29 de jul. de 2008

DVD: “LIVE IN GLASGOW” (NEW ORDER) – UM DVD COM SABOR DE DESPEDIDA

Recentemente o New Order lançou no exterior o DVD que cobre a turnê de seu último álbum, “Waiting For The Sirens’ Call”. Talvez tenha sido também a turnê de despedida da banda, que ainda não definiu se acabou mesmo – o baixista Peter Hook diz que sim, enquanto os demais integrantes negam. Essas diferenças estão bem nítidas nas rápidas entrevistas que entremeiam as canções do DVD. Enquanto o vocalista Bernard Summer adora os estúdios e gosta mais de turnês curtas, o baixista diz preferir os palcos, principalmente se as turnês forem bem longas. Summer diz preferir as canções dançantes, enquanto Hook gosta das mais puxadas para o rock. E por aí vai...

Nesse “Live In Glasgow” é possível notar toda essa diferença – que acaba se transformando em desânimo – em cima do palco. Apesar do repertório muito bom, com sucessos como “Bizarre Love Triangle” (vídeo abaixo), “Perfect Kiss”, “Temptation”, “Blue Monday” e “Regret”, percebe-se que há algo errado no show, o que transforma esse DVD no mais burocrático do New Order.

Além dos sucessos que sempre estão presentes nos shows da banda inglesa, “Live In Glasgow” traz canções do disco que ora estava sendo lançado, como “Turn”, “Who’s Joe” e “Krafty”, além de, claro, clássicos do Joy Division (embrião do New Order). Nesse caso, entraram “These Days” (que Bernard Summer diz raramente tocar em shows), “Transmission”, “Shadowplay” e “Love Will Tear Us Apart” (estas três são as músicas de encerramento do show).

“Live In Glasgow” é o tipo de DVD que poderia ser recomendado somente para os mais aficionados ou para quem não conseguisse encontrar os DVDs anteriores (“316” e “511 – Finsbury Park”), que são bem superiores. Mas existe um porém forte nesse caso.

Além do show filmado em Glasgow, existe um disco bônus com nada menos do que 21 músicas registradas em diversos locais. E é aí que a brincadeira começa. Por exemplo, imagina o New Order executando “Procession”, nos primórdios do festival de Glastonbury? Pois é, está no DVD. Ou então uma versão sensacional de “Ultraviolence” registrada em Roma no ano de 1982. Também tem no DVD! E não pára por aí. Outras raridades, como “Dream Attack”, “The Village”, “Everything’s Gone Green”, também fazem parte do segundo disco desse “Live In Glasgow. Tudo filmado entre os anos de 1981 e 1989, com a inclusão de duas canções (“Run Wild” e “She’s Lost Control”) registradas no festival Wireless, no Hyde Park, em 2006. Realmente, é para fã nenhum botar defeito, apesar de a qualidade de imagem e áudio oscilar muito.

Dessa forma, “Live In Glasgow”, por conta de seu DVD retrospectivo, torna-se item obrigatório para qualquer fã do New Order. Pena que o show em Glasgow propriamente dito esteja mais para um réquiem. Ou seja, um show recente e meia-bomba acompanhado por outras apresentações históricas da banda... É, acho que esse DVD cheira a despedida mesmo... Infelizmente.

Cotação: **1/2 (para o show em Glasgow) e ****1/2 (para o DVD de raridades)


Nenhum comentário: