Todo mundo sabe que Morrissey lançou (mais) uma coletânea há dois meses. O que poucos sabem é que além da edição burocrática com um CD com os sucessos do ex-vocalista do The Smiths, também foi lançada (somente lá fora, claro) uma versão dupla com um CD bônus gravado ao vivo no Hollywood Bowl, em Los Angeles, durante a turnê norte-americana realizada no ano passado.
Quanto ao CD que chegou ao Brasil, pouco há a ser falado. Talvez o aspecto mais interessante dessa coletânea seja o fato de Morrissey ter dado uma prioridade para as canções compostas a partir de seu renascimento artístico, com o álbum “You Are The Quarry” (2004). Desse disco, estão presentes em “Greatest Hits” canções que já podem ser consideradas clássicos, como “First Of The Gang To Die” e “Irish Blood, English Heart”. Além dessas, mais duas de “You Are The Quarry”, aparecem na compilação. E isso sem contar com “Redondo Beach”, que foi lado-B de um single desse mesmo trabalho. Com “Ringleader Of The Tormentors” (2006), acontece a mesma coisa. Até o número de canções presentes em “Greatest Hits” é igual (quatro), incluindo boas músicas como “You Have Killed Me” e “I Just Want To See The Boy Happy”.
Poucos sucessos do século passado entraram em “Greatest Hits”. Alguns eram inevitáveis, como “Suedehead” e “Everyday Is Like Sunday” e, lógico, estão presentes na coletânea. Para fechar, duas inéditas que acabam ofuscando a compilação. E não pelo simples fato de serem inéditas, mas sim por serem duas canções excelentes. “That’s How People Grow Up” foi o primeiro single e é mais puxada para o pop, enquanto “All You Need Me” é bem mais rock, no estilo de “Irish Blood, English Heart”, e acaba sendo mais interessante. Na verdade, “All You Need Is Me” já vem sem considerada por muitos, e não sem razão, a melhor faixa dessa coletânea.
Já o CD ao vivo, apesar de só ter nove faixas, é um deleite para o fã de Morrissey, que consegue se sair melhor em cima do palco do que dentro do estúdio. A ótima gravação e a energia do cantor e de sua banda nessa gravação comprovam que teria sido uma idéia bem melhor lançar um CD ao vivo (e DVD) da turnê do “Ringleader Of The Torments”, do que mais uma compilação de sucessos.
Assim, como no CD principal, esse ao vivo também privilegia as canções de seus dois últimos trabalhos de estúdio. Das nove canções, seis fazem parte deles. Lógico que “First Of The Gang To Die” está aqui presente novamente, assim como a então inédita “That’s How People Grow Up”. Das antigas mesmo, aparecem apenas a ótima “The Last Of The Famous International Playboy” e a mediana “The National Front Disco”, que não está presente no primeiro CD.
E que venha “Years Of Refusal”, disco inédito de Morrissey já em fase de gravação. Se formos julgar o trabalho atual do cantor inglês com as duas inéditas apresentadas em “Greatest Hits”, esse novo trabalho pode ser tão bom ou melhor que “You Are The Quarry”, provavelmente o seu melhor disco solo até agora.
Abaixo, para que você mesmo possa conferir, a canção “All You Need Is Me”, gravada ao vivo no programa de Jools Holland.
Cotação: ****
11 de jun. de 2008
COLETÂNEA INCOMPLETA PARA OS BRASILEIROS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário