24 de mai. de 2008

R.E.M. ESTRÉIA TURNÊ NO CANADÁ PRIVILEGIANDO VELHAS CANÇÕES

O R.E.M. realizou ontem, na cidade de Vancouver o primeiro show da turnê “Accelerate” (foto acima). Além de executar o novo disco praticamente na íntegra, a banda pescou várias canções de seu início de carreira e que havia muito tempo estavam esquecidas, como “Gardening At Night”, “Second Guessing”, “Disturbance At The Heron House” e “Time After Time”. Alguns sucessos também estiveram presentes no roteiro, como “Losing My Religion”, “What’s The Frequency, Kenneth?” e “Man On The Moon”, que encerrou a apresentação.

O design do palco chama a atenção, com vários telões ao fundo, mostrando imagens da banda no palco. Durante a apresentação, o vocalista Michael Stipe pediu a opinião do público acerca do setlist. Antes da apresentação de Stipe, Mills e Buck, as bandas Modest Mouse e The National fizeram curtos shows, que foram bastante elogiados pela crítica.

O jornal Vancouver Sun fez uma elogiosa resenha da apresentação. O seu título – “R.E.M. retorna ao que sabe fazer de melhor: rock – já mostra que a apresentação seguiu o espírito de “Accelerate”, ou seja, bem puxado para canções mais cruas e pesadas, deixando as baladas para trás. (Houve algumas exceções, como “Country Feedback”, a canção predileta de Stipe, e “Electrolite”.)

A crítica ainda diz que “o grupo rejuvenescido trouxe a Vancouver uma maravilhosa noite de música”. Comparando com as turnês anteriores, o crítico Amy O'Brian foi enfático: “esqueça a pintura azul no rosto de Stipe e as confusas baladas da década da experimentação. O R.E.M. provou na noite de sexta no Deer Lake Park que eles estão de volta aos seus rocks rápidos. A alta energia do show mostra que a banda está rejuvenescida e reavivada por conta de seu último álbum, ‘Accelerate’”.

Sobre Michael Stipe especificamente, o crítico afirmou: “Stipe tem uma presença magnética, e se moveu pelo palco dançando com a sua maneira desinibida. A voz não mudou com relação ao seu início de carreira. Está clara, precisa e distinta, seja em bonitas baladas como ‘Houston’, seja na urgência do rock ‘Living Well Is the Best Revenge’”.
Abaixo, seguem o roteiro completo do espetáculo e um vídeo amador com um trecho de “Hollow Man”.

Roteiro:
1. Living Well's the Best Revenge
2. What's The Frequency, Kenneth?
3. Ignoreland
4. Second Guessing
5. Gardening At Night
6. Man Sized Wreath
7. Disturbance At The Heron House
8. Hollow Man
9. Accelerate
10. West of the Fields
11. Houston
12. Electrolite
13. Losing My Religion
14. Time After Time
15. Let Me In
16. The One I Love
17. Country Feedback
18. Bad Day
19. Walk Unafraid
20. Supernatural Superserious
21. Sweetness Follows
22. Get Up
23. I'm Gonna DJ
24. Man on The Moon



3 comentários:

Anônimo disse...

Melhor turnê do R.E.M. nos últimos 20 anos... Sem dúvidas!!!
Será que chega ao Brasil?
Geovani

Cris disse...

Segundo o blog do Lúcio Ribeiro eles podem passar por aqui em novembro... tomara!!

Anônimo disse...

Se todas as previsões do Lucio Ribeiro se confirmassem, teríamos shows internacionais aui no Brasil todos os dias do ano.