20 de jun. de 2008

O ‘TOUR DE FORCE’ DO GENESIS EM UM DESLUMBRANTE CENÁRIO

Um dos momentos mais marcantes do mundo da música em 2007 foi o retorno da banda The Police. Mas o que acabou passando despercebido para muita gente, foi que outro grande dinossauro do rock se reuniu para uma enorme turnê, também no ano passado, para engordar os cofrinhos de seus integrantes. A banda, no caso, é o Genesis, que, a despeito de a reunião ter sido incompleta (faltaram Steve Hackett e Peter Gabriel), fez uma grande turnê pela Europa e Estados Unidos.

Seguindo a idéia de bandas como Pearl Jam e The Who, a banda fechou contrato com uma empresa que comercializa pela internet os CDs de todas as apresentações da turnê. Assim, para documentar a turnê com um produto oficial nas lojas de disco, a banda teve a inteligente idéia de selecionar os melhores momentos de cada apresentação e agrupar tudo em um CD duplo – “Live Over Europe”. Agora, com alguns meses de atraso, é a vez do DVD “When In Rome”, que, como o próprio título diz, foi filmado na cidade de Roma, mais especificamente no belo Circo Massimo, com as vistas deslumbrantes da cúpula do Vaticano e do Coliseu. Esse cenário, juntamente com um público de mais de meio milhão de pessoas, faz com esse DVD seja um dos mais deslumbrantes já lançados, ainda mais levando-se em conta a sempre competente direção de David Mallet.

“When In Rome”, na verdade, é uma caixa, com três DVDs embalado em uma luxuosa edição digipack em papelão, que ainda conta com um bonito encarte cheio de fotos. O concerto com quase três horas de duração está dividido nos dois primeiros discos, enquanto o terceiro traz o excelente documentário “Come Rain Or Come Sine”, que, em duas horas de duração mostra os bastidores da turnê de forma extremamente detalhada. E isso sem contar com os extras dos outros dois discos. Cada canção tem direito a um pequeno extra (cada um com uma média de quatro minutos de duração) que mostra os ensaios, bem como reuniões da banda com a equipe técnica de cenógrafos e iluminadores.

Assim como o CD, o DVD traz a roteiro completo da “Turn It On Again Tour”, que se manteve idêntico tanto na Europa como nos Estados Unidos. Um dos grandes diferenciais dessa turnê do Genesis, em comparação às anteriores “We Can’t Dance” (1992) e “Invisible Touch” (1986), é o fato de a banda ter incluído sucessos de todas as fases de sua carreira. Desde canções da fase progressiva, como “Firth Of Fifth”, “I Know What I Like” (um exemplo de comunhão do artista com o seu público), “In The Cage” e “Carpet Crawlers” (do clássico “The Lamb Lies Down On Broadway”), passando pelas canções mais românticas e leves da década de 70 (“Follow You, Follow Me”, “Afterglow”, “Ripples”), o pop dos anos 80 (“Land Of Confusion”, “Turn It On Again”, “Invisible Touch”, “Home By The Sea”) e as músicas do início da década de 90 (“I Can’t Dance”, “Hold On My Heart” e “No Son Of Mine”).

Phil Collins já descartou a idéia dessa turnê ter sido realmente a derradeira do Genesis. Ele já afirmou que pode ser que ocorra mais uma, e até deu a entender que Peter Gabriel e Steve Hackett possam retornar à banda. Mas, de fato, apesar de algumas pessoas torcerem o nariz quanto ao roteiro dos shows, a banda fez um verdadeiro “tour de force” em cima da sua imensa obra. E isso é um grande mérito.

Esta turnê do Genesis foi considerada a maior de 2007, em termos de produção, com o palco mais ‘estiloso’ da história dos grandes concertos, que conseguiu ser grandioso sem soar cafona.
Abaixo, a canção “Carpet Crawlers”, clássico do álbum “The Lamb Lies Down On Broadway”, e que encerrou a apresentação.

Cotação: *****



Um comentário:

Unknown disse...

Realmente fantastico. Tenho o DVD e a produção é fantastica. In the Cage mostra todo o vituosismo da banda alem de estar linda ao vivo com uma iluminação numa certa parte da musica que nos leva a uma certa viagem. Excelente!

Diego Martins