7 de jul. de 2008

BOB DYLAN, LENNY KRAVITZ E FRANZ FERDINAND ENCERRAM ROCK IN RIO MADRID

Ontem o Rock In Rio Madrid teve, certamente, a sua noite mais interessante, com as participações de Bob Dylan, Lenny Kravitz e Franz Ferdinand. Mas o público, que esgotou os 78 mil ingressos da noite anterior para ver o The Police, não pensou dessa forma. Apenas (levando-se em conta os padrões do festival) 41 mil pessoas compareceram a Arganda del Rey para se despedir da primeira edição do festival brasileiro em terras espanholas – Roberto Medina já confirmou a segunda edição para 2010. O público total do evento foi de 300 mil pessoas – mesmo público da última noite do Rock In Rio 3, no Rio de Janeiro, em 2001. Para a edição de Madrid, os organizadores esperavam pelo menos 500 mil pagantes.

A noite teve início com o grupo mexicano Café Tacuba, que foi um bom aquecimento para a atração seguinte (a mais importante da noite), Bob Dylan, que entrou ainda debaixo de sol (eram 21h àquela altura), e mostrou canções de seu último álbum, “Modern Times”, além de velhos sucessos. Assim, canções como “Thunder On The Mountain”, “Just Like Tom Thumb’s Blues” (vídeo abaixo), “Ballad Of a Thin Man”, “Just Like a Woman” e “Highway 61” estiveram presentes no roteiro do show. Dylan ainda voltou para um bis (após 10 minutos de espera), com o clássico “Like a Rolling Stone”. No total, o concerto, que foi classificado como “impressionante” pelo jornal El País, teve quase duas horas de duração.




O Franz Ferdinand foi a atração seguinte. Como já está fazendo em seus shows, a banda escocesa mostrou algumas canções de seu próximo álbum, como “Turn It On”, “Katherine Kiss Me”, “Ulysses” e “What She Came For”. Mas foram os grandes sucessos do Franz, como “Take Me Out”, “Michael”, “This Fire” e “The Dark Of The Matinée” (vídeo abaixo), que acabaram colocando a platéia para dançar. Por medo de pirataria, a banda não permitiu que as novas canções fossem transmitidas pela televisão espanhola.




Lenny Kravitz pisou no palco logo em seguida. A sua apresentação teve que ser interrompida devido a uma fumaça que incomodou o cantor – Kravitz já cancelou shows no Brasil por causa de sua famosa bronquite. No repertório, sucessos como “Always On The Run”, “American Woman”, “Fly Away” e “Are You Gonna Go My Way” (vídeo abaixo), que encerrou a apresentação.



E, ao som do DJ Tiësto, se encerrou a primeira edição do Rock In Rio – Madrid, que, apesar de um pouco decepcionante por conta do público, foi muito elogiado pela imprensa da Espanha. “Foram cinco dias com boas coisas. Um som maravilhoso, um composto confortável e facilidade de acesso. Mas houve excessos também: além do ruído desnecessário e da abundante publicidade, filas para as bebidas e refeições eram insuperáveis, quando o festival excedeu o público de 50 mil visitantes diários”, noticiou o El País.

Roberto Medina já confirmou que, em 2010, haverá Rock In Rio novamente em Lisboa e Madrid. A primeira edição do festival em São Paulo pode acontecer no mesmo ano.

Nenhum comentário: