9 de ago. de 2008

CD: “EN VIVO” (ROBERTO CARLOS) – QUASE A MESMA COISA

O início é igualzinho: aquele medley que junta vários sucessos antigos, o locutor gritando ‘Robééééérto Carlos’ e a respiração antes do primeiro verso de “Emoções”. Só que quando Roberto Carlos começa a cantar “Y cuando estoy aquí / Yo vivo este gran momento”, a gente sente a segunda coisa diferente neste CD. (A primeira não precisa nem dizer: é ouvir um lançamento de Roberto fora do Natal.) Mas quem acha que “En Vivo” é uma cópia em espanhol dos discos ao vivo que o compositor de Cachoeiro de Itapemirim vem gravando recentemente, está enganado.

Tudo bem que várias canções, como “Emociones”, “Detalles”, “Cama Y Mesa” e “Propuesta” possuem o mesmo arranjo que Roberto e sua banda apresentam há mais de 20 anos, mas o mais legal é poder ouvir músicas que Roberto Carlos não costuma mostrar em shows no território brasileiro. A segunda canção de “En Vivo” é uma delas. “Que Será de Ti” é a versão para “Como Vai Você”, que, apesar de não ter sido composta por Roberto – ela é de Antônio Marcos e Mário Marcos – é uma das mais belas canções de seu repertório. “Mujer Pequeña” é outra que anda afastada do roteiro dos shows brasileiros de Roberto e está presente neste concerto gravado em Miami e que ficou registrado em “En Vivo”.

Além dessas duas, “Cóncavo Y Convexo”, a linda “La Distancia” (com alguns trechos em português), “Amigo”, “Amada Amante” e “Yo Solo Quiero (Um Millón de Amigos)” também são outras que quem tem menos de 25 anos nunca ouviu Roberto Carlos cantá-las em algum show no Brasil. O curioso é que “Yo Solo Quiero (Um Millón de Amigos)”, apesar de não ter sido um de seus maiores sucessos no Brasil, é o grande hit de Roberto Carlos no mercado hispânico. Tanto que ele abre mão de “Jesus Cristo” para encerrar o show com ela.

E por falar em “Jesus Cristo”, ao que tudo indica, tal canção continua sendo uma obsessão de Roberto em qualquer palco do mundo. E em “En Vivo” lá está ela, firme e forte, na sua versão original em português. Outras canções na língua nativa de Roberto também fazem parte do álbum, como “O Calhambeque” e a homenagem à Maria Rita, “Acróstico”.

Completando o disco ao vivo, Roberto Carlos apresenta dois grandes sucessos nos países de língua hispânica. “El Día Que Me Quieras”, que já havia sido lançada no mercado brasileiro no disco de 1973 de Roberto, ganhou versão ao vivo muito parecida com a original (mais puxada para o bolero), e “Un Gato En La Oscuridad” (versão em espanhol da italiana “Un Gatto Nel Blu”, que Roberto defendeu no festival de San Remo, como favorita, mas acabou sendo descartada nas eliminatórias) são dois pontos altos do álbum.

A gravadora Sony BMG promete lançar o DVD “Roberto Carlos En Vivo” até o final desse mês. O repertório do DVD será idêntico ao do CD. Julgando-se pelo CD, tudo indica que esse ao vivo em espanhol valerá mais do que qualquer DVD que Roberto Carlos venha a gravar no Brasil, com as mesmas canções de sempre.

Abaixo, a canção “La Distancia”, que é uma das faixas presentes em “En Vivo”.

Cotação: ***1/2

Nenhum comentário: