25 de jun. de 2008

JAMES TAYLOR “CANTA” AS SUAS HISTÓRIAS

No final do ano passado, foi praticamente ‘cuspido’ o último trabalho de James Taylor no mercado nacional. “One Man Band”, pacote que abriga CD e DVD ao vivo, foi lançado pela gravadora Universal aqui no Brasil, mas pouca gente ficou sabendo. Tudo bem que o fato de o trabalho ser mais uma coletânea ao vivo do artista de Massachusetts é sempre desanimador, mas não justifica que seja lançado de maneira tão escondida no país que já foi até homenageado por James Taylor em uma canção.

Em “One Man Band”, que foi gravado em julho do ano passado, James Taylor, em companhia de Lerry Goldings, apresenta os seus maiores sucessos – “Only a Dream In Rio”, a canção que foi feita em homenagem ao Rio de Janeiro, logo após a sua apresentação no Rock in Rio de 1985, que simbolizou o seu renascimento artístico, infelizmente ficou de fora – em versões minimalistas (apenas violões e teclados, com uma discreta guitarra em “Steamroller Blues”).

O CD contém o repertório completo do show gravado no lindo Colonial Theatre, na Estado natal do artista, e o DVD, além de todas as mesmas músicas, mostra James Taylor contar as histórias de cada uma das canções. Nesse caso, foi uma bela sacada colocar o CD somente com as músicas, e o DVD com o show completo. Isto porque, James Taylor acaba falando demais no DVD, com algumas histórias maiores do que as próprias músicas. E isso pode acabar cansando o espectador. Aliás, o vídeo foi produzido por ninguém menos que o ator Sydney Pollack, que faleceu recentemente.

No repertório, como não poderia deixar de ser, Taylor sintetiza os seus mais de 40 anos de carreira – que lhe renderam mais de 40 milhões de álbuns vendidos, 40 discos de ouro e platina e cinco prêmios Grammy – em clássicos como “Something In The Way She Moves” (o seu primeiro hit), “You’ve Got a Friend”, “Shower The People”, “Sweet Baby James” (vídeo abaixo), “Carolina In My Mind”, “Fire And Rain” e “Copperline”. “Mean Old Man” e “My Travelling Star”, ambas de seu último disco de estúdio, “October Road”, também estão presentes no DVD.

Para quem já tem outras coletâneas ou DVDs ao vivo de James Taylor, este “One Man Band” acaba sendo dispensável. Mas para quem não possui nada, este pacote é um ótimo começo para se conhecer a obra de James Taylor. Pode comprar nas melhores lojas do ramo. Se ainda estiver em catálogo, claro...

Cotação: ***1/2



Nenhum comentário: