Para quem pensa que a moda dos discos ao vivo acontece apenas no Brasil, “Live From Philadelphia”, de John Legend, é um bom exemplo para se provar o contrário. O cantor que se tornou fenômeno nos Estados Unidos lançou dois bons discos de estúdio, Get Lifted” (2004) e “Once Again” (2006), e já partiu para um precipitado álbum ao vivo. Tudo bem que o imenso sucesso da turnê do disco de 2006 justificaria um registro (como o DVD que também já foi lançado), mas o CD ao vivo deixa uma sensação de quebra em uma obra que estava caminhando muito bem.
O cantor negro de soul, que nasceu em uma noite de Natal em Ohio, possui hoje uma das vozes mais agradáveis do planeta. Seguindo o estilo de Marvin Gaye, Legend faz uma música de alta qualidade, como pode ser comprovado nas belas “Save Room” e “Heaven”, ambas de seu álbum “Once Again”. Seja em baladas (que constituem a maior parte de seu repertório), seja em músicas com mais balanço, Legend mostra sempre a mesma competência.
Com uma banda formada por um trio de metais e backing vocals, Legend deixa aflorar as melhores influências da soul-music e do rhythm & blues produzidos nos Estados Unidos nos anos 60. A dançante “Stereo” é um bom exemplo de como se deve fazer música soul atualmente. Quando Legend tenta fazer algo diferente disso, entretanto, o resultado não é dos melhores. “I Want You (She’s So Heavy)”, canção do disco “Abbey Road”, dos Beatles, não funciona em sua voz. E o resultado disso pode ser ouvido em “Live From Piladelphia”, quando é notável a falta de entusiasmo da platéia quando John Legend termina a canção. Não é à toa, que logo após, o cantor ataca com “Slow Dance”, uma das melhores canções de seu repertório.
Mas é inegável que os melhores momentos do show acabam sendo as baladas. Nelas, John Legend pode mostrar mais a sua grande extensão vocal e os seus dotes de instrumentista. “Coming Home”, por exemplo, quando Legend canta com a alma – poucos fazem isso – e toca um piano de primeira, talvez seja o melhor momento deste álbum ao vivo. Outro grande momento é o dueto de Legend com a cantora Corinne Bailey Rae, em “Where Is The Love”.
Em suma, se for para optar entre os formatos CD e DVD, lógico que o vídeo é mais interessante. E o CD pode ser um bom souvenir para quem teve a oportunidade de assistir a algum show da turnê. Mas o melhor mesmo é que Legend lance logo o seu próximo álbum de estúdio, com canções inéditas. Ele já está prometendo para o final desse ano. Será que vai cumprir a promessa?
Abaixo, o vídeo de “Coming Home”, extraído do DVD “Live From Philadelphia”.
Cotação: ****
12 de jun. de 2008
UM AO VIVO PRECIPITADO, MAS DE QUALIDADE
Marcadores:
John Legend
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Nossa...achei seu blog MUITO bom!!
Muito bom blog!!
Parabéns
Desejas fazer uma parceria, meu amigo?
http://download.kit.blog.br
podemos trocar links rss (10?) assim nossos links ficam mais aparentes e dirigidos ao nosso público-alvo e muito mais eficazes.
Boa noite!
Gostaria de saber se tem mais informações sobre a biografia de John Legend.Procurei em diversos locias e não encontrei.
Caso possa me ajudar mau email é rafa.noronha01@gmail.com
Abraço!
Postar um comentário