26 de out de 2010

Milton Nascimento, Belchior, Magrão, Rogério Duprat, George Michael, Scissor Sisters, Velvet Revolver, Motörhead, Kanye West, Kings Of Leon

Para quem ainda não viu, o vídeo do Kings Of Leon nesse último Saturday Night Live:



*****

Um vídeo um pouco menor do que o ego de Kanye West...



*****

O Motörhead anunciou os nomes das faixas que farão parte de seu próximo álbum, "The world is yours" (capa acima), que chega às lojas no dia 13 de dezembro. Produzidas por Cameron Webb, as faixas são as seguintes: "Born to lose", "I know how to die", "Get back in line", "Devils in my head", "Rock n' roll music", "Waiting for the snake", "Brotherhood of man", "Outlaw", "I know what you need" e "Bye bye bitch bye bye".

*****

Após a forte onda de boatos no sentido de que Mike Patton (do Faith No More) assumiria os vocais do Velvet Revolver, o guitarrista Slash tratou de desmenti-los todos em seu Twitter. "Os rumores sobre Mike Patton trabalhando com o VR são, definitivamente, rumores. Mas adoro o estilo do Mike de cantar", escreveu Slash. O vocalista original do Velvet, Scott Weiland, saiu da banda em 2008.

*****

É A CRISE: A banda Scissor Sisters cancelou nove shows que faria na Europa por conta da crise econômica. As apresentações aconteceriam na França, Dinamarca, Suíça, Alemanha, Holanda, Luxemburgo e Itália, entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro. "Tornou-se impossível fazer com que a turnê funcionasse em termos financeiros. Pedimos desculpas sinceras por essa situação chata", declarou a banda através de comunicado oficial. Vale lembrar que o Scissor Sisters tem atuação marcada em São Paulo, na Via Funchal, no dia 22 de novembro.

*****

Adiado por conta de sua recente prisão, a edição especial de "Faith" (capa acima), álbum mais importante da carreira de George Michael, será lançada no dia 31 de janeiro de 2011. O disco, que vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo inteiro desde o seu lançamento, em 1987, ganha uma versão turbinada, com quatro itens: o CD original remasterizado; outro CD com raridades e lados B da época; vinil original remasterizado; e um DVD com os documentários "George Michael & Jonathan Ross have words" e "Music money love Faith", além dos videoclipes de "I want your sex", "Faith", "Father figure", "One more try", "Monkey" e "Kissing A Fool". A relação de faixas do CD de raridades é a seguinte: "Faith", "Fantasy", "Hard day", "I believe when I fall in love", "Kissing a fool", "Love's in need of love today", "Monkey (7" Edit)", "Monkey (A Capella)" e "Monkey (Jam & Lewis Remix)".

*****

A música brasileira, pelo jeito, está em alta hoje aqui no blog. Foi no dia 26 de outubro de 2006, que um dos crânios da Tropicália, partiu dessa pra melhor. Pegue os discos geniais gravados no período tropicalista, seja por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes ou Gal Costa, e você verá algo em comum neles: arranjos de Rogério Duprat. Eu não tenho dúvidas de que se não fosse o dedo do maestro, a Tropicália não teria acontecido. Ex-aluno de aluno de Karlheinz Stockhausen, na Alemanha, Duprat estava absolutamente sintonizado com o que acontecia de novo no mundo. E ele trouxe isso para a música brasileira, ajudando a modernizá-la. Pegue qualquer disco gravado no período tropicalista e coloque para rodar. Você chegará à conclusão de que ele poderia ter sido gravado hoje. Tudo por causa de Duprat, que ainda lançou um álbum solo magnífico, "A banda tropicalista do Duprat" (1968), que ganhou edição em CD faz pouco tempo. A versão abaixo de "Chega de saudade" está nesse disco. Duvido que você tenha ouvido algo tão deboxado quanto...



*****

Nossa, hoje o negócio está bom mesmo. Agora é hora de falar um pouco de rock brasileiro. Sérgio Magrão, baixista do 14 Bis, e ex-integrante d'O Terço, sopra 60 velinhas hoje. Compositor bissexto, Magrão escreveu, pelo menos, uma canção imortal da MPB: "Caçador de mim", em parceria com Luis Carlos Sá. A música acabou estourando na voz de Milton Nascimento (outro aniversariante do dia) e da dupla Sá & Guarabyra.



*****

De um monstro da MPB para outro. Hoje também é dia de falar de Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, ou simplesmente Belchior, que está fazendo 64 anos. Acho que a estranheza de Belchior é diretamente proporcional à sua genialidade. Ao mesmo tempo em que desaparece sem dar notícias, Belchior é capaz de esculpir pedras preciosas em foma de músicas como "Medo de avião", "Apenas um rapaz latino americano", "Velha roupa colorida", "Como nossos pais", entre outras. Abaixo, uma versão bacana que encontrei de "A palo seco", junto com a galera do Los Hermanos.



*****

Opa! Bom dia, pessoal! Como estamos, hein? Adoro começar o dia homenageando quem é especial de verdade. Hoje é um dia desses, porque começo falando de Milton Nascimento, o grande Bituca, que faz 68 anos hoje. Dono de uma das obras mais coesas da nossa música popular, Milton gravou discos emblemáticos como "Clube da esquina" (1972) e "Minas" (1975). Os seus shows também não ficam atrás. No meu top 5 de todos os tempos, incluo, sem dúvidas, o magnífico "Tambores de Minas", no final dos anos 90. Nos próximos dias, Bituca vai lançar o seu novo álbum, "...E a gente sonhando". Já estou na ansiedade.