8 de mai de 2010

Beatles, Mary Lou Williams, Rossellini, Baresi, Taffarel, Gahan, Skank, PC Pinheiro, Mars Volta, Chemical Brothers, Dead Weather, Cássia Eller, Tom

Feliz dia das mães!



*****

Essa semana foi boa em leitura. Devorei "O anjo pornográfico", biografia de Nelson Rodrigues, escrita por Ruy Castro. Bom, não vou fala nada sobre o livro, mas apenas que foi a melhor biografia que já li na minha vida (junto com a dos Beatles, de Jonathan Gould). Outro livro que li (não todo, porque é uma obra mais de consulta) foi "O mundo das Copas", de Lycio Vellozo Ribas. Recomendo mesmo para todos os fanáticos por futebol, especialmente Copas do Mundo. O autor fala de cada um dos jogos e dá detalhes e curiosidades interessantes. Lycio ficou seis anos trabalhando no livro. E valeu a pena. Sem exagero, podemos dizer que é uma verdadeira bíblia das Copas, melhor ainda do que o famoso livro "Enciclopédia de todas as Copas do Mundo", de Orlando Duarte. O único pecado do livro é a pequena quantidade de fotos. Embora muito ilustrado (com desenhos), a ausência de fotos é uma falha considerável, já que as Copas têm aqueles momentos históricos que somente uma foto é capaz de traduzir.

*****

Um disco ao vivo de Tom Jobim com participação especial de Milton Nascimento. Eu quero! Quando é que chega às lojas?

*****

UMA MÚSICA PARA O FIM DE SEMANA: "Non, je ne regrette rien", na voz de Cássia Eller. Muita saudade.



*****

Jack White disse que se inspirou em Lady Gaga para escrever a música abaixo, que faz parte do novo álbum do Dead Weather, "Sea of cowards". Faz sentido.



*****

Já viram o videoclipe novo do Chemical Brothers?



*****

Esse livro deve ser bem bom.

*****

O guitarrista do The Mars Volta, Omar Rodriguez-Lopez, lançou um EP virtual (e gratuito) de sete faixas através do seu site. O ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, John Frusciante (que já havia participado de todos os discos do Mars Volta), também deu as caras nesse trabalho de Rodriguez-Lopes. Ainda não baixei e nem ouvi, mas, levando-se em conta os álbuns do Mars Volta, deve ser bem interessante.

*****

Um dos livros mais interessantes sobre música que li nos últimos meses foi "História de canções", de autoria de Wagner Homem, que contava a história das músicas de Chico Buarque. Agora é a vez de "Histórias das minhas canções", escrito pelo compositor Paulo César Pinheiro, que tem no currículo mais de duas mil músicas. O autor selecionou 65 de suas canções (como "Tô voltando", "Lapinha" e "Vou deitar e rolar") para o livro, que será lançado nos próximos dias pela editora Leya, pelo preço sugerido de R$ 44,90.

*****

Ontem recebi e-mail da assessoria do Skank avisando que a banda mineira vai gravar DVD/BD no dia 19 de junho, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. "Skank Mineirão ao Vivo" sairá no segundo semestre desse ano pela gravadora Sony, em parceria com o canal Multishow. A estimativa de público é de 30 mil pessoas. O show não terá venda de ingressos, e as entradas serão distribuídas através de ações sociais e promoções de empresas patrocinadoras. Bacana!

*****

Agora vamos partir para amanhã, dia 09 de maio. Dave Gahan, vocalista do Depeche Mode (uma das bandas da minha vida), comemora 48 anos. Gahan, no ano passado, passou por poucas e boas, com a descoberta de um tumor na bexiga, que o obrigou a cancelar diversas apresentações da turnê de sua banda. Felizmente, ele ficou bom e pôde retomar os shows. Mas, infelizmente, cancelou, sem mais nem menos, as apresentações agendadas no Brasil. Mas espero que um dia ele venha aqui para fazer isso aqui com o público:



*****

Outro grande futebolista - e esse realmente muito amado pelos brasileiros - que faz aniversário hoje é Taffarel. O ex-goleiro, que já passou pelo Internacional, Parma, Reggiana, Atlético-MG, Galatasaray e, claro, seleção brasileira, sopra 44 velinhas. Taffarel, como todos sabemos, foi o goleiro que ganhou a Copa do Mundo de 1994 e o vice-campeonato em 1998. SAI QUE É TUA, TAFARELLLLLLLL!



*****

Agora, partindo para o futebol. Franco Baresi, um dos maiores líberos de todos os tempos, faz 50 anos hoje. Os brasileiros têm um carinho especial para com Baresi, pelo fato de ele ter perdido um pênalti na final da Copa de 1994, contra o Brasil. Mas a carreira de Baresi foi tão grandiosa, que, os italianos preferem lembrá-lo como o grande líbero que vestiu apenas duas camisas a sua vida profissional inteira: a do Milan (de 1977 a 1997) e a da seleção italiana.



*****

E sabe quem faria 104 anos hoje? O italiano Roberto Rossellini, um dos grandes cineastas de todos os tempos, foi um dos principais nomes do neorrealismo italiano, movimento cultural surgido após a segunda guerra mundial, e que tinha como principal característica o uso do real na ficção, de forma a buscar a realidade social da época. Ao lado de Rossellini, os principais nomes do movimento surgido na Itália foram Vittorio De Sica e Luchino Visconti. O filme mais famoso de Rossellini foi "Roma, cidade aberta", de 1945.



*****

E também hoje comemoramos o centenário de uma das minhas pianistas prediletas. Mary Lou Williams nasceu no dia 08 de maio de 1910. Jazzista de primeira linha, Mary Lou compôs mais de cem canções, além de ter trabalhado ao lado de pessoas como Duke Ellington, Benny Goodman, Thelonious Monk, Charlie Parker e Dizzy Gillespie. Nascida em Atlanta, na Georgia, Mary Lou morreu aos 71 anos, no dia 28 de maio de 1981. Abaixo, um vídeo com uma grande versão para "The man I love".



*****

E no dia 08 de maio de 1970, os Beatles colocavam nas lojas o seu derradeiro álbum. À época, a banda já não existia mais. E "Let it be" está bem longe de ser o melhor disco do quarteto de Liverpool, mas... bem, é um disco dos Beatles, né? Então, hoje todo mundo pode tratar de colocar "Let it be" na vitrola, no cd-player de casa ou do carro. Quarenta é só uma vez na vida.

*****


Oi Pessoal. Nossa, hoje estou começando tarde. Impressionante como a gente perde um dia inteiro só para trocar de celular. Enquanto você é atendido, o cara se levanta seis vezes e demora uns dez minutos em cada uma. Não sei o que tanto faz... Bom, mudando de assunto... Sabe de quê é dia hoje? Além do aniversário de Gustave Flaubert - o autor de "Madame Bovary" estaria completando 130 anos hoje - comemoramos o dia do artista plástico. E a imagem acima é obra de Leonílson, o principal nome da "Geração 80" que revolucionou as artes plásticas no Brasil.

Nenhum comentário: