10 de abr. de 2008

MAIS UMA DO BAÚ DA REDE GLOBO

Sempre que as gravadoras resolvem vasculhar o baú da Rede Globo, coisa boa é lançada. Foi assim, por exemplo, com a série “Grandes Nomes” (será que a Trama não vai lançar mais nenhum?), e com os shows do Rock in Rio, que a MZA vem resgatando. Dessa vez, foi a Biscoito Fino quem deu à luz a mais um ótimo especial global.
Gravado no final de 1979, para impulsionar as vendas da trilha sonora do seriado “Malu Mulher” – que não estava vendendo bem –, Daniel Filho juntou todas as artistas que participaram do disco de estúdio para um grande encontro, com todas cantando o sucesso “Cantoras do Rádio”. Egos a parte, o resultado foi muito bom. E vinte e oito anos depois, ainda arrepia ver um time de primeira grandeza da MPB unidas em uma gravação. As principais cantoras da época participaram: Simone, Gal Costa, Fafá de Belém, Joanna, Quarteto em Cy, Zezé Motta, Marina Lima, Maria Bethânia, Rita Lee e Elis Regina.
Além do número final agrupando todas elas, cada uma tem o seu momento solo no especial. Uma comedida Simone canta “Começar de Novo”, a única que era inédita na trilha de “Malu Mulher”, enquanto a sensualíssima Gal Costa dá conta do recado com “Paula e Bebeto”, em gravação no Teatro Casa Grande. Outros destaques são “Não Há Cabeça”, interpretada por uma tensa Marina (com o auxílio de Ângela Rô Rô no piano, com cara emburrada por não ter sido convidada para cantar a música) e “Álibi”, apenas com a voz de Bethânia e o violão de Rosinha de Valença.
O grande hit de 1979, “Mania de Você”, também está presente com uma gravação ao vivo em estúdio de Rita Lee e sua banda. Elis Regina, por sua vez, emociona com “O Bêbado e a Equilibrista” em apresentação ao vivo no Anhembi/SP.
Todas as canções são entremeadas por interessantes entrevistas com as cantoras e com a atriz Regina Duarte, todas tendo a mulher como tema. Mas a melhor, sem dúvidas, é a concedida por Rita Lee, logo após um “baurete”, como revelou o diretor Daniel Filho na entrevista que acompanha o especial como extra do DVD. Já o depoimento de Elis Regina chega a ser emocionante, principalmente no momento em que fala de Maria Rita, à época com três anos de idade.
Aproveitando a onda, bem que a Biscoito Fino poderia pensar em editar em DVD os especiais infantis que a Globo produziu no final dos anos 70 e início dos 80. Opções não faltam, como “Arca de Noé” (1 e 2), “Casa de Brinquedos”, “Plunct Plact Zuuum...”...
Cotação: ***1/2