui, e ouvir 20 raridades da época da gravação do discaço "Disintegration" (1989). Nos próximos dias, "Disintegration" vai ganhar uma versão de luxo, com três discos. E nenhuma dessas 20 faixas ora disponibilizadas estará no pacote que chegará às lojas. Eu já estou ouvindo aqui!

*****

PARA OS FÃS DO AEROSMITH: Uma entrevista bem bacana com Tom Hamilton, baixista da banda, por Jotabê Medeiros, do Estado de S. Paulo.

*****

NOVELA CANECÃO: Capítulo dois.

*****

Essa aí é a capa de "Fé na festa", novo álbum de Gilberto Gil, que a gravadora Universal distribuirá na primeira semana de junho. O álbum terá 13 canções, sendo nove inéditas. O conceito e projeto gráfico da capa é do designer André Vallias, e a foto de Beti Niemeyer. A faixa "O livre atirador e a pegadora" pode ser ouvida aqui.

*****

E para finalizar os aniversariantes do fim de semana, amanhã, Nilton Santos (ou, simplesmente, "A enciclopédia do futebol") completa 85 anos. O lateral-esquerdo conquistou 26 títulos em toda a sua carreira, e participou das Copas do Mundo de 1950, 1954, 1958 e 1962. Foi bicampeão nas duas últimas. A entrevista abaixo foi ao ar pelo "RJTV", em 2004. Vale muito a pena você "perder" seis minutos do seu dia.



*****

Também no dia 16, a tenista argentina Gabriela Sabatinni completa 40 anos. Ela começou a dar as suas raquetadas aos oito anos de idade. No decorrer de sua carreira, conquistou títulos importantes, especialmente o US Open, em 1990.



*****

Amanhã também é dia de relembrar Sammy Davis Jr. O primeiro artista negro que teve o seu próprio programa de televisão morreu no dia 16 de maio de 1990. Cantor, ator e dançarino, Sammy Davis Jr. participou de mais de 30 filmes e gravou 48 álbuns em sua carreira, dentre os quais se destaca "The Nat King Cole Songbook", de 1965. Um discaço!



*****

E também no dia 16, Krist Novoselic, baixista do Nirvana, faz 45 anos. Com Kurt Cobain a frente da banda, fica difícil alguém aparecer mais. Contudo, os fãs do Nirvana sabem bem a importância e segurança desse grande baixista, que, aliás, anda meio sumido.



*****

E agora que já estamos no dia 16, que, aliás, é o Dia do Gari, profissional que o Boris Casoy tanto preza, vamos dar os parabéns para George Israel, que completa nada menos que 50 anos! George Israel, um dos fundadores do Kid Abelha, no momento, está lançando o seu novo álbum, "13 parcerias com Cazuza". Infelizmente, ele não conseguiu fazer o show de gravação do DVD, que aconteceria na semana passada, no Canecão. Mas quando o show rolar, a gente vai atrás. Parabéns, George!



*****

E sabe qual disco foi lançado no dia seguinte do nascimento dos irmãos de Boer? Simplesmente, "Live at Leeds", discaço gravado pelo The Who, e tido por muita gente como o melhor álbum ao vivo de todos os tempos. A versão original do disco contava com apenas seis faixas: "Young man blues", "Substitute", "Summertime blues", "Shakin' all over", "My generation" e "Magic bus". Em 2001 saiu uma edição de luxo imperdível, com a apresentação na íntegra, em um CD duplo. No total, são 33 faixas, sendo que o disco 2 é dedicado exclusivamente à íntegra da ópera-rock "Tommy". Então amanhã já sabe, né? Todo mundo ouvindo "Live at Leeds"!

*****

Ainda no futebol, hoje, os irmãos gêmeos Ronald e Frank de Boer completam 40 anos. Os dois jogaram pelo Ajax de Amsterdã, pelo Barcelona, além da seleção holandesa, nas Copas de 1994 e de 1998.



*****

Que tal falar um pouco de futebol? Quem faz 45 anos hoje é o craque Raí, irmão do Mestre Sócrates. Raí Souza Vieira de Oliveira nasceu a 15 de maio de 1965, e fez história no São Paulo e no Paris Saint-Germain. Ele também jogou a Copa de 1994, mas acabou sendo cortado do time titular. Dunga herdou a faixa de capitão, e xingou a taça quando ganhou a final contra a Itália. A grosseria e a falta de educação de Dunga entraram para a história, ao invés da classe de Raí. Abaixo, o golaço de falta que Raí fez contra o Barcelona na disputa do Mundial Interclubes de 1992, no Japão.



*****

E hoje, dia 15 de maio, o que que comemoramos? Para começar, vamos de Brian Eno, que faz 62 anos hoje. E a homenagem vem de uma das bandas mais interessantes da atualidade.



*****

Oi pessoal! Alguém perdeu a hora hoje? Hahaha...

Nenhum comentário: