7 de jul. de 2008

DVD: “PRA SEMPRE” (CAZUZA) – ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Hoje faz 18 anos que Cazuza saiu de cena. E para registrar o acontecimento, a Universal Music colocou no mercado, na semana passada, o DVD “Pra Sempre”, o primeiro com registros da carreira solo de Cazuza. Em 71 minutos, o vídeo traz duas gravações que o compositor carioca fez para a Rede Globo: o programa “Mixto Quente”, filmado na praia do Pepino, no verão de 1985/86 e o especial “Uma Prova de Amor”, gravado em 1988, no Teatro Fênix. Um entrevista rápida, e com som bastante prejudicado, fecha o vídeo.

Na edição do DVD aparecem três canções de um Cazuza no auge de sua forma, pouco tempo depois da saída do Barão Vermelho. Inclusive, uma das músicas, “Por Que a Gente É Assim?”, é da banda que o alçou ao estrelato. As outras duas, o grande sucesso “Exagerado” e “Medieval II”, estão presentes em seu primeiro álbum solo. Mais 14 canções foram retiradas do especial filmado três anos depois, com um Cazuza já sob os efeitos da doença que o vitimou. Nesse show, Cazuza relembrou as canções mais importantes de sua carreira solo (“O Nosso Amor a Gente Inventa”, “Ideologia”, “Faz Parte Do Meu Show”, “O Tempo Não Pára” e “Codinome Beija-Flor”) e ainda abriu espaço para apresentar duas músicas do Barão Vermelho – “Todo Amor Que Houver Nessa Vida” e “Bete Balanço”, esta última com participação especial do seu principal parceiro, Roberto Frejat.

Outros artistas comparecerem ao especial, mostrando que Cazuza gozava de um prestígio ímpar àquele período. Entre eles, estão Sandra de Sá, Caetano Veloso, Gal Costa (que cantou “Brasil” em dueto com Cazuza, grande sucesso da época na novela “Vale Tudo”, de Gilberto Braga), Leila Pinheiro, Olivia Byington e Gilberto Gil, na belíssima “Um Trem Para as Estrelas”. Pena que o áudio dessa canção esteja tão ruim... No DVD foi cortado o ‘doce’ que Marina fez quando Cazuza a chamou para subir ao palco para cantar “Preciso Dizer Que Te Amo”. Ela acabou não participando, mas Cazuza deu conta do recado sozinho e lindamente.

O momento mais emocionante do DVD foi durante a canção “Codinome Beija-Flor”, que Cazuza cantou com Simone. Impressionante notar o entrosamento de ambos no palco. Cazuza canta a música com uma singeleza arrepiante. Provavelmente resultado da direção de Ney Matogrosso, que foi o responsável pelo show “Ideologia / O Tempo Não Pára”.

Completam o DVD dois videoclipes: um com a canção “O Mundo É Um Moinho”, que Cazuza gravou para um álbum-tributo ao compositor Cartola, e outro feito recentemente com fotos do compositor ao som de “Faz Parte Do Meu Show”.

Tendo em vista que, como já foi dito, antes desse “Pra Sempre”, nada da carreira solo de Cazuza havia saído oficialmente em DVD, este lançamento é muito bem-vindo. Entretanto, os cortes que já existiam na fita VHS permanecem em “Pra Sempre”. (Não sei se a Rede Globo teria esse especial no seu estado bruto, para fazer uma nova edição em DVD.) Tudo bem que, levando-se em conta o mercado de discos brasileiro, seria muito esperar um produto desse tipo, mas fato é que Cazuza, por tudo o que fez, merecia um produto mais bem acabado. O corte feito em “Vida Louca Vida” é horroroso. E outras canções, como “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”, “Boas Novas” e “Só As Mães São Felizes” ficaram pela metade. Para um programa de televisão, que tem o seu tempo cronometrado milimetricamente, dá para passar. Mas para o DVD, tais cortes são muito prejudiciais. Ademais, canções que fizeram parte do programa original da TV foram simplesmente limadas do DVD, como “A Orelha de Eurídice”, “Vida Fácil” e “Exagerado”.

De qualquer forma, o trabalho de restauração de imagem e som realizado pela gravadora ficou muito acima da média. O especial “Uma Prova De Amor”, por exemplo, tem uma imagem tão nítida que parece que foi gravado hoje.

Agora, só esperamos que não demore mais 18 anos para sair outro DVD de Cazuza. Um show no Teatro Ipanema da turnê “Só Se For a Dois”, por exemplo, foi gravado pela extinta Rede Manchete. Resta saber aonde a fita está apodrecendo neste momento...

Abaixo, o vídeo original, que foi ao ar na televisão, de “Por Que a Gente É Assim?”. As imagens do DVD são bem superiores.

Cotação: ****

Nenhum comentário: