Pode até já ser lugar-comum um encontro dos Paralamas do Sucesso com os Titãs, mas, para início de conversa, vale deixar registrado que, de todos os shows que as duas bandas já fizeram juntas, os dessa turnê (“25 Anos de Rock”) são os mais importantes. E para sorte dos fãs do rock brasileiro, tal encontro agora está perpetuado no CD e DVD “Paralamas e Titãs Juntos e Ao Vivo”, lançados simultaneamente na semana passada pela EMI.
No show que originou a gravação, e que passou por algumas cidades brasileiras, durante as suas quase duas horas e meia, as duas bandas mais importantes do Brasil permaneceram no palco juntas praticamente o tempo todo. Ou seja, tudo bem diferente do Hollywood Rock de 1992, quando os dois grupos se juntaram apenas no bis para seis números, e na turnê conjunta realizada em 1999, quando ambas também se uniam em não mais do que 10 canções.
Entretanto, o DVD não conseguiu captar toda a experiência que aconteceu no palco. Para começar, as 33 canções no roteiro original foram reduzidas para 21 (todas presentes no CD e no DVD). Tudo bem que na edição sempre se separa o joio do trigo, mas em um encontro desse porte, certamente, os fãs ficariam bem mais satisfeitos se o show estivesse registrado em sua íntegra.
Ainda bem que o início arrasador está presente tanto no CD quanto no DVD. Assim, é possível ver as duas bandas soltando os cachorros juntas, com “Diversão” (que tem Herbert Vianna nos vocais), “O Calibre” (Paulo Miklos canta), “Marvin” (em interpretação de Branco Mello, bem inferior a de Nando Reis), “Selvagem” e “Polícia”.
Os sets em que as bandas permaneceram sozinhas no palco foram praticamente excluídos do registro. Ou seja, nada de “Lanterna dos Afogados”, “Vital e Sua Moto”, “Bichos Escrotos” ou “AAUU”. Em compensação, o demolidor dueto – ou seria duelo? – de bateria de João Barone e Charles Gavin está no DVD. Em um interessante extra, é possível observar as duas baterias ao mesmo tempo.
O momento acústico do show (que, diga-se de passagem, não foi dos mais inspirados) também aparece no DVD. Na tentativa de inovar, as versões de “A Novidade”, “Homem Primata” e “Lourinha Bombril” (esta com participação especial de Samuel Rosa) ficaram bem aquém das originais.
No show do Rio de Janeiro, aonde aconteceu a gravação, além do integrante do Skank, participaram também Andreas Kisser (que já é figurinha carimbada nos shows dos Paralamas) e Arnaldo Antunes. E o clímax do show ocorreu exatamente com a intervenção do ex-Titã, que relembra os clássicos “Comida” e “Lugar Nenhum”, duas pérolas do emblemático disco “Jesus Não Tem Dentes No País dos Banguelas”. “O Pulso”, que foi tão pedida no show de São Paulo, acabou entrando no bis do concerto na Marina da Glória. A canção está nos escassos extras do DVD – além dessa música, restam apenas trechos de ensaios e um making of com apenas cinco minutos (?!?) de duração.
O frenético final da apresentação, com “Óculos”, “Sonífera Ilha”, “Ska”, “Meu Erro” e “Flores”, felizmente, não foi cortado na edição final do DVD.
O ponto negativo do registro, e que chega a comprometer o resultado final, é a notável falta de ensaio. Paralamas e Titãs são bandas que sempre fazem shows perfeitos, mas nesse encontro a falta de sintonia é latente. Em alguns momentos, é possível reparar que nem os vocalistas sabem o momento certo de entrar na canção.
Mas, levando-se em conta que o show foi muito mais um encontro de velhos amigos – e excelentes músicos – do que um projeto oficial, até que esses desencontros têm o seu charme. Até mesmo porque as bandas, com tantos anos de experiência nas costas, acabam contornando, de algum modo, tais percalços.
Agora, se a turnê continuar e as bandas se entrosarem mais, aí não sobra pedra sobre pedra.
Cotação: ***1/2
10 de jul. de 2008
CD E DVD: “JUNTOS E AO VIVO” (OS PARALAMAS DO SUCESSO E TITÃS) – UM ENCONTRO PARA FICAR REGISTRADO
Marcadores:
Paralamas do Sucesso,
Titãs
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito boa sua crítica e coerente...
Vi o link na comunidade!
Bom, eu fui na gravação e eu esperei muito pelas músicas que as bandas tocaram separadas, isso foi o que mais me decepcionou...
Quanto a falta de ensaio, chega a dar vontade de rir em Go Back...
O Herbert simplesmente dorme. Mas eu adorei do mesmo jeito...
Consigo ver tais defeitos, mas continuo ouvindo e vendo direto...
Muito bom!
Espero que passem por Curitiba
;)
Até...
Postar um comentário