18 de mai. de 2008

PEARL JAM AO VIVO EM SETE DOSES

Se tem uma banda que merece ir para o Guiness por conta de registros ao vivo lançados no mercado, sem dúvida, esta é o Pearl Jam. Até que existe uma boa justificativa para essa enxurrada de CDs ao vivo: a banda de Seattle nunca faz um show idêntico ao outro. Pelo visto, ela deve ter todas as canções compostas durante a carreira ensaiadas e, na hora do show, decide o que vai tocar. E isso sem contar com as ótimas versões para clássicos do The Who, Neil Young, Ramones e outros.

O novo ao vivo do Pearl Jam, "Live At The Gorge", que chegou ao mercado nacional recentemente, é uma caixa com sete CDs que englobam três shows diferentes realizados no belo The Gorge Ampitheater, na cidade de George.

O primeiro show (CD triplo) talvez seja o mais interessante. Gravado em 2005, ele não tem as canções do álbum de estúdio “Pearl Jam” (2006), que – diga-se de passagem – está bem longe dos melhores trabalhos da banda de Seattle. Esse show é bem parecido com o que a banda apresentou no Brasil no mesmo ano de 2005. O repertório é composto por grandes sucessos da banda, como “Alive”, “Daughter”, “Black” e “Betterman”. As surpresas ficam com a abertura (“I Believe In Miracles”, do Ramones) e o encerramento (“Baba O’Riley”, do The Who). Outras canções que não costumam aparecer muito nos roteiros de show do Pearl Jam também estiveram presentes, como “State Of Love And Trust” e “Dissident”.

Os outros dois shows (cada um ocupando um CD duplo) fizeram parte da turnê de divulgação do álbum de estúdio lançado dois meses antes (“Pearl Jam”), e várias canções dele aparecem nesses shows, como “Life Wasted”, “Army Reserve” e “World Wide Suicide”. O bacana é que, apesar de os shows terem sido realizados em dois dias seguidos, praticamente nenhuma das canções se repete. E os sucessos acabam se revezando nos dois shows, como “Even Flow”, “Last Kiss”, “Do The Evolution” e “Jeremy”. Na seara dos covers, o Pearl Jam arrisca a já famosa versão de “Rockin’ In The Free World” (Neil Young) e a rara “Little Wing” (Jimi Hendrix).

Agora, no mês de junho, o Pearl Jam faz uma mini-turnê pelos Estados Unidos antes de finalizar o seu novo disco de estúdio, que está sendo produzido por Brendan O’Brien. Não há previsão de lançamento do novo material. De repente, antes, ainda sai mais algum ao vivo por aí.

Cotação: ****

4 comentários:

Anônimo disse...

O Pearl Jam pode lançar disco ao vivo de qualquer coisa, que eu escuto todos. Sem dúvidas, é a melhor banda da atualidade!

Anônimo disse...

Realmente, eu acho que por eles serem fãs tb de outras bandas e saberem que fã mesmo AMA coisa ao vivo, eles tem esse "contrato" com seus ouvintes, e fazem com que tudo fique a mão...

Aliás, adorei seu blog! Depois m diga se posso te linkar no meu!

Um abraço

Luiz Felipe Carneiro disse...

Oi Alice!
Obrigado pelos elogios.
Claro que pode linkar o meu blog no seu.
Abraços,

Unknown disse...

Eu tenho o box Live at Gorge e os shows estão maravilhosos.
Eu particularmente acho o 2º Show o melhor, pois o som está melhor e a banda toca com mais energia, sem contar que o set list está diferente com a introdução das música do último álbum e a performance de mais músicas dos primeiros álbuns, dentre elas algumas que não são muito comuns de se escutar, como Wash, Footsteps e Leash.
Por falar no último álbum, "Pearl Jam", não vou compará-lo aos álbuns Ten, Vs e (até mesmo) Vitalogy, mas desde o lançamento desses álbuns eu não escutava músicas de tal qualidade como as músicas Life Wasted, Inside Job, Gone e World Wide Suicide. O último álbum não passa tão longe assim dos primeiros não.