O Pearl Jam já começou a trabalhar no seu nono álbum de estúdio. Para tanto, os integrantes já selecionaram alguns demos e estão trabalhando em cima deles, junto com o produtor Brendan O’Brien (o mesmo de “Yield”, lançado em 1998). Sobre O’Brien, o guitarrista Mike McCready disse à Rolling Stone que é “mais um par de ouvidos que respeitamos, e ele vai nos dar um outro caminho a percorrer, mas a gente ainda não sabe exatamente qual é”. Sobre os demos, o guitarrista diz que ainda estão em fase inicial. A banda já fez uma sessão de estúdio com O’Brien, e o trabalho deve continuar em julho, após uma pequena turnê do Pearl Jam, no mês de junho, pelos Estados Unidos.
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A banda The Cure vai lançar quatro singles, antes de colocar nas lojas o seu 13º álbum de estúdio, no dia 13 de setembro. Todo dia 13 de cada mês, até agosto, será lançado um novo single. O primeiro já sai no mês de maio, e vai se chamar “The Only One”. A canção “NY Trip” será o lado B e não estará presente no álbum a ser lançado em setembro. Em junho, será a vez de “Freakshow”. Os singles vão ser lançados em formatos digital e físico. Entre maio e junho, o The Cure estará excursionando pelos Estados Unidos.
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Após sete anos de ausência, Tina Turner vai retornar aos palcos. A cantora anunciou no “Oprah Winfrey Show” que a turnê começará em 01º de Outubro, na cidade do Kansas. Os ingressos para a turnê serão vendidos a partir do dia 12 de maio.
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A gravadora Columbia vai relançar 17 álbuns de Bruce Springsteen. O lançamento está previsto para o dia 19 de maio, na Europa. Os discos sairão em edição limitada e virão em embalagem digipack com a arte original do vinil. Entre os lançamentos, discos clássicos como “Nebraska” (1982), “Born To Run” (1975) e “Greetings From Asbury Park, NJ” (o primeiro álbum de Springsteen, de 1973). Os discos ao vivo “Live 1975-1985” (1986) e “Live In New York City” (2001) também farão parte do pacote.
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O documentário “Gimme Shelter”, sobre a turnê de 1969 dos Rolling Stones, será lançado em DVD no dia 11 de agosto. O vídeo trará imagens do caótico show em Altamont, aonde um fã foi assassinado pelos Hell’s Angels, que faziam a segurança da banda. O DVD vai ter imagem e áudio restaurados e virá acompanhado de um livreto de 40 páginas. Nos extras, comentários dos diretores Albert Maysles e Charlotte Zwerin.
2 de mai. de 2008
RÁPIDAS
1 de mai. de 2008
A “MATERIAL GIRL” CONTEMPORÂNEA
Se Madonna tem uma qualidade inegável, é a capacidade de se renovar a cada disco. (Capacidade esta que, infelizmente, tem faltado a Michael Jackson.) Se nos anos 80, a moda era usar sintetizadores e bancar a virgem, Madonna estava lá fazendo. Se hoje a moda é se associar a diversos produtores e usar os recursos mais modernos em termos de dance-music, Madonna também executa com maestria. E sempre – seja hoje ou nos anos 80 – acaba fazendo escola. Britney Spears que o diga.
Em seu novo disco, “Hard Candy”, Madonna volta um pouco às suas origens de “material girl”, a começar pela capa, com uma foto sensualíssima da cantora, como não se via há anos. Na parte musical, impossível não reparar no jeito mais solto de cantar em “She’s Not Me”, como Madonna fazia nos anos 80. A letra (“She started dressing like me / And talkin’ like me / It freaked me out / ... / She’s not me / She doesn’t have my name / She’ll never have what I have”), que na verdade fala de dor-de-cotovelo, pode ser usada muito bem para artistas que, volta e meia, aparecem por aí imitando Madonna. “Spanish Lesson” também tem um quê de “La Isla Bonita” dos anos 80. O violão espanhol inicial que vai progressivamente se misturando às batidas eletrônicas foi um belo achado.
Mas se estamos em 2008, Madonna não se contentou apenas com um único produtor. A produção das canções de “Hard Candy” é dividida entre o The Neptunes (leia-se Pharrell Williams e Chad Hugo) e a dupla Justin Timberlake / Timbaland. E fato é que a primeira dupla se sai, de longe, bem melhor. Para provar, basta ouvir “Give It 2 Me”, uma das melhores canções da discografia da cantora norte-americana. Com ela, Madonna mostra realmente que sabe das coisas. A tal qualidade de manter-se sempre atual sem perder a essência...
