16 de jun. de 2008

MARCOS VALLE MAIS CONECTADO DO QUE NUNCA

Há uns três anos, Marcos Valle disse que tinha planos de gravar um projeto intitulado “Cantando Histórias”, nos mesmos moldes que Ivan Lins fez pela gravadora EMI em 2004. Nesse projeto, que acabou tendo o próprio Ivan Lins como único artista, o compositor apresentava os seus maiores sucessos e, ao mesmo tempo, contava as histórias relacionadas às suas canções, no mesmo estilo do “VH1 Storytellers”, que tanto sucesso faz no exterior e acabou originando alguns DVDs interessantes.

Ainda bem que nesses três anos, Marcos Valle mudou de idéia. Não que o “Cantando Histórias” tenha uma proposta ruim – o de Ivan Lins funcionou muito bem, diga-se de passagem –, mas “Conecta”, seu novo trabalho, que sai em CD e DVD, é algo muito mais interessante. Com a concepção artística do super-jornalista Antônio Carlos Miguel, “Conecta” fez com que Marcos Valle – como se isso fosse possível – soasse mais moderno ainda.

O brasileiro de memória curta vai se lembrar que Marcos Valle é aquele cantor do “Samba de Verão” e o compositor do tema de Natal da Rede Globo. Mas quem tem boa memória (e os europeus têm de sobra) vai se lembrar do Marcos Valle como aquele grande compositor de canções como “Garra”, “Nem Paletó Nem Gravata” e “Os Grilos”, que estão em discos memoráveis (e infelizmente aqui esquecidos) como “Mustang Cor de Sangue” (1969) e “Previsão do Tempo” (1973).

Em “Conecta”, Marcos Valle, ao invés de apresentar as suas canções mais conhecidas em arranjos burocráticos (desculpem-me a força de expressão, pois não existe arranjo burocrático na obra de Valle), optou por se juntar a músicos jovens e que são responsáveis por algumas das melhores músicas produzidas atualmente no Brasil. Ao todo, foram três participações bem especiais: Marcelo Camelo (que desacelerou o tempo de “Samba de Verão” e fez bonito ao unir a sua “O Vencedor” à “Nem Paletó Nem Gravata”, uma das mais belas composições de Marcos Valle), +2 (banda de Domenico Lancelotti, Kassin e Moreno Veloso e que apresentou o sucesso das academias de ginástica “Estrelar” e o tema de “O Cafona” unido à “Sincerely Hot”) e o Fino Coletivo, que ficou um pouco abaixo das outras participações.

Além desses três, Marcos Valle também convidou dois DJs – afinal de contas, os DJs são grandes responsáveis pelo sucesso de Valle no exterior. Quem acabou se saindo melhor foi Plínio Profeta, que brilha ao misturar suas batidas eletrônicas ao Fender Rhodes de Valle em “Próton Elétron Nêutron”. O DJ Nado Leal juntamente com Valle rebobina “Batucada” e “Mentira”, mais uma obra-prima do clássico álbum “Previsão do Tempo”.

E como o show ficou em cartaz durante quatro sábados no mês de agosto de 2007, alguns artistas presentes na platéia eventualmente subiam ao palco para dar canjas. Os baixistas Alberto Continentino (“Água de Côco”) e Dé Palmeira, em “Os Grilos”, são responsáveis por mais dois bons momentos de “Conecta”. Pena que esta última apareça apenas no DVD.

A direção de imagens do DVD ficou a cargo de Roberto de Oliveira, responsável pelas caixas de vídeos de Tom Jobim, Elis Regina e Chico Buarque. Aliás, a idéia original era que essas filmagens fizessem parte de um futuro box de DVDs de Marcos Valle. Mas ele considerou o resultado tão bom, que “Conecta” acabou sendo lançado antes. (Ainda bem.)

Além de todas essas participações, ainda sobra espaço para Marcos Valle fazer um show solo. Antenado com o presente e com o futuro, o compositor carioca abriu mão de seus grandes clássicos e manda, de cara, três faixas instrumentais de seu último trabalho de estúdio, “Jet-Samba” (2005). No resto da apresentação, usa e abusa de grandes canções que estavam adormecidas, como “Garra” e “Wanda Vidal”, originárias do disco “Garra” (1971).

Se a gravadora EMI optou por não dar continuidade ao projeto “Cantando Histórias”, seria interessante que seus executivos pensassem em novos artistas que pudessem fazer algo semelhante ao que Marcos Valle fez em “Conecta”. Poderiam, assim, prestar um belo serviço à nossa música.

Abaixo, um vídeo amador (diferente da filmagem profissional que consta no DVD) de “O Vencedor / Nem Paletó Nem Gravata”, com a participação especial de Marcelo Camelo.

Cotação: ****1/2

Um comentário:

Anônimo disse...

Seria muito bom que, entre as imagens dessa (suposta) caixa de dvds, viesse alguma coisa das turnês e residências dele nos Estados Unidos, se possível com Sergio Mendes & Brasil 65, Anamaria Valle, Walter Wanderley, Airto Moreira, Leon Ware e Chicago, entre outros, com os quais Marcos Valle também fez bonito.

Kléssius Leão