1 de ago. de 2008

DVD: “RAIMUNDO FAGNER AO VIVO” (FAGNER) – UM MERECIDO REGISTRO

No curto making of que acompanha o show do DVD “Raimundo Fagner Ao Vivo”, o seu personagem principal diz: “Foi a primeira vez que eu tremi no palco. Voltei para o bis duas vezes e depois fui direto para o hospital”. No show, é visível a emoção de Fagner. Em frente a um público de mais de 40 mil pessoas, no Ceará, sua terra natal, Fagner fez uma grande retrospectiva de sua carreira, cantando todos os seus principais sucessos, em quase duas horas de espetáculo.

Quando o formato DVD era objeto de luxo para poucos, no ano 2000, foi lançado o CD duplo “Raimundo Fagner Ao Vivo” com a íntegra da apresentação. Obviamente, o disco estrondou nas lojas, vendendo mais de 700 mil cópias. O lançamento marcava o retorno de Fagner à gravadora Sony, que detém a maior parte de sua obra. O cantor cearense também fazia a sua reconciliação com o clássico “Canteiros”, que, durante muitos anos, foi objeto de uma pendenga judicial entre Fagner e a família de Cecília Meireles.

O fã que durante esses últimos oito anos escutou o CD, finalmente agora tem a chance de ver com os próprios olhos, como foi aquele show, considerado por Fagner, o mais importante de sua carreira. De início, vale afirmar que a filmagem foi realizada apenas para que o espetáculo pudesse ser transmitido via telão para a multidão que não conseguiu ter acesso ao Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ou seja, em alguns momentos, a imagem falha, a câmera balança e a edição come mosca. Mas, mesmo assim, ainda é melhor do que muito DVD que é jogado no mercado diariamente. Definitivamente, a imagem não atrapalha em nada.

Quanto ao áudio, este ainda é melhor do que o do CD lançado oito anos atrás. O engenheiro de som Flavio Senna remixou o som novamente e, como bem disse no making of, melhorou o que ele achava que não estava muito bom no CD.

Juntando um belo cenário, uma multidão de fãs, um cantor visivelmente emocionado, uma banda magnífica – com Jamil Joanes no baixo, Renato Massa na bateria, João Lyra no violão e o então iniciante Spok nos sopros, apenas para citar alguns – e um excelente repertório, o DVD não tem erro. Sem dúvidas, é muito melhor do que o frio “Me Leve Ao Vivo”, filmado no Teatro João Caetano (Rio de Janeiro) em 2002.

Com relação ao repertório, tudo o que de mais importante Fagner fez em sua carreira, está presente em “Raimundo Fagner Ao Vivo”. De “Canteiros” a “Pedras Que Cantam”, passando por “Noturno”, “Fanatismo”, “Mucuripe” e “Asa Partida”, está tudo lá. Logicamente, Fagner não dispensa a sempre bem-vinda homenagem a Luiz Gonzaga (“A Vida do Viajante” e “Riacho do Navio”) e nem os seus sucessos mais populares dos anos 80, como “Deslizes” e “Borbulhas de Amor”. Dessa forma, todas as facetas de Fagner estão presentes neste DVD que, seja por uma canção ou outra, vai acabar agradando a todos.

Cotação: ***1/2

Um comentário:

Unknown disse...

Se fosse hoje (esse show) eu não perderia por nada, na epoca tinha só 10 anos - o que não me tira muito a tristeza de naum está num show tal marcante como esse.