Ainda produzida pelo The Neptunes, “Heartbeat” é outra excelente faixa de “Hard Candy” e vai, com certeza, tocar nas melhores pistas de dança de São Paulo a Tóquio. “Candy Shop”, a primeira do álbum, calcada na percussão que se une a elementos eletrônicos é outra canção que Madonna e os Neptunes acertam. Por sua vez, “Beat Goes On”, com a participação de Kanye West decepciona um pouco.
Mas se “Hard Candy” tem uma forte característica, é a falta de homogeneidade. E isso não é um elogio. A verdade é que a dupla Justin Timberlake / Timbaland errou a mão em algumas faixas do disco. Um exemplo disso é o primeiro single, “4 Minutes”, que parece ser industrial demais. Faltou o ritmo e o balanço de “Give It 2 Me”, que seria um single bem mais impactante. “Dance 2Night”, “Devil Wouldn’t Recognize You” e “Voices” – também produzidas pela mesma dupla – são absolutamente dispensáveis a “Hard Candy”.
Mesmo um bom momento da dupla, como “Miles Away”, não compensa a gordura das outras faixas. Fato é que se Madonna tivesse optado por apenas um produtor, “Hard Candy” seria um disco bem melhor, assim como “Confessions On a Dance Floor”, que teve a produção de Stuart Price.
Mesmo com seus altos e baixos, Madonna mostra em “Hard Candy” que está sempre a frente de seu tempo, ditando o que de melhor acontece na disco-music. E para os seus 50 anos já é mais do que o bastante.
Cotação: ***1/2
RÁPIDAS
A banda Queen, acompanhada do vocalista Paul Rodgers está em estúdio gravando o seu primeiro disco de inéditas desde “Made In Heaven” (1995). O novo trabalho do Queen + Paul Rodgers vai se chamar “The Cosmos Rocks” e dará continuidade a parceria de Brian May, Roger Taylor e Paul Rodgers, que já fizeram uma turnê e lançaram o CD e DVD ao vivo “The Return Of The Champions”. O primeiro single do disco será “C-lebrity”, que segundo os integrantes, é uma mistura do peso de “All Right Now” (canção da ex-banda de Rodgers, Free) com a harmonia de “Somebody To Love”, do Queen. Outras duas canções serão “We Believe”, segundo May um “épico no tradicional estilo do Queen”, e “Call Me”, que é “uma canção que se enquadraria perfeitamente no álbum ‘Sheer Heart Attack’ [lançado pelo Queen em 1974, e que tem “Now I’m Here” e “Killer Queen” entre suas canções]”, continuou May. O disco será lançado entre setembro e outubro.
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Foi lançado no dia 29 de abril, na internet, um filme pornô que tem entre seus atores o guitarrista Jimi Hendrix. Lançado pela Vivid Entertaiment, “Jimi Hendrix: The Sextape” pode ser adquirido on line e estará a venda nas lojas norte-americanas a partir do dia 06 de maio. No site de venda, é possível ver um trecho do filme. A Vivid obteve o vídeo de um colecionador particular de artigos ligados ao rock. A fita foi gravada há mais ou menos quarenta anos, dentro de um quarto de hotel. No filme, Hendrix contracena com mais duas atrizes.
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A canadense Gail Renard vai colocar a venda, em leilão, o manuscrito original da canção “Give Peace a Chance”, composta por John Lennon. A letra foi escrita durante a famosa lua-de-mel de John e Yoko. A imprensa foi convidada para uma entrevista com os dois deitados na cama debaixo dos lençóis, e Renard, então com 16 anos, conseguiu entrar, juntamente com a imprensa no quarto. Durante a coletiva, John Lennon deu a ela o manuscrito da letra da canção. O leilão será no dia 10 de junho, na Christie’s, e estima-se que o valor do pedaço de papel chegue a 500 mil dólares.
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Albert Hammond Jr., guitarrista do The Strokes lançará o seu segundo álbum solo “Cómo Te Lama?”, no início de julho. O disco foi gravado em cinco semanas, em Londres. Sean Lennon participa, no piano, da faixa “Pooky Couch”. Hammond Jr. sairá em turnê para divulgar o novo trabalho durante o verão do hemisfério norte.
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Madonna fez um show gratuito no Roseland Ballroom, em Nova York para marcar o lançamento de “Hard Candy”. O público, que ficou até 60 horas na fila, ouviu, em primeira mão, as versões ao vivo das novas “Miles Away” e “Give It To Me”. Justin Timberlake fez uma participação espacial em “4 Minutes”. O show, que durou 30 minutos, foi encerrado com os sucessos “Hung Up” e “Music”. A cantora sairá em turnê este ano, mas as datas ainda não foram divulgadas.